A terceirização de tarefas através do BPO
Várias empresas utilizam o BPO (Business Process Outsourcing) para terceirizar as atividades-meio do negócio, reduzir custos e aumentar a eficiência.
A tradução de BPO significa: terceirização de processo de negócios - sobretudo de atividades que não são o core business das organizações.
O BPO jurídico utiliza esse conceito para serviços jurídicos, permitindo que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos contratem empresas que executem esses serviços, assim como recursos humanos, contábeis, financeiros e de tecnologia.
Descentralizar os serviços que são importantes, mas que não são a principal atividade da empresa, constitui uma forma inteligente de gerir um departamento ou um escritório sem perder de vista a qualidade e a produtividade.
Uma das principais vantagens é o foco nas tarefas especializadas e próprias da advocacia, além da excelência na prestação de serviços jurídicos.
O BPO também impacta diretamente o custo operacional das empresas e essa economia torna-se uma vantagem competitiva à medida que diminui a necessidade de recursos financeiros.
As métricas de desempenho são fundamentais e uma importante ferramenta para a mensuração dos indicadores relativos aos serviços e para a avaliação das empresas terceirizadas.
É importante ser assertivo no planejamento estratégico da empresa, garantindo a eficiência, o crescimento contínuo e a correta alocação de recursos, aumentando a percepção do valor da marca para os clientes e para o mercado.
A otimização dos processos internos das empresas através do BPO especializado é uma tendência do mercado.
O investimento em tecnologia é primordial para alcançar resultados escaláveis e um software de BPO pode agregar muito na melhoria de desempenho e resultados das companhias, sempre com segurança e eficiência.