A taxa de renovação do ar em ambientes industriais com ventilação natural
Os ambientes industriais estão sujeitos a uma série de poluentes e substâncias que degradam a qualidade do ar. É fundamental possuir um sistema de renovação do ar eficiente. Além de assegurar a qualidade do ar local, a renovação do ar proporciona conforto térmico e impacta a produtividade.
A ventilação natural é uma das formas mais eficientes de renovar o ar em ambientes industriais. Vamos falar um pouco sobre como essa técnica contribui para a renovação do ar e melhoria do ambiente interno.
O que é a taxa de renovação do ar?
A taxa de renovação do ar é dada pela fórmula:
T = Q/V
Q é a vazão em metros cúbicos por segundo, V o volume em metros cúbicos e T a taxa de renovação do ar. Em outras palavras, a taxa de renovação do ar está associada ao número de vezes que um determinado volume de ar é totalmente trocado em um dado intervalo de tempo.
Essa taxa é indicada em trocas/hora, ou seja, o número de vezes que o volume de ar de um ambiente é inteiramente trocado a cada hora. Esse é o parâmetro mais importante para calcular as aberturas necessárias para manter o conforto térmico e a qualidade do ar em ambientes internos.
Recomendações para os ambientes industriais
A taxa de renovação do ar e a qualidade da atmosfera interna são fatores cada vez mais pesquisados devido à sua importância para o bem-estar dos colaboradores e seu impacto na produtividade.
Enaira Hoffman por exemplo, apresenta simulações numéricas para determinar a configuração ótima de um sistema de ventilação natural. O objetivo, tanto nesse como em outros estudos similares, é maximizar o conforto térmico e a qualidade do ar.
Os impactos da qualidade do ar ambiente na produtividade também tem sido extensivamente pesquisado, com a maior parte dos artigos apontando que ambientes com pouca qualidade térmica tendem a prejudicar o trabalho e o bem-estar dos trabalhadores. A Agência Europeia do Meio Ambiente, por exemplo, possui centros específicos para divulgar e estudar a qualidade do ar em recintos fechados e seus impactos nas pessoas.
Além da literatura especializada, o Código de Obras do Município – conjunto de leis e normas que controlam e fiscalizam a construção civil em âmbito municipal – também é uma fonte fundamental para o dimensionamento correto de projetos de ventilação.
O código de obras estabelece aberturas mínimas para construções residenciais, comerciais e industriais, a fim de assegurar a ventilação mínima. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Código de Obras determina uma abertura mínima de ⅙ da área total do piso em salas comerciais.
Por todos esses fatores, a taxa de renovação do ar já não é mais apenas um parâmetro adicional de conforto, mas sim um importante aspecto do projeto arquitetônico e das instalações industriais e comerciais em geral.
A renovação do ar pela ventilação natural
A renovação do ar pela ventilação natural é a opção mais sustentável do ponto de vista energético e do investimento financeiro. A instalação de lanternins e venezianas bem dimensionadas e que maximizam o uso das correntes de convecção e o efeito venturi proporcionam a taxa de renovação do ar ótima e ainda diminui gastos adicionais com sistemas de ar condicionado.
Em alguns casos, como atmosferas com grande densidade de partículas ou presença de processos químicos específicos, a ventilação forçada é necessária. No entanto, quando o objetivo é a manutenção do conforto térmico e qualidade do ar em ambientes sem esses fatores de risco, a ventilação natural e seu projeto pela taxa de renovação do ar é a opção mais sustentável.
A circulação de ar e o conforto térmico
O dimensionamento correto das aberturas para ventilação natural tem por objetivo fornecer área suficiente para a troca de ar na taxa adequada aos trabalhadores locais e para garantir o conforto térmico.
A temperatura interna é um ponto de especial atenção por ter ligação direta com gastos com ar-condicionado e ventilação forçada em geral. Além disso, é preciso destacar também o efeito na qualidade do ar que sistemas de ar condicionado podem gerar.
Embora sistemas de refrigeração modernos possuam filtros eficientes, o ar fica mais seco e a manutenção e limpeza inadequada (que acontece na maioria das vezes) introduz partículas de poeira e sujeira que propiciam o surgimento de problemas respiratórios nos trabalhadores.
A circulação do ar por meio de aberturas corretamente dimensionadas proporciona uma taxa de renovação suficiente para manter o conforto térmico(trocar ar quente por ar fresco do ambiente externo) e garante a exaustão de gases e poeira.
O Grupo MB possui Lanternins e venezianas industriais próprias para ventilação natural. O material de qualidade e projeto aerodinâmico garantem o fluxo contínuo e taxa de renovação do ar adequada para cada ambiente. Os projetos são feitos especificamente para cada indústria, atendendo às particularidades locais.
Entre em contato e conheça mais sobre os projetos do Grupo MB.