Tem tudo para dar certo: tempo para planejar...
Através dos investimentos diretos é que podemos apreciar uma retomada para os negócios com consequente melhora da economia. Uma combinação de grande liquidez no mundo, preços módicos e taxas atrativas no Brasil, em um ambiente político e regulatório propício, devem gerar um clima favorável para levar o país a um ciclo de crescimento interessante. Ajuste fiscal, investimento em infraestrutura e mobilização do setor externo são realmente os verdadeiros pilares de uma recuperação sustentável.
Qual é a razão disso?
São várias as explicações possíveis. Desta vez a recessão foi mais prolongada do que nos ciclos anteriores, o desemprego caiu mais do que antes, o endividamento das empresas e das famílias foi bem mais acentuado e a desalavancagem levará mais tempo.
Menos palavras e mais ações ?
Existe uma falta de confiança porque existiram atitudes que cruzaram a linha da ética e exemplos estão no mundo todo, não só no Brasil. Temos que tomar a responsabilidade disso, mesmo que você não tenha feito nada ou a sua empresa não tenha cometido nenhum desses deslizes, ou até se no seu setor de atuação não tenha havido esse tipo de coisa, é assumir que sim, coisas erradas aconteceram e que nós queremos seguir por um caminho de retidão.
A segunda parte é pensar o que motiva a sua empresa. Os negócios podem ser uma força para o bem, mostrando que é mais do que apenas lucro. As pessoas precisam acreditar que melhorar a vida dos clientes, dos empregados e da comunidade é o que faz toda a diferença. Então, precisamos fazer algo substancial que torne isto uma realidade.
Como planejar?
Um plano completo e bem elaborado talvez seja a melhor ferramenta com que se pode contar para atingir as metas de longo prazo e possibilita:
• Tomar as decisões cruciais que maximizem os recursos
• Compreender os aspectos financeiros
• Coletar informações indispensáveis sobre o ramo
• Prever e evitar obstáculos que sua empresa possa provavelmente encontrar
• Adotar metas específicas e medidas de avaliação ao longo do tempo
• Expandir-se em novas direções que proporcionem lucratividade crescente
No que investir para suportar uma expansão futura?
Os investimentos, através de seus estudos e projetos, nos dão uma série de dicas:
• Buscar pontos de vista objetivos de quem está de fora
• Não ter medo de restringir os recursos
• Analisar oportunidades para redefinir o problema
• Gerenciar as impressões
E como fica o empreendedor nessa história?
Empreender requer o desenvolvimento de três pilares. Um deles é o preparo interno, com estímulo do comportamento, que inclui autoconfiança e liderança. O segundo é aprender métodos para inovar e criar novos negócios, seja desenvolvendo novas empresas ou novos planos de negócios para empresas existentes. E, por fim, saber relacionar-se com o mercado.
Vladimir Ferreira da Cunha
F: (11) 99194-3757
E: vcunha.vc@gmail.com