Tendências da Transformação Digital
"Nada é uma prioridade maior do que a transformação digital de nossos negócios ..." Ouvimos essa frase todos os dias em conversas com executivos. As razões são claras: as tecnologias digitais estão permitindo maneiras radicalmente novas de agregar valor aos clientes, alterando cenários competitivos e mudando a economia subjacente dos mercados.
A mudança tecnológica não é novidade - mas essa rodada de mudanças está ocorrendo a um ritmo mais rápido do que nunca. Alguns executivos citam o risco de interrupção como o impulso para a transformação; esse risco é certamente real. Mas, embora as novas tecnologias possam ameaçar empresas estabelecidas, elas também podem criar oportunidades sem precedentes. De fato, um número crescente de executivos está mais preocupado com a falta de oportunidades de crescimento, do que sendo forçado ao esquecimento. Não é a interrupção digital que impulsiona as empresas a mudarem, é o Medo de perder.
Nesse contexto, é surpreendente que a maioria das empresas ainda veja a transformação digital de maneira muito restrita. Primeiro, a transformação digital não é monolítica. Existem quatro tipos de transformação digital: processo de negócios, modelo de negócios, domínio e cultural / organizacional. Muitas vezes vemos empresas focadas apenas em processos ou transformação organizacional. A falha em resolver os quatro tipos deixa um valor significativo na tabela. Segundo, a natureza multidimensional da transformação digital significa que a execução deve ser um esporte de equipe, envolvendo não apenas o Chief Information Officer (CIO) ou Chief Digital Officer (CDO), mas também a liderança de Estratégia e Unidade de Negócios e deve ser amplamente defendida por o CEO. Terceiro, muitas empresas acreditam erroneamente que a transformação digital deve começar com a transformação cultural / organizacional. Ensinar a organização a ser mais inovadora, ágil e digital é realmente importante, mas vemos um maior sucesso entre as empresas que buscam iniciativas de transformação de negócios.
Existem oportunidades significativas sendo criadas pelas novas tecnologias, mas as empresas que não reconhecem e buscam a transformação de uma maneira multidimensional podem se perder. Aqui estão os quatro tipos de transformação em mais detalhes:
Transformação de processos Um foco significativo da atividade corporativa está nos processos de negócios. Dados, análises, APIs, aprendizado de máquina e outras tecnologias oferecem às empresas novas maneiras valiosas de reinventar processos em toda a corporação - com o objetivo de reduzir custos, reduzir tempos de ciclo ou aumentar a qualidade. Vemos a transformação do processo no chão de fábrica, onde empresas como a Airbus engataram óculos de exibição heads-up para melhorar a qualidade da inspeção humana de aviões. Também vemos transformações de processo na experiência do cliente, onde empresas como a Domino's Pizza repensaram completamente o processo de pedidos de alimentos; O AnyWare da Dominos permite que os clientes façam pedidos de qualquer dispositivo. Essa inovação aumentou tanto a conveniência do cliente que ajudou a impulsionar a empresa a superar a Pizza Hut nas vendas. E vemos empresas implementando tecnologias como automação de processos robóticos para otimizar processos de back office como contábil e jurídico, por exemplo. A transformação de processos pode criar um valor significativo e a adoção de tecnologia nessas áreas está rapidamente se tornando uma aposta na mesa. Como essas transformações tendem a concentrar esforços em áreas específicas dos negócios, geralmente são lideradas com sucesso por um CIO ou CDO.
Transformação do modelo de negócios Algumas empresas estão buscando tecnologias digitais para transformar os modelos de negócios tradicionais. Enquanto a transformação do processo se concentra em áreas finitas do negócio, as transformações do modelo de negócios visam os blocos de construção fundamentais de como o valor é entregue no setor. São conhecidos exemplos desse tipo de inovação, desde a reinvenção da distribuição de vídeo pela Netflix, até a reinvenção da Apple de entrega de música (I-Tunes), até a reinvenção da indústria de táxi pela Uber. Mas esse tipo de transformação está ocorrendo em outro lugar. Companhias de seguros como Allstate e Metromile estão usando dados e análises para desagrupar contratos de seguros e cobrar dos clientes por milha - uma mudança geral no modelo de negócios de seguros de automóveis. E, embora ainda não seja uma realidade, existem numerosos esforços em andamento para transformar o negócio de mineração em um exercício totalmente robótico, onde nenhum humano viaja abaixo da superfície.
A natureza complexa e estratégica dessas oportunidades exige envolvimento e liderança da Unidade Estratégica e / ou de Negócios e elas são frequentemente lançadas como iniciativas separadas, enquanto continuam a operar os negócios tradicionais. Ao mudar os blocos fundamentais de valor, as empresas que alcançam a transformação do modelo de negócios abrem novas e significativas oportunidades de crescimento. Mais empresas devem seguir esse caminho.
Transformação de domínio Uma área em que vemos surpreendentemente pouco foco - mas uma enorme oportunidade - é a área de transformação de domínio. Novas tecnologias estão redefinindo produtos e serviços.