Tecnologia : Bom quando se utilizada de maneira correta e comedida.

Tecnologia : Bom quando se utilizada de maneira correta e comedida.

Utilizar de maneira correta e comedida as ferramentas tecnológicas como suporte a gestão empresarial, é sem dúvida a melhor maneira entender e projetar os resultados, sejam de processos ou da empresa de maneira mais correta possível, gerando tomada de decisões baseadas em realidade e não no “mais ou menos isso”.

Afim de entendermos os termos “maneira correta e comedida”, refiro –me a realizar a melhor aderência entre a real necessidade e as ferramentas disponíveis, levando em consideração a capacidade empresarial (financeira e governança). Atender os comodismos e vícios empresariais, é muito caro pois irá gerar inúmeras customizações da ferramenta e muitas vezes não expurgará   as deficiências já constituídas.

Percebemos isso claramente empresas que não possuem um software de gestão integrado ou até mesmo possuem, mas utilizam inúmeras planilhas eletrônicas periféricas como forma de complementar a deficiências do sistema ou compondo relatórios para suporte a decisões. Dois pontos são validos comentar sobre isso, apesar de não ser o foco desse artigo:

  1. Essas empresas geralmente acreditam que possuem um resultado ou então um cenário econômico real, mas quando analisado de forma intrínseca, é incorreto é fictício.
  2. Possuem inúmeras pessoas lapidando as dados para transformar em informações e essas esquecem de fazer o que realmente são contratas para fazer.

Mas voltando ao tema, quando  percebem  que realmente precisam de  uma nova plataforma tecnológica, buscam apenas uma  “Marca” e esquecem de verificar  aderência e  maturidade empresarial para uso da plataforma escolhida e o que é mais desastroso,  cai na armadilha do “ Antes eu não tinha, agora eu quero, mas não sei pra que serve, apenas sei que tudo mundo usa”.  Isso é um grande passo para o abismo, pois irá querer tudo de uma só vez e não levou em conta se esta preparada ou se tem tempo suficiente aguardar o todo. Certamente irá  gastar muito dinheiro e o resultado será ruim.

É fundamental escalonar a necessidade, criar aderência e acima de tudo administrar a expectativa.  Isso iremos abortar no próximo artigo  com o tema : Expectativa e Ansiedade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos