Tendências para a Construção Civil em 2023: O que esperar?

Tendências para a Construção Civil em 2023: O que esperar?

O ano de 2022 consumou o fim de um período de reclusão devido à pandemia e o mercado olha otimista para um cenário livre do perigo iminente de um novo lockdown.

Na Construção Civil não é diferente, porque além de um cenário pós-pandemia que começa a aquecer, a tecnologia está cada vez mais marcando presença não apenas nos escritórios, mas também nos canteiros de obra.

O mercado e os clientes exigem mais opções cada vez mais diversificadas e têm expectativas mais altas do que nunca, criando um mercado competitivo. Mas a indústria está à altura do desafio. Abaixo, percorremos as cinco tendências que moldam a indústria da construção em 2023.


Construção modular

A construção modular está rapidamente se popularizando. No projeto modular, um edifício é construído fora do local e montado no local. Esse processo permite um cronograma de construção mais curto, um processo de construção mais sustentável, um design mais inteligente e, em muitos casos, um orçamento mais amigável.

Os edifícios modulares cumprem todos os mesmos códigos e devem atender às mesmas normas que as estruturas construídas convencionalmente. Ainda assim, o tempo de construção pode ser reduzido consideravelmente.

O processo de construção modular também gera menos desperdício. As equipes podem reciclar materiais usados e controlar o estoque com mais facilidade. 

E, por último, o design modular é utilizado com a eficiência sempre em mente, priorizando métodos econômicos para criar edifícios mais rápidos, seguros e baratos.


Tecnologia de design

A construção civil desempenha um papel importantíssimo na economia brasileira. Esse mercado representa 34% de toda a indústria brasileira e é responsável por 6,3% do PIB brasileiro.

Para atender à demanda, as empresas devem acompanhar as mais recentes tecnologias em um mercado extenso e crescente para garantir que estejam trabalhando da maneira mais eficiente possível.

A tecnologia influencia quase todos os aspectos da indústria da construção. E talvez a tecnologia mais popular hoje seja o Building Information Modeling (BIM), que reinventa o projeto de construção e o processo de produção antes mesmo de começar. 

Esta tecnologia permite ao usuário criar um modelo de construção virtual. Além de melhorar a eficiência do projeto e do desenho, o BIM economiza tempo e dinheiro para todos no projeto.

Esta tecnologia permite que engenheiros e demais profissionais conceituem e estudem o projeto antes de iniciar a construção. O passo a passo virtual de um edifício permite identificar quaisquer problemas que possam atrapalhar o processo de construção antes que a equipe coloque os pés no local. Isso economiza dinheiro nas fases de planejamento e durante o processo de construção, quando não há tempo para imprevistos ou contratempos. 


Força de trabalho enxuta

Embora a necessidade de empresas e profissionais de construção esteja crescendo, encontrar mão de obra qualificada e alinhada às exigências de cada empresa pode ser um desafio.

Quando uma construtora não tem mão de obra para concluir os projetos no prazo ou com os padrões de qualidade esperados, o cliente fica insatisfeito e a reputação é prejudicada. Mas sem ninguém para preencher essas funções, que opções a empresa tem? Em primeiro lugar, as construtoras – e o setor como um todo – devem inovar para compensar a redução de trabalhadores. 

Isso pode ser feito por meio de equipamentos de alta tecnologia, automação ou outras inovações de construção que permitem que as empresas concluam projetos sem depender de uma grande força de trabalho para concluí-los. Uma gestão enxuta também deve ser estudada e aplicada para garantir mais eficácia no processo.


Locais de trabalho remotos

Ao longo de 2020, a construção civil precisou seguir rígidos protocolos de segurança enquanto manteve a produtividade. Os aplicativos e programas de gestão de obra ajudaram o setor a continuar a crescer, mantendo trabalhadores, clientes e empreiteiros seguros. 

Agora em 2023, as empresas de construção veem o potencial do trabalho remoto e do acesso móvel para obter bons resultados.

Mesmo antes da pandemia, a indústria da construção começou a adotar ferramentas e aplicativos digitais no canteiro de obras. Essas tecnologias permitiram que as equipes fornecessem documentação fotográfica precisa para clientes, engenheiros, empreiteiros e auditores, permitindo que alguns aspectos da conclusão do projeto ocorressem fora do local. 

Muitas fases da construção podem ocorrer remotamente, economizando tempo e dinheiro tanto para o construtor quanto para o cliente. 2020 tornou essa abordagem uma necessidade, e as construtoras veem que a comunicação, a documentação e outras tarefas no canteiro de obras podem ocorrer remotamente, mesmo depois de as coisas voltarem “ao normal”. 


Conclusão

Como você pode ver, 2023 está se preparando para ser um grande ano para a construção e para a indústria, de modo geral, especialmente graças às tecnologias cada vez mais presentes e apresentando grande adesão. Com inovações e alta demanda de atendimento, o único caminho a percorrer é para a frente! 

As construtoras atendem aos desejos e necessidades dos clientes e continuam superando as expectativas. Novas tecnologias permitem que as empresas concluam projetos com mais rapidez e economia do que nunca. Com uma pandemia global já no passado, a indústria de construção está se preparando para um cenário muito otimista.

Conte com a OrçaAqui para cotar material de construção de forma 100% online, em pouco tempo, com toda a transparência e comodidade para construções, reformas e manutenções prediais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos