TAP Air Portugal retoma voos para Porto Alegre em abril de 2025

TAP Air Portugal retoma voos para Porto Alegre em abril de 2025

A TAP Air Portugal anunciou que retomará os voos para a cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, em abril de 2025. A companhia portuguesa suspendeu os voos para a capital gaúcha em maio deste ano, devido às grandes inundações registadas naquele estado brasileiro e que afetaram o aeroporto local, alagando o piso do rés-do-chão (térreo) e submergindo a pista de aterragem.

Em comunicado, a TAP detalha que os voos entre Lisboa e Porto Alegre vão realizar-se três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, com partida da capital portuguesa às 13h05 e chegada a Porto Alegre às 20h25 (horas locais). Com uma duração total de 11h20, este é um dos voos mais longos da rede de destinos TAP.

No sentido contrário, o voo da TAP parte da capital do estado do Rio Grande do Sul às 21h55, chegando ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às 12h45.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, foi encerrado em 3 de maio passado, devido ao estado de calamidade declarado pelas autoridades, na sequência das chuvas que provocaram grandes inundações no estado do Rio Grande do Sul, e que afetaram fortemente a infraestrutura aeroportuária.

Com a retoma da oferta de voos diretos entre a capital mais a sul do Brasil e a Europa, a TAP destaca cumprir “o compromisso que assumiu na data em que foi forçada a suspender esta ligação”.

A TAP Air Portugal apresenta-se como “a companhia aérea que mais voa entre a Europa e o Brasil”, com quase 100 voos por semana, aterrando e descolando de 13 cidades capitais do Brasil.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar a cidade do Porto, no norte de Portugal, a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Aeroporto Internacional Salgado Filho totalmente operacional a partir de hoje

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, está totalmente operacional a partir desta segunda-feira, dia 16 de dezembro.

Segundo a Fraport Brasil, empresa concessionária da infraestrutura, a operação é retomada sem interrupções ou limitações, com um horário de 24 horas. Nas obras feitas até agora, depois das trágicas inundações que abalaram o estado, a empresa já gastou 550 milhões de reais (cerca de 78,8 milhões de euros ao câmbio de referência atual).

A pista está agora reaberta em toda a sua extensão – em outubro passado tinha sido disponibilizada apenas 1.730 metros, que permitia operações domésticas.

Serão adicionadas duas novas rotas nacionais – para Recife e Salvador da Bahia – somando agora uma rede ativa de 13 rotas para cidades capitais do Brasil. A Fraport espera que em breve sejam retomadas outras rotas interrompidas em maio passado, que na data das inundações eram 22 na rede doméstica e seis na rede internacional.

No próximo dia 19 voltará ao Rio Grande do Sul a Copa Airlines que retomará assim o voo direto da Cidade do Panamá. No primeiro trimestre de 2025 estão previstos os retornos dos voos de Lima (Peru) a 2 de janeiro; de Santiago do Chile (3 de janeiro); e Buenos Aires (Argentina) a 1 de março.

O voo da TAP Lisboa-Porto Alegre-Lisboa, é a única conexão regular transoceânica, a ligar a Europa ao Rio Grande do Sul, reabre em abril de 2025, como acima se refere.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos