TechNews #004: Mundo sem senhas e crise nos EUA
Fonte: Midjourney

TechNews #004: Mundo sem senhas e crise nos EUA

De acordo com um artigo do site The Donut, uma empresa de tecnologia chamada HYPR está desenvolvendo uma tecnologia que pode acabar com a necessidade de senhas. Como isso seria possível? Bem, ao invés de precisar digitar uma combinação de letras, números e símbolos toda vez que quiser acessar sua conta, você simplesmente usaria a biometria, como suas digitais ou reconhecimento facial.

Isso já não é novidade para quem usa smartphones mais modernos, que geralmente já possuem essas tecnologias de reconhecimento biométrico. Mas a ideia da HYPR é levar isso para todos os tipos de dispositivos e plataformas, como computadores, smart TVs e até caixas eletrônicos.

Além de ser mais prático e rápido, essa tecnologia também é mais segura do que as senhas tradicionais. Afinal, uma senha pode ser roubada ou hackeada, mas é muito mais difícil alguém conseguir copiar suas digitais ou seu rosto!

Claro que ainda existem alguns desafios a serem superados antes que essa tecnologia seja amplamente adotada. Por exemplo, será necessário garantir que as informações biométricas dos usuários sejam armazenadas de forma segura e não sejam acessíveis a terceiros mal-intencionados.

De acordo com um artigo do site The Verge, a Google também está trabalhando em uma nova tecnologia de autenticação que pode substituir as senhas tradicionais. A ideia também é que os usuários possam usar seus smartphones como chaves para acessar suas contas, sem precisar digitar uma senha. Isso é possível graças à tecnologia chamada "Google Passkey". Basicamente, você sincroniza seu smartphone com sua conta do Google e, a partir daí, pode acessar seus serviços com apenas um toque ou uma verificação de impressão digital.

Além disso, o Google está incentivando os usuários a adotarem medidas de segurança adicionais, como a autenticação de dois fatores (2FA) e o uso de chaves de segurança FIDO. Essas medidas ajudam a evitar que contas sejam invadidas por hackers que tentam descobrir senhas ou enganar os usuários com phishing.

Para quem não sabe, phishing é uma técnica usada por hackers para obter informações pessoais e financeiras dos usuários. Eles enviam mensagens ou e-mails falsos, que parecem ser de empresas legítimas, pedindo que você digite suas informações de login ou dados bancários. O objetivo é roubar suas informações e cometer fraudes em seu nome.

Com a nova tecnologia do Google, é mais difícil cair em golpes de phishing, já que os hackers não têm acesso às suas chaves de autenticação. Além disso, a autenticação de dois fatores torna mais difícil para eles acessarem sua conta mesmo que tenham descoberto sua senha.

No entanto, é importante lembrar que nenhuma tecnologia é 100% segura. Sempre é importante tomar medidas adicionais para proteger sua conta, como usar senhas fortes, atualizar regularmente seus dispositivos e ficar de olho em atividades suspeitas em suas contas. Mas, no geral, a tecnologia de autenticação do Google é uma boa notícia para quem quer proteger sua privacidade e segurança online. Fiquem de olho para mais novidades sobre essa tecnologia no futuro!

Mais infos sobre isso aqui e aqui.


Crise nos EUA e opinião de Warren Buffet

O setor bancário dos EUA está sendo investigado por práticas questionáveis, como a manipulação de taxas de juros e a venda de produtos financeiros arriscados sem informar adequadamente os clientes sobre os riscos envolvidos.

Essas práticas causaram grandes prejuízos aos clientes e ao sistema financeiro como um todo. Muitas pessoas perderam suas economias e suas casas durante a crise financeira de 2008, que foi causada em grande parte pelas ações imprudentes dos bancos.

Desde então, o governo dos EUA tomou medidas para regulamentar os bancos e prevenir futuras crises. No entanto, muitos ainda argumentam que essas medidas não são suficientes e que os executivos bancários precisam enfrentar consequências mais duras por suas ações.

De acordo com um artigo do jornal The Guardian, Buffett disse que os executivos dos bancos deveriam ser punidos por qualquer comportamento fraudulento ou ilegal. Ele defende que, se os executivos enfrentarem consequências graves por seus erros, eles serão menos propensos a cometer esses erros novamente.

Buffett é um dos mais respeitados investidores do mundo e suas opiniões são levadas a sério por muitos no mundo financeiro. Se mais pessoas adotarem sua visão de que os executivos dos bancos devem enfrentar punições mais duras, isso poderia levar a mudanças significativas na forma como o setor financeiro é regulamentado.

Mas, como sempre, há dois lados da moeda. Alguns argumentam que punições mais duras poderiam inibir a inovação e o empreendedorismo no setor financeiro, o que poderia prejudicar a economia como um todo.

Independentemente de qual lado você esteja, é importante que os bancos sejam regulamentados de forma adequada para proteger os clientes e a economia. A crise financeira de 2008 mostrou os perigos do comportamento imprudente dos bancos e não podemos permitir que isso aconteça novamente.

Veja mais aqui e aqui.



até semana que vem!

Toda semana notícias rápidas para se manter informado/a gastando pouquinho tempo. Inscreva-se para não perder nenhuma edição :)

Para você que ainda não me conhece: prazer, Babi! 👋 Sou UX Designer e programadora, entusiasta do conhecimento e uma curiosa de natureza! Vamos compartilhar conhecimento e informação?

Acompanhe também nas redes:

Behance - LinkedIn - Medium

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos