Tecnologia e suas tendências para 2023

Tecnologia e suas tendências para 2023

As 10 tecnologias que vão marcar 2023A busca pela sustentabilidade, o metaverso e as superaplicações terão um impacto especial nas empresas, de acordo com a Gartner.

Otimizar, escalar e ser pioneiros são as premissas que a empresa de consultoria Gartner identifica que as tecnologias implementadas pelas empresas devem ter. Para este fim, acredita que existem 10 tendências estratégicas que se destacarão em 2023. “As indústrias serão afetadas pelas expectativas e regulamentos ambientais, sociais e de governação, que se traduzem numa responsabilidade partilhada de implementar tecnologias sustentáveis”, diz David Groombridge. “Cada investimento terá de ser equilibrado pelo seu impacto sobre o ambiente, tendo em mente as gerações futuras.


Estas são as principais tendências observadas pela consultora:


Sustentabilidade


Num inquérito recente, os CEOs relataram que a mudança ambiental e social é agora uma das três principais prioridades dos investidores, depois dos ganhos e receitas. Isto significa que precisam de investir mais em soluções inovadoras para cumprir os seus objetivos de responsabilidade social. Isto requer um novo quadro tecnológico que aumente a eficiência energética e material dos serviços de TI, permita a rastreabilidade, análise, energia renovável e inteligência artificial (IA), e implemente soluções de TI para ajudar os clientes a atingir os seus próprios objetivos.


Metaverso


A analista define o metaverso como um espaço coletivo 3D partilhado, criado pela convergência de uma realidade física e digital virtualmente melhorada. A Gartner acredita que todo o metaverso será independente do dispositivo e não será propriedade de um único fornecedor. Terá uma economia virtual própria, possibilitada pelas moedas digitais e NFT. Até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo utilizarão uma combinação de Web3, realidade aumentada na cloud e gémeos digitais em tais projetos.


Superaplicações


Uma superaplicação combina as características de uma aplicação, uma plataforma e um ecossistema numa única peça de software. Não só tem o seu próprio conjunto de funcionalidades, como também oferece a possibilidade de terceiros desenvolverem e publicarem as suas próprias miniaplicações. Até 2027, mais de 50% da população mundial será utilizadora diária destas soluções.


Inteligência Artificial


Os sistemas adaptativos de IA visam a reciclagem contínua de modelos e a aprendizagem em tempo de execução e ambientes de desenvolvimento com base em novos dados para se adaptarem rapidamente a mudanças nas circunstâncias do mundo real que não foram previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial. Utilizam o feedback em tempo real para alterar dinamicamente a sua aprendizagem e ajustar objetivos.


Sistema Imunitário Digital (DIS)


76% das equipas responsáveis pelos produtos digitais são agora também responsáveis pela geração de receitas. O CIO está à procura de novas práticas e abordagens nas suas equipas que possam adotar para ganhar valor comercial, bem como mitigar o risco e aumentar a satisfação do cliente. Um sistema imunitário digital fornece esse roteiro, uma vez que combina conhecimentos sobre operações, testes automatizados e extremos, resolução de incidentes, engenharia de software dentro das operações de TI e segurança da cadeia de fornecimento de aplicações para aumentar a resiliência e estabilidade dos sistemas.


Observabilidade aplicada


Os dados visíveis ou observáveis refletem todos os ativos digitalizados, tais como registos, vestígios, APIs, tempo de permanência, downloads e transferências de ficheiros… A observabilidade aplicada alimenta estes ativos numa abordagem altamente orquestrada e integrada para acelerar a tomada de decisões.


Gestão de confiança, risco e segurança para a IA


Muitas organizações estão mal preparadas para gerir os riscos da IA. Quarenta e um por cento sofreram uma violação de privacidade ou incidente de segurança IA. No entanto, aqueles que acertaram conseguiram melhores resultados nos seus projetos de IA, uma vez que muitos mais passaram da prova de conceito para a produção.


Plataformas industriais à escala das clouds


Estes oferecem uma combinação de SaaS, Paas e IaaS que fornecem pacotes específicos para apoiar casos de utilização comercial. As empresas podem utilizar as capacidades embaladas das plataformas de cloud como blocos de construção para compor iniciativas empresariais digitais únicas e diferenciadoras.


Engenharia de plataformas


A disciplina de construir e operar plataformas internas de desenvolvimento de autosserviço para a entrega de software e gestão do ciclo de vida. O seu objetivo é otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega do valor do cliente por equipas de produto.


O valor do wireless


Embora nenhuma tecnologia domine por si só, as empresas utilizarão um espectro de soluções sem fios para servir todos os ambientes, desde WiFi no escritório, a serviços para dispositivos móveis, a serviços de baixa potência e até à conectividade via rádio. Até 2025, 60% das empresas utilizarão simultaneamente cinco ou mais tecnologias sem fios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos