Tenha sua saúde mental, como uma prioridade
“Apesar de impressionantes avanços médicos em muitas áreas de saúde”, diz um artigo no boletim Synergy, da Sociedade Canadense para a Saúde Internacional, “as perspectivas mundiais para a saúde mental são sombrias”.
Um relatório concluiu que 1 em cada 4 pessoas no mundo sofre de distúrbios mentais, emocionais ou comportamentais. Outro estudo indicou que 1 de cada 3 pacientes que consultam um profissional da área de saúde sofre de depressão ou ansiedade. E segundo os pesquisadores, esses números estão aumentando.
O imediatismo em resolver problemas ou obter respostas rápidas têm influência na perda do equilíbrio emocional.
As crianças parecem quase que escravizadas , Smartphone, redes sociais, internet, smart TV. A vida de agora tem tanta coisa que puxa nossa atenção que fica difícil de concentrar no que tem que fazer. Tem que ter foco se quiser conseguir fazer alguma coisa relevante. Quando querem algo, querem isso agora!
É muito difícil para elas assimilar o conceito de esperar uma recompensa melhor, ou de negar a si mesmas certo prazer, porque isso poderá prejudicá-las mais tarde. Todavia, trata-se de um conceito que elas — e todos nós, de modo geral — precisamos aprender. Buscar a saúde mental nossa e dos nossos filhos dever ser prioridade.
Pais ausentes, uma mentalidade forjada na internet e por estímulos curtos e transitórios, a ausência de conexão com a natureza, mais drogas, lícitas e ilícitas estariam afetando os centros cerebrais associados com senso moral, insights e a noção de responsabilidade. A explosão do chamado bullying e da depressão, inclusive a infantil, seriam apenas alguns dos sintomas. O doutor Maté chegou à conclusão de que estamos criando uma geração com menores recursos neurológicos para sentir pelo outro.
A saúde física para estar em pleno funcionamento depende totalmente da saúde mental, e quando a mente não anda bem o organismo pode acabar somatizando e externalizando em forma de doenças.
É necessário cuidarmos da nossa saúde mental, e para isso é essencial buscarmos nossa autoaceitação, o autoconhecimento das nossas emoções. Aprender a dizer não às pessoas e situações que não nos fazem bem, sair da nossa zona de conforto, ser gentil com você mesmo e com os demais.
Procure ajuda especializada porque problemas na mente não se tratam em bares conversando com amigos, problemas na mente se tratam com um trabalho minucioso de investigação, que só um especialista pode conduzir.
Terapias podem ajudar a remodelar o pensamento humano.