Tempo e Propósito: critérios que moldam nossa vida
Quais critérios dedicar à sua vida?
Como ser feliz na sua profissão?
Estamos suprindo as necessidades das relações com a família e os colegas de trabalho? Podemos plantar uma semente de contribuição para a sociedade?
E o seu autocuidado? Está sendo praticado?
Para todas estas indagações supracitadas, se quisermos colocar em prática parte dessas ações ou em sua totalidade, necessitamos da disponibilidade do TEMPO.
Como tem aproveitado o seu tempo?
Bem...É uma tarefa difícil administrá-lo, mas é possível quando se tem um PROPÓSITO.
A GESTÃO DO TEMPO é de suma importância, pois, quando mal realizada, provoca o desperdício de energia, de aproveitamento, de aprendizado, de dinheiro, de prevenção, dedicação, construção ...
Enfim, como queríamos que o tempo parasse em tantos momentos importantes e cruciais. Mas infelizmente isso não é possível!
Por isso, a questão tão relevante: Quais critérios utilizar para gerenciar o tempo da sua vida?
É a relação com esse “amigo” que nos faz correr em busca de escolhas. Escolhas que darão ou não sentido a sua preciosa VIDA.
Quanto à questão: Como ser feliz em sua profissão?
Nós, seres humanos, gostamos de desafios, de reconhecimentos, de novos aprendizados ...
Olhe para sua vida hoje e se pergunte:
Você tem sido desafiado? Reconhecido? Tem participado de novos cursos e projetos em seu ambiente de trabalho?
São muito importantes estes questionamentos, pois servem para nos motivar no âmbito profissional.
Remuneração é importante?
Claro! Precisamos estar em paz com nossos compromissos e com um dinheiro extra para o lazer, para os cuidados com a saúde... Afinal, precisamos estar hígidos para cumprir a nossa missão todos os dias.
Cargo faz a diferença?
Depende do seu propósito. O que importa mesmo é como está seu grau de satisfação em contribuir com o negócio, a sua disponibilidade em assumir responsabilidades, o seu amadurecimento em reconhecer que está pronto para as atribuições que lhes serão dadas, o seu comprometimento em se disponibilizar a colaborar com pessoas e processos. Isso faz sentido para você?
Recomendados pelo LinkedIn
Reconhecimento. Seus Valores estão em sintonia com a empresa da qual faz parte?
Sua ética e integridade se comunicam com a prática estabelecida do negócio? Ou muitas vezes a sua dedicação, tempo empenhado, estudo para implementação daquele projeto
que acredita não tem valia para a sua gestão ou para o que a empresa quer como resultado?
São indagações necessárias para cumprirmos com o que realmente importa e faz sentido para nós e, assim, não nos depararmos com o sentimento de frustração e com desempenhos insatisfatórios.
Para que a organização toque a sua missão, é preciso profissionais que tenham a mesma visão do que foi pré-estabelecido pela instituição. E para isso, é necessário pessoas que pensem muitas vezes como os dirigentes pensam; e não como a gente é, pensa ou quer ser.
Para a instituição alcançar os objetivos traçados, trata-se de uma responsabilidade da própria pelo planejamento estratégico estabelecido pela alta gestão.
A nós, cabe, mais do que nunca, compreender onde queremos estar, participar, chegar e contribuir… Isso podemos escolher!
É justamente o sentimento de evolução, de reconhecimento pelas conquistas realizadas e iniciativas positivas e o processo de ajudar e desenvolver pessoas que nos possibilitam uma sensação de bem-estar, de autoestima elevada, de dever cumprido... E tudo isso nos move a ser melhores com a gente e com o próximo.
Gerenciando a si mesmo
Trago aqui alguns pontos a serem revistos por quem deseja alcançar essa sensação de plenitude, conforme o artigo “Que critérios pautarão sua vida?”, de Clayton M. Christensen, do livro Gerenciando a si mesmo: Artigos fundamentais da Harvard Business Review sobre como administrar a própria carreira:
Por fim, deixo este conselho colhido na referida obra:
“Não fique pensando enquanto destaque pessoal você obteve; pense nos indivíduos a quem ajudou a se tornarem pessoas melhores”.
MANUELA VALENÇA
Há 19 anos, atua no setor de Saúde, tendo 16 anos de experiência em cargos de gestão e liderança em setores de auditoria de contas médicas, faturamento e hemodinâmica.
Ao longo dos anos, descobri que o grande segredo para ser uma liderança eficiente está no equilíbrio de nossas ações pessoais e profissionais.
Por aqui, compartilho meus aprendizados colhidos na vivência do dia-a-dia gerindo pessoas e nos estudos e pesquisas que tenho feito sobre o assunto.
Espero que minhas reflexões possam realmente contribuir com sua carreira e com sua vida como um todo.
Ficarei muito feliz em ouvir suas impressões nos comentários!