TAVI por acesso transcarotídeo | Procedimento inovador no tratamento da estenose aórtica grave

TAVI por acesso transcarotídeo | Procedimento inovador no tratamento da estenose aórtica grave

A equipe de cardiologia do Instituto Orizonti realizou, em dezembro de 2021, o Implante Transcateter de Valva Aórtica (TAVI) por acesso transcarotídeo. O procedimento, até então inédito em Belo Horizonte, consiste na realização do implante através de artérias carótidas (localizadas no pescoço), responsáveis por levar sangue e oxigênio ao cérebro.

Nesse caso, a paciente apresentava um alto risco para cirurgia convencional e, após avaliação, verificou-se que também não era seguro realizar o implante via artéria femoral (região da virilha) ou artéria axilar, usualmente utilizadas para esse procedimento. Por isso, após planejamento – com estudo da circulação do sistema carotídeo, vertebral e do polígono de Willis – a equipe intervencionista realizou o implante da prótese pela artéria carótida.

O procedimento foi realizado com a paciente em posição invertida, muito diferente do habitual, e contou com o envolvimento da equipe de enfermagem sob a supervisão da enfermeira Fabiana Chagas, junto com o Dr Ricardo Wang, para planejamento da sala e insumos necessários.

A cirurgia se mostrou um sucesso e a paciente recebeu alta hospitalar cinco dias após o procedimento. A realização deste tipo de procedimento com êxito, traz para Belo Horizonte a possibilidade de tratamento para casos graves onde a TAVI femoral ou de artéria axilar não são recomendadas.

Estiveram envolvidos no estudo do caso os médicos, Dr. Fernando Carvalho Neuenschwander coordenador da cardiologia, Dr. William Esteves e Dr. Pedro Tristão e do departamento de valvuloplastia do Orizonti e os intervencionistas Dr. Ricardo Wang e Dr. Renato Rabelo.  

Sobre a estenose aórtica grave

A estenose aórtica grave é uma doença degenerativa e corresponde ao estreitamento da valva aórtica, devido a calcificação dos folhetos, o que reduz o fluxo do sangue bombeado para o corpo. A estenose causa dores no peito, tontura e dispneia, entre outros sintomas. Mais comumente encontrada em pacientes idosos, acima dos 70 anos, a doença pode ser tratada de quatro formas: tratamento com medicamentos, cirurgia convencional, cirurgia minimamente invasiva e Implante Transcateter de Valva Aórtica (TAVI).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Dilene Aparecida Rodrigues

Docente do Curso Técnico de Enfermagem | Supervisora e Coordenadora do Bloco Cirúrgico | Presidente da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas | Enfermeira Consultora Técnica

2 a

Quero participar desse equipe..mando currículo ninguem me chama

Fabiana Chagas

Enfermeira Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica

3 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Hospital Orizonti

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos