Tenha pessoas em quem se inspirar e se torne um líder transformador

Tenha pessoas em quem se inspirar e se torne um líder transformador

A liderança exige que inúmeras habilidades sejam desenvolvidas e cultivadas, uma dessas habilidades que se destaca entre os grandes líderes é a capacidade de ter pessoas em quem se inspirar.

Mais do que apenas admirar silenciosamente, essa prática envolve uma conexão profunda com mentores, colegas e indivíduos que possam guiar, inspirar e desafiar o líder a alcançar novos patamares.

Nesse artigo, quero mostrar como a busca por inspiração pode transformar o líder em uma pessoa digna de admiração também. Como são alguns líderes que inspiram, a importância de se ter um mentor e, mais ainda, porque é importante andar com pessoas mais capacitadas que a gente.

Como é uma pessoa que serve de inspiração?

Uma pessoa inspiradora vai além da simples referência profissional. Ela é alguém que transcende o sucesso e o comportamento que pode ser visto e alcança os valores fundamentais que moldam um líder excepcional. Inspirar não é apenas sobre os feitos grandiosos, mas também sobre a jornada, os princípios éticos e a capacidade de superar desafios com resiliência.

A pessoa que nos inspira, usada como referência, normalmente já fez uma caminhada de sucesso onde queremos trilhar nossos passos e, por isso, podem mostrar o caminho. Com exemplos nos ensinam a ser pessoas melhores, atiçam a nossa criatividade, abrem nosso olhar para novas formas de condução na liderança e, principalmente, tiram-nos da rigidez que o cargo de gestor pode oferecer em alguns casos.

A empresa TOTVS, gigante do desenvolvimento de softwares de gestão, anualmente organiza a lista dos 100 talentos inspiradores que contribuem de forma significativa para o campo da liderança e gestão de pessoas no Brasil. Essa lista pode oferecer aprendizado pelas práticas bem-sucedidas desses profissionais, bem como a inspiração que se procura para performar melhor como líder.

Não há dúvidas de que as figuras elencadas estão moldando o cenário da gestão de pessoas. Então, atentar para as práticas e contribuições que se destacam em cada uma dessas pessoas pode ser a inspiração que faltava para o início de um novo ciclo.

Para visualizar a lista "Feedz TOP 100 People" clique aqui.

O que faz uma pessoa que é inspiração?

Indivíduos inspiradores não apenas alcançam o sucesso, eles compartilham suas histórias, ensinam com humildade e agem como catalisadores para o crescimento dos outros. Uma pessoa que serve de inspiração cultiva um ambiente de aprendizado contínuo, encorajando o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe.

Veja algumas habilidades de quem inspira:

1- São ótimos comunicadores: As pessoas que inspiram sabem contar histórias, isso gera conexão entre os indivíduos que as ouvem, por isso têm boa oratória. Essas pessoas conseguem ensinar por meio de exemplos contados como histórias, por isso a habilidade de comunicação deve ser prioridade.

2-Tem a ética presente em suas vidas: Ser honesto e ético é premissa para as pessoas inspiradoras. Elas sabem que o certo a se fazer nem sempre é o fácil, mas ainda assim, não abandonam os seus princípios éticos. As pessoas inspiradoras são muito íntegras.

3- Encaram e superam desafios: O medo pode existir, mas isso não paralisa uma pessoa inspiradora. Ela sabe lidar com os empecilhos e enfrenta os desafios com coragem e persistência. Quem é inspirador vai encontrar um jeito de transpor os desafios.

4- Sabem a importância da educação: Pessoas inspiradoras reconhecem o valor da educação e, por isso, buscam investir em aperfeiçoamento. Elas sabem que ter qualificação ajuda a trazer novos pontos de vista, fazer networking e explorar novas possibilidades na carreira. Além disso, as pessoas inspiradoras estendem esse conhecimento para as pessoas que estão ao seu redor.

Você pode se interessar por esse artigo: Como praticar a Comunicação Não-Violenta. 

Por que ter um mentor?

Ter um mentor, uma pessoa que te inspire é fazer a escolha de andar com gente mais inteligente e conhecedora do que você. Isso envolve humildade e muita sabedoria!

Podemos comparar o líder a um aprendiz em um vasto universo de conhecimento. Andar com pessoas mais inteligentes não é apenas uma estratégia sábia, mas também uma atitude humilde. Ao cercar-se de mentes brilhantes, o líder tem a oportunidade de absorver conhecimento, desafiar suas próprias ideias e crescer em sua jornada de liderança.

Leia mais: Treinamento de liderança: como escolher a melhor opção? 

O que um gestor de equipes deve aprender com mentores.

Independentemente do segmento, um gestor de equipes tem muito a ganhar ao cultivar relacionamentos com mentores. As pessoas inspiradoras oferecem uma perspectiva valiosa, baseada em experiências vividas, e podem fornecer orientação prática diante dos desafios cotidianos. Ao aprender com mentores, os gestores se beneficiam de insights que vão além do conhecimento técnico, abrangendo habilidades interpessoais, tomada de decisão e liderança eficaz.

Assim, ter pessoas em quem se inspirar não é apenas uma recomendação, mas uma prática transformadora para líderes que buscam o aprimoramento contínuo. Ao reconhecer a importância de mentores e pessoas inspiradoras, os gestores de equipes podem criar ambientes de trabalho mais motivadores, inovadores e capacitadores.

Portanto, não hesite em buscar inspiração ao seu redor e, acima de tudo, lembre-se de que o verdadeiro líder é aquele que nunca para de aprender e evoluir.

Gostou desse artigo? Mande-o para a pessoa que é sua inspiração na Liderança ou para aquele colega de trabalho que vai se beneficiar de escolher um mentor.

Vanusa, é triste mas real... Mas até maio/2023, não tive um líder, que estivesse próximo a mim que eu admirasse, mas se me perguntar, quem eu não gostaria de seguir, te falaria alguns nomes. 😟☹️

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vanusa Cardoso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos