AS TENDÊNCIAS DE RH E A CULTURA ORGANIZACIONAL
A Era Digital possibilitou uma enxurrada de informações, novidades, possibilidades, mudanças, inovações para a área de Gestão de Pessoas. Frequentemente surgem novos processos, novas metodologias, novas tecnologias vislumbrando a transformação e modernização das rotinas de trabalho. E diante de tantas possibilidades, é preocupante como os profissionais da área de Recursos Humanos assimilam e colocam em prática as ditas “Tendências de RH”.
Perante tantas novidades fica latente o sentimento de ansiedade e afobação por acompanhar e colocar em prática todas as tendências e inovações que ambicionam transformar a área de Gestão de Pessoas, na esperança de enfim conseguir demonstrar uma melhora nos resultados e ganhar o título de “Estratégico”.
Acontece que essa ânsia pelo novo ou pelo status pode te colocar no modo executor, ou seja, você deixa de analisar e examinar se essas novas tendências estratégicas se adequam a sua realidade e a sua cultura organizacional para tentar reproduzir o mesmo resultado alcançado por outras pessoas em outras realidades corporativas.
Perceba que as tendências e novas práticas da área de Recursos Humanos são importantes para a evolução do setor, uma vez que, elas demonstram uma mudança no modo de aplicação dos processos e procedimentos de trabalho e passam a ser um hábito para um número significativo de pessoas, modernizando e aprimorando as tarefas cotidianas.
Deste modo, o crucial nesta reflexão não é te convencer a deixar de consumir o que está disponível neste universo de dados numa simples “googlada”, mas que você compreenda a importância de examinar criticamente cada uma dessas novas tendências de RH, de forma a analisar sua aderência e sua compatibilidade com a cultura organizacional da empresa.
Não seja um aventureiro e saia implantado todas as novidades que surgem no mercado. Estude, analise, planeje e só depois coloque em prática aquelas ações que de fato ocasionarão um melhor resultado para sua realidade de trabalho.
Passos importantes:
- Faça um estudo sobre sua Cultura Organizacional para compreender o que é possível ser aplicado;
- Faça benchmarking, conheça a área de Recursos Humanos de empresas do mesmo segmento de negócio;
- Participe de eventos da área para entender como profissionais de referência pensam sobre temas do setor;
- E se precisar, peça ajuda de um profissional especializado para construir sua estratégia de atuação;
Não tenha receio de ficar para trás ou deixar de participar das tendências e modismos do mercado, aposte no que faz sentido para o seu público interno, sua cultura organizacional. Lembre-se, bons resultados de outras empresas não são garantia que a mesma ação funcionará para sua organização.
Thiago Evangelista | Consultor de RH | Especialista em Projetos de DHO e T&D
Enterprise Account Executive na Senior Sistemas | Condução de negociações em projetos estratégicos
6 aParabéns pela matéria Thiago.
Especialista em Manufatura Digital - Indústria 4.0 | SAP PP S/4HANA | PSPO™ | Black Belt™4.0
6 aExcelente texto. Faz refletir sobre o entendimento das tendências e a necessidade de foco no que realmente é útil para nosso universo. Valeu Thiago.
HR | Gente & Gestão | Cultura | Talent Acquisition | Consultoria de RH | Career Mentoring
6 aParabéns pelo conteúdo Thiago, realmente precisamos dedicar tempo para entender as tendências na área e principalmente se elas fazem sentido para o nosso ambiente, momento e cultura da empresa. Obrigada por compartilhar!
HR Coordinator - Goldwind South America
6 a@andreajacao