A tecnologia na gestão dos negócios: Por que implantar um ERP?

A tecnologia na gestão dos negócios: Por que implantar um ERP?

O ERP é uma ferramenta muito poderosa na gestão de uma empresa. De forma geral, ele dá ao gestor uma visão ampla do negócio, fornecendo dados importantes tanto nas operações do dia a dia, quanto para planejamentos futuros. Ele pode fornecer informações valiosas para as tomadas de decisão internas e externas, mas exige que as organizações tenham uma percepção ampliada para traçar novos caminhos.

Quer reduzir custos e dor de cabeça com documentos impressos nos processos de ENGENHARIA, QUALIDADE e PRODUÇÃO? Saiba mais aqui!

Quanto mais complexos são os procedimentos de uma empresa, maior a necessidade da mesma em ter um sistema robusto de gestão, que tenha a condição de atender todas suas demandas internas em uma só plataforma, integrando todas as transações e dando total visibilidade do andamento dos negócios em tempo real. Mesmo sendo esta a visão de muitos gestores, menos da metade dos profissionais de TI no Brasil estão prontos para a evolução tecnológica corporativa, o que acaba travando, na maioria dos casos, o desenvolvimento técnico das organizações.

É neste cenário em que o Fluxis está situado, sendo hoje o ERP mais completo do mercado com foco em Boas Práticas de Fabricação, tendo grandes diferenciais principalmente no que diz respeito à indústria de produtos para saúde.

Embora alguns possam pensar que o investimento é alto, o retorno se dá a médio prazo, quando a empresa se adequa à nova realidade. A agilidade é o resultado mais imediato: com os processos ajustados possibilita-se melhor aproveitamento da equipe e aumento de produção. Assim, há o aumento de vendas e, consequentemente, de faturamento. Da mesma forma, há reflexo positivo em situações mais empíricas, quanto ao desenvolvimento da equipe, delegação de responsabilidades, atendimento às normas de qualidade em sua totalidade, etc, efeitos estes que agregarão valor à empresa e aos seus produtos e/ou serviços.

Para calcular o retorno sobre o investimento (ROI, sigla em inglês) de um sistema ERP, é preciso cacular a receita obtida por meio da redução de custos trabalhistas, o ganho de automatização de estoques e a redução de retrabalho. Grande parte das empresas que adotam um sistema ERP consegue obter o retorno sobre o investimento apenas com redução de custos trabalhistas.

Um sistema completo e integrado é capaz de reduzir drasticamente os erros humanos e o trabalho operacional advindos da "papelada", simplesmente quando ele recebe essa responsabilidade, ou seja, a partir do momento em que os processos e procedimentos são ditados pelo software eles não podem mais ser burlados, garantindo a eficácia e eficiência das atividades, otimizando tempo e melhorando a qualidade.

Quer saber como fazer tudo isso e muito mais em uma só plataforma? Veja essas e outras respostas aqui.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos