Tenho um certificado, então tenho uma certificação?
O termo certificação refere-se a um processo de avaliação, que é realizado por uma entidade que tem fé pública ou é autoridade em determinado domínio.
Para profissionais, a certificação se dá através de uma avaliação, que busca validar se um profissional detém conhecimentos específicos que comprovam sua qualificação.
Exames de certificação podem ser precedidos por um curso preparatório oferecido, ou não, pela mesma instituição através da qual o profissional irá realizar seu exame de certificação, podendo inclusive, ser fornecido um certificado de participação ou bom aproveitamento, porém não há nenhuma relação direta entre o bom aproveitamento em tal curso e o recebimento de uma certificação.
Um exemplo análogo é o exame da OAB, através do qual um bacharel em direito deve demonstrar seus conhecimentos e práticas, que são necessários para que possam exercer a prática de advocacia no Brasil.
Claro que o exame citado é uma obrigação legal no Brasil e é aplicado por uma entidade que é fiscalizadora, porém aqui podemos observar a diferença entre ser aprovado em um curso e ser certificado por uma entidade.
Podemos comparar o diploma de bacharel de direito, a um certificado recebido por bom aproveitamento em um curso e o exame da OAB, à tão falada CERTIFICAÇÃO.
Claro que temos nesta analogia, diferenças grandiosas, pois a certificação profissional não é necessariamente fornecida por um órgão fiscalizador, como é o caso da OAB e para a realização de um exame de certificação, normalmente, não é obrigatório realizar um curso de qualificação, podendo ser usado (Sem nenhuma comprovação prévia) o conhecimento profissional adquirido de acordo com a experiência e vivência prática do profissional.
Então concluindo, precisamos ter cuidado ao dizermos que temos uma CERTIFICAÇÃO, pois é algo bem diferente de obter um certificado de participação ou bom aproveitamento em um curso.