Tecnologia no Esporte
A era da evolução digital tem revolucionado o nosso modo de comunicar e agir no cotidiano, buscando facilitar cada vez mais a nossa vida, inclusive nas atividades físicas e esportes.
Contudo, com a simplificação das atividades do cotidiano as pessoas passaram a ficar muito mais tempo sentadas em frente aos seus computadores, deitadas vendo televisão, netflix ou celular e consumindo cada vez mais alimentos no estilo fast-foods ou industrializados. Com isso, o sedentarismo vem aumentando cada vez mais, bem como alterando os hábitos de vida e saúde, implicando mais doenças, estresse e mais.
É inegável que a atividade física proporciona uma série de melhorias no nosso organismo, diminuindo a incidência de doenças, aumentando qualidade de vida, melhorando o bem-estar e auto-estima e muito mais. E como a tecnologia pode suprir nossas necessidades?
A tecnologia vem revolucionando cada vez mais a indústria do esporte. No futebol cada vez mais temos falado do VAR, o famoso árbitro de vídeo, da tecnologia da linha do gol, o tira-teima, mas cada vez mais são utilizadas ferramentas para melhorar o desempenho esportivo e tais tecnologias não estão restritas somente ao futebol.
Cada vez mais os treinadores esportivos se preocupam com a análise de desempenho de seus atletas, por meio de filmagens, softwares, monitores cardíacos, smartwatches, apps e muito mais, fornecendo informações, estatísticas individuais e coletivas e recursos em tempo real para aperfeiçoar o treinamento ou tomada de decisões, melhorando a performance individual e coletiva.
Tais informações são tão importantes que cada vez mais são requisitados profissionais especializados para coleta de dados e estatísticas para determinar pontos fracos e fortes dos atletas, contratação de jogadores e muito mais. Sendo assim, essa indústria é responsável pela movimentação bilionária, além de auxiliar na melhoria de desempenho de atletas e equipes.
E como e onde são encontradas essas tecnologias?
- Robótica: estão sendo criados robôs para simular a ação e movimentos de esportes como tênis, golfe, beisebol, possibilitando treinar com tais equipamentos. Até no futebol estão sendo criados máquinas de bola que atiram bolas de diversas formas, variando altura, força e efeito, tudo controlado por um software. Exemplo disso é o TOCA.
- Materiais esportivos: Cada vez mais as roupas e materiais esportivos são confeccionados sob medida para alguns atletas que analisam toda a anatomia e movimentação de tais atletas por meio de scanners 3D para desenhar seus materiais. É o caso das chuteiras dos craques Messi, CR7 e Neymito; das sapatilhas do velocista Bolt; dos maiôs tecnológicos que ajudam a diminuir o tempo na natação e muito mais. As camisas de time são cada vez mais modernas e leves, ao contrário das camisas pesadas de anos atrás, com tecnologia que facilita a transpiração e se moldam melhor ao formato do corpo, mantendo a temperatura corporal e corrigindo a postura. As fabricantes, inclusive, se utilizam da pesquisa visando animais em busca de melhorar o desempenho humano, como é o caso de maiôs desenvolvidos imitando a pele de tubarão.
- Nanotecnologia: Estão sendo criados músculos artificiais que operam em altas temperaturas feitos com nanotubos de carbono
- Tecnologias da informação: os softwares responsáveis pela análise de desempenho e coleta de todas as informações, denominado Big Data Analytics. Tais ferramentas automatizadas de processamento de dados são capazes de lidar com volumes de variáveis que não são possíveis de serem relacionadas integralmente por olhos humanos e são muito utilizadas no basquete, futebol, vôlei, MMA, entre tantos outros esportes.
- Tecnologia ‘comestível’: A NASA já desenvolveu uma “pílula termômetro” para analisar a temperatura corporal e batimentos cardíacos. Chips também estão sendo implantados abaixo da pele para fornecer dados sobre movimentação, temperatura, análise de fadiga e muito mais.
- Smartwatches: Os relógios inteligentes cada vez possuem mais funções e tecnologias para auxiliar nos treinos, controlando distância, calorias, velocidade, frequência cardíaca e muitos mais funções que auxiliam, e muito, nos treinamentos e na análise de resultados.
- Aplicativos: Os apps estão revolucionando a indústria da prática de atividade física, fornecendo dados sobre os treinos, fornecendo guias de treinamento, comparando resultados entre amigos, personalizando e reproduzindo vídeos de exercícios bem como a dinâmica que será executada, programação de treinos, controle de dieta e calorias gastas e muito mais.
O Crossfute acredita que a tecnologia deve ser utilizada em prol dos atletas e da modalidade. Nesse sentido utilizamos a tecnologia ao nosso favor, incentivando a utilização de smartwatches e meios que auxiliem no controle de frequência cardíaca e monitoração de todas as calorias gastas, distância e velocidade percorridas, estimulando os atletas a superarem os desafios e interagirem com os demais praticantes.
Além disso, desenvolvemos um aplicativo próprio que controla o desempenho e evolução dos atletas, bem como realizando toda a comunicação entre atletas e unidades Crossfute, além de executar todo o controle e gestão da unidade. O app Crossfute é responsável pela:
- Administração do CT Crossfute: permitindo ao parceiro monitorar a frequência e performance dos alunos.
- Gestão financeira: O app é responsável por toda a gestão financeira da unidade Crossfute, controlando detalhadamente todos os aspectos e fornecendo relatórios necessários, facilitando enormemente o controle do usuário.
- Registro de treinos e resultados com histórico detalhado, fornecendo dados para acompanhar a evolução do atleta e formular rankings, estimulando a competição saudável entre os atletas.
- Controle de acesso: Os check ins online possibilitam ao atleta reservar sua vaga nas aulas, verificar os exercícios do dia, os profissionais responsáveis por ministrar o treinamento e os seus colegas de treino.
- Gestão de treino: O gerenciamento dos treinos, guia de exercícios e avaliação dos treinamentos executados.
- Comunicação: O app fortalece a interação e relacionamento entre Crossfute e atletas, engajamento o público e gamificando a modalidade.
- Avaliação física: importante controle sobre as necessidades, carências e estado de aptidão física dos praticantes, fornecendo dados para a prescrição do melhor treinamento.
Então o Crossfute busca facilitar a vida das pessoas, fornecendo uma atividade focada em resultado e diversão, utilizando a tecnologia como sua aliada. Melhor que isso, só fazendo!