A Tal da Bitcoin

A Tal da Bitcoin


A tal da Bitcoin... Moeda (dinheiro) sem controle, sem a referência de quem a está emitindo é bastante inspirador, mas absolutamente um "nonsense".

Lembre que o valor dela é percebido apenas quando confrontado com outras moedas as quais possuem emissor e referências (se as referências forem boas essa moeda é valorizada frente as demais).

Ainda temos as moedas locais que servem apenas para uma comunidade ou até temporárias que só valem durante a ocorrência de determinado evento (de novo, estas têm uma paridade com alguma moeda controlada e um controle para a emissão delas).

Ativos, como o ouro por exemplo, possuem um valor intrínseco e utilitário. Ouro se usa, entre outras coisas para produzir joias e Smartphone.

O Iene, como exemplo, varia em função do desempenho do seu país emissor o que pode gerar mais demanda e consequente valorização, mas está intrinsecamente ligada a produtividade do Japão. Isso não ocorre com a Bitcoin.

As ações (stock) estão relacionadas a capacidade de geração de riqueza futura das empresas. Ainda que haja especulação nessa valoração, sempre haverá a possibilidade de olhar o valuation da empresa para saber, por exemplo, se a ação está com custo alto ou não. Isso é um valor intrínseco que Bitcoin não possui.

Posso estar imitando Ken Oslen da Digital que disse não haver razão para que pessoas tenham computadores em casa, mas ainda assim, mantenho minha percepção para o futuro: "a Bitcoin é um nonsense".

Mas espero muito que a blockchain possa mediar fluxos de ativos (dinheiro, ações,...) e documentos (identidade, passaporte, garantia de posse,...).

Para mim há uma disrupção saudável quanto ao meio de se trafegar o dinheiro (sem Bancos, Uhuu!), mas o não controle a torna algo extremamente especulativo e, como disse, um completo "nonsense".

A adoção deste tipo de moeda por Bancos Centrais de países, isso sim seria uma TRANSFORMAÇÃO SEM TAMANHO (Xô, banco para guardar dinheiro!). Seria algo similar ao filme "O Preço do Amanhã" sem a baboseira da imortalidade.

Outro aspecto muito interessante se trata do mecanismo de controle, Blockchain, um procedimento de segurança que já deveria estar sendo implementado pois deve implicar, em certa medida, no fim de "papeladas e Cartórios (Uhuu!).

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos