TAXA FIXA E TAXA VARIÁVEL QUAIS AS DIFERENÇAS?
Nos últimos dias tem sido muito comentado o aumento da taxa de referência, para os empréstimos de crédito habitação, a EURIBOR e o impacto que isso vai ter nas prestações de quem tem um empréstimo.
É por isso que esta semana escrevo sobre aquilo que eu considero as 3 grandes diferenças que existem entre Taxa Fixa e taxa Variável.
O meu nome é Nuno Morais Cardoso e sou agente imobiliário, e produzo artigos com conteúdo único todas as semanas.
Se tem interesse no mercado imobiliário, na sua evolução, se quer saber mais, ou receber regularmente dicas sobre compra e venda de imóveis, então deve subscrever o meu canal de youtube agora.
O objetivo deste artigo não é recomendar a taxa fixa ou variável, mas simplesmente apontar aquelas, que na minha opinião, são as diferenças entre estes 2 tipos de taxa.
Para obter conselhos de um especialista nesta matéria, deve consultar um intermediário de crédito certificado, ou o seu gestor de conta diretamente no seu banco.
Começo por explicar 2 palavrões:
EURIBOR (Euro Interbank Offered Rate)
É uma taxa de referência e que resulta da média das taxas de juro dos empréstimos feitos entre bancos da zona Euro.
SPREAD
É a margem de lucro que o banco tem com o crédito habitação.
Recomendados pelo LinkedIn
Depois de perceber estes conceitos é mais fácil entender as diferenças entre as taxas.
1. CUSTO: A Taxa variável (spread + Euribor) é normalmente mais barata que a taxa fixa, pois os bancos já têm a sua margem (spread) assegurado, na taxa fixa essa margem vai depender das variações na Euribor e para se assegurarem os banco cobram mais.
2. ESTABILIDADE: A Taxa Fixa é constante por isso mais adequada a quem quer saber sempre com o que conta, já o valor a pagar na taxa variável depende da variação da taxa Euribor, e com a inflação a aumentar é altamente provável que as taxas de juro aumentem.
3. REEMBOLSO: O valor a pagar ao banco em caso de reembolso antecipado também varia. Na taxa variável paga 0,5% de penalização, mas na taxa Fixa essa penalização sobe para 2% sobre o valor de reembolso antecipado.
Espero que o artigo tenha sido do seu agrado.
Estou ao seu dispor para esclarecer estas ou outras questões relacionadas com o mercado imobiliário e claro acompanhar na compra e venda de casa.
Até ao próximo artigo deixo-lhe o convite do costume:
Vamos conversar?
Veja o vídeo e subscreva!!!