TCE e MP querem preço único na compra de medicamentos para os 141 municípios
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, declarou apoio à iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE) de uniformizar a aquisição de medicamentos para os 141 municípios do Estado. Conforme a proposta apresentada ao presidente do TCE-MT nesta sexta-feira (24.02) pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, que assume o cargo agora em março, a aquisição seria feita por meio de ata única de registro de preços. Curvo explicou que um dos objetivos da proposta é garantir economia na compra dos remédios utilizados e distribuídos pela rede pública de saúde, além de evitar o desabastecimento nas unidades. Em visitas feitas ao interior, o procurador disse ter constatado que municípios pequenos não conseguem preços competitivos na aquisição dos remédios, principalmente pela falta de interesse das distribuidoras na venda de pequenas quantidades, problema que seria solucionado com a uniformização.
Não há como precisar o valor dessa economia, que ao final seria revertida em investimento nos hospitais regionais, mas o procurador-geral citou que apenas em Ipiranga do Norte, que aderiu a uma ata de preço de outro comprador de medicamentos, a economia foi de quase 40%. A proposta sugere também disponibilizar o Centro de Distribuição de Medicamentos de Cuiabá, localizado no Distrito Industrial, para atender a todo o Estado. A distribuição para os municípios seria feita por uma empresa de logística, contratada para esse fim.
fonte: http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/show/sid/73/cid/43901/t/TCE+e+MP+querem+pre%E7o+%FAnico+na+compra+de+medicamentos+para+os+141+munic%EDpios