Terças Técnicas: Vamos Falar de Iot?
Crédito da imagem: Luciana Aith

Terças Técnicas: Vamos Falar de Iot?

Em meio à 4ª Revolução Industrial, a Internet das Coisas (IoT) tem nos ajudado a transformar os mundos físico e digital, mudando, para sempre, a maneira como vivemos e trabalhamos, envoltos, o tempo todo em sensores/ dispositivos e conectividade.

Para você ter uma ideia, hoje já existem mais coisas conectadas do que humanos no planeta!

Vejam os números:

  • O Gartner calcula que já passamos de 14.2 bilhões de devices conectados
  • O IDC calcula que os investimentos em IoT, em 2020, estão em torno de $800B com um potencial de passar $1T, em 2023
  • A McKinsey estima que 127 novos dispositivos são conectados a cada segundo 

Essa aceleração não me surpreende pois, à medida que os sensores, os processadores e a conexão ficam cada vez mais baratos, sua adoção e a criação de novos devices aceleram. 

Prova disso é que, em 2018, com a missão de DEMOCRATIZAR O IOT, a Microsoft já havia se comprometido em investir +$5B no desenvolvimento de tecnologias para ajudar nossos clientes a acelerarem a adoção. Tenho visto essa adoção crescer todos os dias. 

É incrível conhecer como nossos clientes adotam o Azure para desenvolver soluções variadas, nas mais diversas indústrias, incluindo agricultura de precisão, saúde e energia e serviços públicos.

Ô lá em casa...

Para consumidores, que gostam de automação (sou um deles!) CASA INTELIGENTE é um grande catalisador no uso de devices conectados. E por falar em casa conectada, projetos de cidades inteligentes, vem crescendo muito ao redor do mundo preenchendo regiões inteiras com sensores para ajudar a compreender e controlar o meio ambiente.

Azure IoT Central é uma forma rápida e fácil de começar a utilizar o IOT. Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de ponta a ponta que fornece aos nossos clientes um catálogo de modelos de aplicativo IoT para diversos setores acelerando e facilitando a criação de soluções IoT.  A plataforma se preocupa com a escala, segurança e gerenciamento dos aplicativos IoT, permitindo que os clientes se concentrem onde faz sentido, ou seja, analisar e responder os dados coletados. É claro que a solução também pode ser acessada dentro do Azure Portal dando aos administradores uma visão fim a fim. 

No alt text provided for this image

Um outro investimento que fizemos por aqui e vem ajudando muito nossos clientes são os aceleradores de soluções que, como o próprio nome diz, são soluções de enterprise-grade com código aberto (OSS) e referências técnicas bem detalhadas (Azure IoT Reference Architecture) fornecendo um alto nível de controle sobre a solução IoT, além da implementação em minutos. 

Existem várias soluções que focam em expandir o uso do IOT com capacidades de Inteligência artificial, criando o que chamamos de AIOT (AI + IOT). Um bom exemplo é a utilização de câmeras como sensores e o AI para a detecção de pessoas ou objetos específicos. 

No alt text provided for this image

 Esses aceleradores utilizam uma serie de componentes disponíveis dentro do Azure para todos nossos clientes. Por sinal, segundo a Forbes, a Microsoft é uma das poucas empresas a fornecer recursos de IoT de ponta a ponta. Logo, isso permite que nossos clientes criem soluções utilizando os mesmos componentes que utilizamos “dentro de casa”.  

Por exemplo, o Azure IOT HUB é uma das principais camadas tanto do IOT Central quanto dos aceleradores. Na verdade, podemos dizer que é o coração da solução, pois é o responsável pela comunicação bidirecional entre aplicativos e dispositivos IoT.

Além de ser uma peça fundamental para gerenciamento e segurança, consegue ajudar no provisionamento dos dispositivos sem a necessidade de intervenção humana, o que facilita muito em diversas situações. O legal do IOT Hub é que ele permite que nossos clientes construam soluções 100% customizadas, seguras e altamente escaláveis. 

Dispositivos inteligentes

Por falar em provisionamento de dispositivos, um conceito/tecnologia que gosto muito e vem crescendo cada vez mais, são os dispositivos inteligentes:

Azure IoT Edge permite “empacotar” vários serviços do Azure e fazer diversas analises e ações diretamente no dispositivo, sem a necessidade de enviar dados para nuvem a todo momento. Um dos benefícios dessa tecnologia é a possibilidade de reduzir drasticamente a necessidade de banda de conexão (podendo operar mesmo sem a conexão), facilitando muito a adoção em lugares remotos - plataforma de Petróleo em alto mar, no interior de uma mina, no meio de uma floresta. 

Uma coisa que acho muito legal no Azure IoT Edge é que ele funciona com containers Docker, permitindo que nossos clientes coloquem a inteligência do negócio dentro dos dispositivos, permitindo a customização total da solução. Hoje temos uma biblIoTeca de módulos bem ampla para ajudar a acelerar a adoção e criação de soluções. 

Caso você queira testar em casa, e tenha um Raspberry Pi, tem um guia de implementação bem  interessante mostrando uma solução de AIOT na borda (Edge AIOT). 

O Raspberry Pi é uma placa bem versátil e permite vários experimentos. Mas se você estiver procurando uma solução Enterprise-Class com grande foco em segurança, precisa conhecer o lançamento que fizemos com parceiros de hardware - o  Azure Sphere.  

No alt text provided for this image

Um dos grandes objetivos do Azure Spehere é a segurança dos dados dos dispositivos IOT. Para isso criamos várias camadas de segurança que vão desde o microcontrolador, certificado para o Sphere, até o sistema operacional baseado em Linux que, por sinal, foi o primeiro Linux feito pela Microsoft. 

O microcontrolador se conecta ao Azure Sphere Security Services na nuvem para autenticar a identidade do dispositivo e garantir a integridade do software do sistema, além certificar que o dispositivo está executando uma base de código confiável. 

Nosso Linux do Sphere não é o único sistema operacional que temos desenvolvido para IOT, ainda em Preview temos o  Azure RTOS, que é um sistema operacional em tempo real com foco em sistemas embarcados. 

Bem, as funcionalidades do Azure para IOT são enormes, além das citadas existem outras que possibilitam o desenvolvimento de uma infinidade de aplicações como Azure Stream AnalyticsAzure Time Series Insights, por exemplo. 

Fica meu convite para você conhecer mais sobre nossa plataforma e, se quiser bater um papo sobre IoT, não hesite em me contatar.

[ ]'s

Chris Faig

Sobre o autor – Entusiasta da Tecnologia e especialista em Computação em Nuvem, o engenheiro Christiano Faig atua como vice-presidente de Vendas de Soluções na Microsoft. 

 

Jorge Tressino Rua

Sócio | Distinguished Engineer no Itaú Unibanco | 9x AWS Certified

3 a

Só tem um erro nesse artigo... 😂😂 Parabéns man!

Eudis Lanconi

Sr. Soluion Sales Executive | Data & AI at Microsoft

3 a

Excelente artigo Faig... IoT viabiliza muita inovação e disrupção em diversas industrias, é fascinante conhecer os projetos existentes e mais ainda em saber que é apenas o começo da jornada!!! Sugestão para o próximo artigo, trazer alguns casos práticos já implementados.

Rodolpho Ugolini

Gerente de Programa de Negócios na Microsoft | Estratégia de Negócios

3 a

Você também é um "ferramentólatra"?!

Fernando Paiva .'.

🥇Board Member | Executive Chairman | Partner | Life Sciences | Medtech | Healthcare | Innovation | Consulting | Phigytal | Gov | SUS | Devices | Data | IA | IoMT | 5G | HL7 | M&A | Advisor | FORBES Innovator | Speaker

3 a

Excelente Chris, sou suspeito sobre o tema 😉, parabéns pelo artigo.

Maycon R.

IT Sales Professional | Information Systems Bachelor | BDR | SDR

3 a

Adorei o artigo Christiano! IoT é o futuro :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos