A Tecnologia em Recursos Humanos
Embora a tecnologia nunca será capaz de substituir o fator humano em recursos humanos, ele provavelmente assumirá certas funções de aquisição de talentos e equipes de gestão. De acordo com uma pesquisa divulgada nessa semana pelo CareerBuilder. a pesquisa descobriu que 72% dos empregadores esperam que alguns papéis dentro da aquisição de talentos e gerenciamento de capital humano se tornem completamente automatizados nos próximos 10 anos.
A taxa na qual empresas com mais de 250 funcionários estão adotando automação variou consideravelmente. Embora mais estão se voltando para a tecnologia para abordar o desperdício de tempo, mão-de-obra intensiva de aquisição de talentos e tarefas de gestão - que são suscetíveis a erro humano - o estudo descobriu uma proporção significativa aos que continuam a depender de processos manuais. Um terço dos empregadores, 34%, não usa ferramentas tecnológicas para recrutar candidatos, 60% não automatiza as atividades de gestão de capital humano para os funcionários.
O estudo mostra que a maioria da tecnologia é centrada em torno de mensagens, benefícios e compensação, mas há espaço para aumentar a eficiência em uma variedade de funções básicas. Entre os empregadores que automatizam pelo menos uma parte da aquisição e gestão de talentos, aqui estão as percentagens que o fazem para as seguintes áreas:
· Automatização de mensagens de funcionários: 57%
· Definir benefícios aos empregados: 53%
· Análise de antecedentes 47%
· Arquivamento de candidatos: 37%
· Centralizar perfis de candidatos: 31%
· Programação de entrevistas: 30%
· Pesquisar bancos de dados de currículos de terceiros: 29%
· Análises de desempenho: 29%
· Aprendizagem e desenvolvimento de empregados: 28%
· Solicitar feedback dos candidatos de gerentes de contratação: 27%
· Orientação do primeiro dia: 26%
· Compromisso contínuo com candidatos: 21%
· Experiência de carreira personalizada: 20%
· Processo de encaminhamento de empregados: 20%
"Quando as empresas se expandem e agregam mais e mais funcionários, há um certo ponto de inflexão onde as coisas não podem mais ser gerenciadas eficientemente e com precisão à mão", disse Rosemary Haefner, diretora de recursos humanos da CareerBuilder. "Automação precisa ser incorporada, para que a equipe de RH seja livre para se concentrar em estratégias X tarefas, e se concentrar em construir relacionamentos com funcionários e candidatos. À medida que determinadas funções das equipes se tornam mais automatizadas, veremos seus papéis evoluir e se concentrar nos componentes estratégicos, sociais e motivacionais de RH que a tecnologia não pode abordar ".
O inquérito on-line foi realizado nos EUA de 16 de novembro a 01 de dezembro entre 1.010 aquisição de talentos e gestão de profissionais de RH em empresas de todas as indústrias do setor privado. Ele incluiu uma amostra de 719 gerentes e recrutadores de RH em empresas com mais de 250 funcionários.