TALENTOS & SATISFAÇÃO
PERDER TALENTOS...
Tenho lido bastante sobre a perda de talentos das empresas. É um assunto Complexo, contudo, se estivermos preparados a "vida se torna mais fácil".
Quero exemplificar com situações que vivi na minha própria pele.
Tive alguns exemplos de profissionais, subordinados à mim, que me procuraram e me disseram: "Rubens, a empresa X ou o Departamento Y me procuraram com uma oferta. Aparentemente parece um upgrade na carreira, mas o clima de trabalho aqui, os desafios diários, são todos muito bons. O que você me sugere"?
Bem... com o tempo aprendemos a dar estas respostas, e aprendemos que o "egoísmo" não pode fazer parte de nossa vida, nem da deles e nem mesmo das organizações. E ao menos nos meus casos sempre foram pessoas que eu não queria "perder". Tanto pelo profissionalismo e dedicação quanto pela amizade e vínculos criados com o tempo.
Minha resposta era: "Meu amigo, ou Fulano, você tem que pensar em algumas coisas, como seu futuro, família e carreira. Mas acima de duto, deve pensar em VOCÊ"!
Nestes exemplos, garanto a todos, e tenho os nomes (não foram poucos). Todos os profissionais decolaram em suas carreiras! E posso também garantir, mesmo tendo "perdido" a maioria, a satisfação como profissional e gestor, foi Imensa!
Nos depoimentos dados à mim no meu perfil existem alguns ótimos exemplos. Mais da metade deles foram meus "subordinados" (não gosto desta palavra... rs).
O tema é e sempre vai ser controverso, mas uma coisa é certeza para o Rubens Camargo: Ver seus "subordinados" decolando, é uma sensação que... Ual! A satisfação de ver quem se desenvolveu e que teve uma "mãozinha" sua... indescritível!
Mas nem tudo são flores, em nenhum lugar. Já recebi apenas o que podemos chamar de "Comunicados" de alguns outros e graças a Deus poucos!
É terrível, mas nunca teremos o controle de tudo, não é? Mesmo nestas ocasiões tentei ir além e mostrar uma nova perspectiva.
Gestão... Palavra na moda, e sempre será! Pratique, Sem Moderação!!!
Abraços e Sucesso,
Rubens Camargo