A Terapia do luto
O luto é uma reação emocional a uma perda significativa. Uma fase de transição. Um processo natural e um modo de recuperação emocional face à perda. A terapia é um espaço seguro para expressar a tristeza, a revolta ou qualquer tipo de sentimento e pensamento sobre a morte, sem receios.
O luto ocorre em diversos tipos de perdas, incluindo: A morte de alguém significativo; O fim de um relacionamento significativo; Alguém que é próximo e que está a experienciar uma doença crônica ou terminal; A perda de fatores importantes na vida como segurança econômica, emprego ou um curso que gostava; A morte de um animal de estimação; Uma mudança negativa no que diz respeito à saúde ou funcionamento físico e psíquico.
Existem diferentes fases do processo de luto, sendo elas: Negação da perda; Choque da perda; Tristeza profunda; Aceitação da perda. Estas fases não são experienciadas de igual modo por todas as pessoas. Falar com família e amigos; Procurar ajuda psicoterapêutica; Fazer exercício; Participar em grupos de apoio, religiosos ou não; Ler livros sobre o assunto; Manter a esperança; Participar em atividades sociais; Ter uma alimentação cuidada; Descansar e relaxar; Ouvir música ajudam a lidar com o Luto.
Um paciente da terapia do luto precisa de acompanhamento que varia, geralmente, de três a seis meses. No início do tratamento, o indicado são atendimentos duas vezes por semana. Conforme o progresso do paciente, as sessões se tornam semanais e, posteriormente, quinzenais até que o paciente receba alta.