Tendências que devem determinar a logística no pós-pandemia

Tendências que vão determinar a logística no pós-pandemia

Um novo Vírus que surgiu inicialmente apenas como uma ameaça, se alastrou pelo mundo, pegou a todos de surpresa e afetou todas as cadeias produtivas e der repente o mundo passou a perceber que para combater o mal que assola a humanidade é preciso muito mais, que apenas tecnologia é necessário estratégia global e Com isso, a logística na pandemia também sofreu mudanças. Assim como trouxe transformações para todos os setores da economia. Portanto, para continuar vivo é preciso adaptar-se ao novo normal na sua própria existência ou no setor comercial.

Mesmo com o isolamento social, o mercado não pode parar por completo. E em meio a essa crise, o transporte tem sido uma das atividades mais importantes nesse momento. Afinal, é por meio dele que a sociedade está sendo atendida e potencializando ainda mais o círculo virtuoso do setor logístico.

A logística na pandemia

Todos os setores enfrentam um grande desafio nesse momento e a logística na pandemia também tem sofrido seus processos e transformações. Afinal, foi preciso se ajustar à nova rotina da sociedade para atender as demandas e não ficar parado, pois foi uma área diretamente impactada que precisou se reerguer com rapidez.

Em um cenário de crise mundial, as transportadoras precisam usar os planos A,B e C, para não serem abaladas totalmente pela pandemia. Novos processos de logística entraram em ação, tanto na produção, no despacho ou na entrega.

Sendo assim, a logística na pandemia não vai parar. Por isso, as empresas precisam apostar em soluções que facilitem as operações e aperfeiçoem o tempo de entrega. Além de tomarem todos os cuidados de prevenção para não colocar em risco a saúde da população.

Mudança de comportamento do consumidor

A população brasileira não imaginava que um vírus pudesse mudar todo o comportamento da nação. Mas mudou, inclusive em sua forma de consumir. Os dias atuais mostram que o cliente, além de mais exigente, está pensando mais na hora de comprar algo.

O coronavírus obrigou várias pessoas a aceitarem um novo modelo de compra. Ao invés de ir à uma loja física, passaram a comprar por e-commerces, lojas virtuais. Com isso, o setor de logística foi afetado durante a pandemia e passou por processos de transformação para continuar atendendo a seus clientes. Porém, não são mudanças temporárias. Afinal, boa parte do que funcionava antigamente nos processos logísticos, a partir de agora não será mais utilizado.

A nova realidade da logística na pandemia e depois dela

Toda a estrutura do setor de logística precisou ser revista para atender às demandas. Foram transformações substanciais que serão mantidas quando essa crise passar. Isso porque o novo normal será bem diferente do que já vivemos.

Os sistemas logísticos precisaram ser refeitos e adequados para suprir as necessidades de consumidores que passaram a realizar suas compras online. E esse modo de consumo veio para ficar! Portanto, várias estratégias comerciais precisaram ser revistas, pois as empresas de transporte, por exemplo, serão cada dia mais procuradas.

As vendas online tendem a crescer cada vez mais. Sendo assim, as transportadoras precisarão trabalhar com cargas fracionadas, ou seja, com entregas individualizadas, em diversos pontos do país. Afinal, toda compra agora é considerada uma urgência e não dá para esperar prazos tão extensos.

Novos formatos nas relações comerciais

A tendência é que a maioria das pessoas que iam às lojas físicas optem por realizar suas compras online. Por causa da praticidade e comodidade de realizarem seus pedidos sem sair do conforto de sua casa.

Esse novo modelo de consumo, que já é percebido pelo mercado, traz uma nova realidade para a logística na pandemia:

· As pessoas passaram a comprar em lojas virtuais e a tendência é que elas comprem cada vez mais;

· Os serviços de entrega precisarão ser aprimorados;

· As transportadoras precisam se especializar para realizar entregas residenciais;

· Há um crescimento nos centros de distribuição regionalizados;

· Haverá novas formas de entrega ou retiradas de mercadorias.

Todos esses formatos já eram estudados e analisados pelo mundo corporativo. Porém, com a Covid-19, os processos foram acelerados e os ajustes aconteceram de maneira antecipada. E neste momento, a logística pós-pandemia já está sendo pensada.

Mas como atender a nova demanda?

É fato que as empresas de transporte precisam se adaptar a essa nova realidade. Ela chegou sem pedir licença, por isso, as transportadoras necessitam de boas estratégias para conseguir atender a todas as demandas. Isso será fundamental para que elas tenham sucesso em suas operações.

Oferecer um serviço de qualidade e com excelente preço serão atrativos e diferenciais nesse momento. É importante pensar em ações para que as entregas sejam realizadas em tempo hábil para que o cliente continue tendo uma boa experiência de compra.

É preciso ofertar serviços de entrega não somente para grandes cargas, mas para pequenas também. Além de disponibilizar entregas com motoboys, por exemplo, que são mais ágeis.

Com o futuro que chegou de forma abrupta, as empresas precisam oferecer plataformas de contratações de fretes altamente inteligentes além de estarem totalmente preparadas para continuar atendendo toda população global com simplificação, agilidade, segurança e comodidade.

Jedilson Pimentel

Gerente de operacao Descarga - porto de Tubarao na Vale

3 a

Bacana Wellington Jesus !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos