Teoria, Prática e Situação
Hoje convido os amigos a pensarem no tripé “Teoria, Prática e Situação” muito importante em qualquer processo de treinamento.
Falamos sempre em desenvolvimento da equipe, porém a estrutura básica na concepção de qualquer treinamento para garantir a evolução estruturada do time é normalmente negligenciada, por falta de atenção, conhecimento ou tempo.
Na organização de qualquer treinamento de forma estruturada, devemos pensar no assunto a ser abordado considerando três fases distintas, que se completam em ordem não necessariamente definidas como segue:
- Treinamento Conceitual
-Treinamento Operacional
- Treinamento Situacional
Os conceitos teóricos referentes ao “Treinamento Conceitual” podem ser passados juntos ou não com a parte prática do “Treinamento Operacional”, lembrando que TUDO que é praticado logo após a teoria, tem uma absorção e retenção maior do conhecimento, desenvolvendo realmente uma competência para uma determinada tarefa.
Já o “Treinamento Situacional”, por mim considerado o mais importante no desenvolvimento contínuo do time, deve ser explorado ao máximo com inclusões antes, durante e após aplicados os conceitos teóricos e a prática.
A parte situacional é tão importante que quando bem aplicada de forma organizada, pode evitar inúmeros problemas, usando por exemplo a famosa “Lição de Um Ponto” como ferramenta muito interessante para manter a área atualizada sobre as novas situações com seus impactos e consequências.
Saliento que, na medida do possível, devemos buscar multiplicadores de treinamentos dentro dos times operacionais, afinal ninguém é mais competente do que aquele que FAZ e sabe ENSINAR a outros “Como Fazer” e o “Porque Fazer” determinada operação.
Se gostou desse artigo e quer mais informações sobre como implementar uma “Gestão por Processos” com Treinamento Operacional para garantir a melhoria contínua de resultados, entre em contato com a NOVA_MENTE ( mentenova.novamente@gmail.com).