Nuvem e Edge Computing são algumas das tendências tecnológicas para 2020
De acordo com a IDC, o setor de TI na América Latina crescerá 4,8% até 2020, impulsionado principalmente por novas tecnologias, lideradas por investimentos em nuvem, IA, Blockchain, segurança, hardware e serviços. O progresso tecnológico também tem um grande impacto na economia e influencia diretamente o desenvolvimento de todas as indústrias e o crescimento do PIB na região. Mas será que as empresas latino-americanas estão preparadas para a era da "supremacia digital"?
Das novas tendências, há duas que quero enfatizar:
a) A nuvem: a base da economia digital
Segundo o IDC, até 2022, mais da metade das empresas na América Latina integrarão o gerenciamento da nuvem, por meio de nuvens públicas e privadas, através da implementação de tecnologias, ferramentas e processos de gerenciamento híbridos ou multi-unificados.
Embora a computação em nuvem híbrida forneça a máxima flexibilidade, isso só funciona se for baseada em padrões abertos, para que os desenvolvedores de software possam criar um aplicativo uma vez e executá-lo em qualquer lugar. Essa é uma das razões pelas quais a IBM concluiu este ano sua aquisição da Red Hat, fornecedora líder de tecnologias de nuvem híbrida de padrões abertos.
b) Edge Computing: da teoria à prática
Segundo a IDC, até 2023, mais de 30% da nova infraestrutura de TI corporativa implementada na América Latina estará no Edge.
A próxima década verá um aumento na computação de ponta, impulsionada pela implementação da tecnologia 5G no setor de telecomunicações. Servidores compactos e eficientes, localizados nas bordas da rede, podem colocar o poder de processamento onde melhor pode ser usado.
Independente de onde sejam gerados os dados: seja de sensores em uma fábrica, de consumidores que compram em um ambiente de varejo, ou dispositivos móveis conectados à rede de negócios de uma empresa, a computação em borda será uma tecnologia transformadora. E nesta era de Edge Computing, a tecnologia quântica será a revolução que vai marcar a próxima década e da qual veremos mais nos próximos anos.
Gerente Regional na Proxxi Tecnologia
4 aObrigado por compartilhar importantes informações! Acentuar nossas capacitações nestas tecnologias é a receita para o sucesso nos anos vindouros.