Tempos Modernos
Vou falar de um assunto que hoje é mais importante do que o próprio amor, otimismo e brilho nos olhos!!!
E quando falo isso é algo que vai além de diplomas em faculdades/universidades conceituadas. Não que a graduação não seja importante, mas tive uma experiência com uma gerente que tive no passado, ao abrirmos uma vaga para estagiário e recebermos alguns currículos do RH, após dar uma breve olhada nos mesmos, me falou com o maior desprezo do mundo “nossa mas Uninove, Unip? Não tem como e falar para selecionar alguns currículos pelo menos da Mackenzie?”
Achei desprezível aquela colocação, falei educadamente que para a vaga que estávamos trabalhando achava bastante válido os perfis, enfim.
Bom tudo isso para dizer que você pode ter vários títulos, cursos, ter morado fora, falar várias línguas (o que hoje me parece ser mais importante do que a própria pessoa e sua competência), afinal a vaga é aberta e com ela vem todas as exigências, inclusive se você não conhecer o sistema que a empresa opera, você deixa de ser contratado, como se não fosse capaz de aprender.
Você tem de ter diplomas, certificações, qualificações e na maioria das vezes por uma oferta de salário não tão atrativa e sem benefícios que justifique tantas exigências!!!
Parece ironia, mas é a mais pura verdade, hoje vejo vagas que exigem tantos títulos, experiências e por um salário que se fosse por ele, o profissional não conseguiria arcar com todos os cursos exigidos para aquela posição, sem mencionar um ponto bem interessante, a empresa busca pelo profissional que venha pronto, cheio de cursos, títulos e exigências afins, mas essa mesma empresa não investe e capacita seu próprio profissional quando o mesmo faz parte da corporação.
Capacitação é importante, sou a favor de nos atualizarmos e reciclarmos sim, mas antes de todos esses títulos, existe um ser humano com alguns anos de bagagem profissional ou em busca de uma primeira oportunidade que deve acontecer como jovem aprendiz, ou estagiário que talvez não venha da melhor faculdade, por não ter recursos para cursar uma melhor, mas que é de uma tremenda competência, que só precisa lapidar, muitas vezes esse emprego é a única fonte para concluir esses estudos, falo por mim, se eu não trabalhasse desde os meus 15 anos não teria pago minha faculdade, que não leva o título de uma das melhores e nem por isso me sinto inferior ou diferente.
Oportunidades meus caros!!!!
Temos muita gente boa por aí, que precisa e "quer" trabalhar...que tem brilho nos olhos, que ama o que faz, que tem comprometimento e facilidade de aprender!!!
Permitam se surpreender!!!
National Sales Manager | Channel Manager | Sales and Marketing Director | Medical Devices | IVD | chemicals | healthcare | Life Science | Plano estratégico | Reestruturação de canais | Análise de Mercado
6 aadorei Ana! disse tudo.
Gestão Empresarial
6 aNão vou falar por mim, que tive e dei várias oportunidades, mas por um candidato que tem 25 anos, teve a oportunidade de morar e estudar no exterior, fez vários estágios e hoje, formado, não consegue um emprego de engenheiro pois cursou uma faculdade "sem nome". O brilho nos olhos, a paixão por contribuir, só se vê quando o recrutador entende que títulos podem ser comprados, mas determinação não. Parabéns pelo texto.