Tecnologia de biodigestores Homebiogas é apresentada na Associação Comercial de Caraguatatuba (SP)
A tecnologia sustentável dos biodigestores HomeBiogas foi apresentada na Associação Comercial de Caraguatatuba (SP) em evento que reuniu, na última semana, associados e convidados da casa. Rafael Nogueira Garcia, do Grupo La Salvia – parceiro da Biomovement Ambiental que é, a representante exclusiva da HomeBiogas no Brasil -, falou aos participantes sobre os benefícios ambientais, econômicos e sociais que o equipamento oferece.
São sistemas únicos de geração de energia renovável e de biofertilizante líquido natural, que tem como fonte os resíduos orgânicos alimentares e esterco animal. Esses resíduos passam por um processo microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás - energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece o solo.
Os benefícios são diversos. A biodigestão traz importante contribuição à Economia Circular, evitando que resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, fezes, entre outros) sejam destinados a aterros sanitários– e ainda pior – sejam descartados na natureza ou ainda em lixões, promovendo contaminações, ou superlotando os aterros. Ou seja, o que antes seria descartado, passa a ser um insumo para uma outra cadeia com valor econômico, promovendo benefícios sociais e ambientais como já é previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos desde de 2010.
Recomendados pelo LinkedIn
O ciclo sustentável dos biodigestores também minimiza as emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade da terra para o cultivo além de gerar economia e bem-estar para quem se beneficia do biogás gerado para cozinhar. Trata-se de uma tecnologia autônoma, patenteada, instalada sobre o solo e independente de energia elétrica, que se torna a solução imediata para ambientes onde ainda se cozinha com lenha e/ou carvão vegetal e onde não há coleta de resíduos.
“Os convidados do evento ficaram bem impressionados com o poder de transformação socioambiental que essa tecnologia oferece, sem falar na economia, o que mostra que estamos no caminho certo com nosso trabalho”, conta Rafael Nogueira Garcia.
Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, “poder levar inovação cada vez mais longe, com o apoio de nossos parceiros, é a missão que assumimos com muito orgulho e a qual vem trazendo resultados significativos para o desenvolvimento sustentável”.