Temos muitos talentos adormecidos, qual é o seu?
O dito popular de que o melhor do Brasil é o brasileiro muitas vezes não é levado a sério. Mas quando viajamos pelo mundo nos damos conta de que ser brasileiro é sinônimo de gente boa, simpatia e generosidade. Onde você menos espera tem um brasileiro simpático.
Em 2007, tinha acabo de chegar na Saatchi&Saatchi NY, eu estava na minha sala falando ao telefone com o meu time no México, a porta estava aberta e quando eu termino vejo um senhor sentado numa cadeira com uma caixa de engraxate e ele me saúda em espanhol mas notei logo que tinha sotaque, e aí perguntei: é brasileiro?
Carioca esperto, 47 anos de praia, Vascaíno de Laranjeiras que há 18 anos engraxava e consertava sapatos dentro da agência. Ele tinha até salinha um pouco apertada, mas tinha telefone, mesa e cadeira. Digamos que era um executivo dos calçados, praticamente um patrimônio da agência. O “cara” conhecia todo mundo, do presidente ao porteiro e há 18 anos no mesmo lugar o “cara” entendia de calçados. No dia seguinte estava ele lá de novo do lado de fora da minha sala e começamos conversar. Logo já foi super prestativo, te ajudo na mudança e no que precisar. Pode me ajudar a comprar um celular?
“Vambora"! Na hora do almoço saímos num calor africano para encontrar uma loja para comprar o celular. Lembrando que uns dois dias antes a Apple tinha acabado de lançar o Iphone 1 mas eu ainda estava na era do Blacberry. Enquanto caminhávamos fui conhecendo este carioca que já foi da marinha mas nem engraxar sua própria botina sabia fazer, porém nos EUA ele engraxava, consertava, pintava, limpava, ajeitava, o que viesse ele encarava. Saiu do Brasil há 18 atrás das filhas que porque a ex-mulher havia se mudado para Miami e foi ficando até chegar a NYC. Seu segredo era a simpatia e generosidade, simples assim. Ele descobriu e desenvolveu um novo talento.
Os sapatos que ele nunca soube engraxar o ajudou a construir sua vida nos EUA e no Brasil pois com o que ele ganhava conseguia fazer um patrimônio na sua terra natal, nos tempos gloriosos do sonho americano. Paulo descobriu que um talento adormecido e com muito trabalho fez seu império na América.
Todos nós temos talentos adormecidos que não incentivamos durante nossa vida profissional (ou nem nos damos conta que temos estes talentos). Às vezes é preciso um empurrão para que aflore novas competências e skills. Quem sabe este talento que às vezes nem nos damos conta que temos pode ser a chave para um futuro ainda mais amplo, feliz e construtivo?
Descubra seus talentos adormecidos, exercite sua criatividade, no máximo você descobre que é bom na cozinha.
Gerente de Comissários Voo /Especialista | Fundação Dom Cabral
3 aClaudia Fernandes muito bem narrado e Super oportuno teu texto. Precisamos sempre nos redescobrir e assim teremos sempre incentivos que a nos motivar Bjs
Top Voice | Desenvolva a sua Marca Pessoal com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | Talent as a Service | OpenTal
3 aClaudia, gosto de trabalhar essa descoberta de talentos e do prazer que sentimos quando fazemos algo novo. Melhor ainda, quando fazemos bem! Como vc disse, ainda há muito para aprendermos!
Descobri vários talentos adormecidos na pandemia e um deles foi realmente cozinhar! Ótima reflexão Clau!
Consultor Sênior | Conselho Consultivo | Transformação de Resultados | Excelência Operacional | Lean & TPM | Diretor Industrial |
3 aMuito bem colocado Claudia Fernandes. Muita empatia e incentivo de sua parte.