Tesla cumpre a promessa de bateria "100 dias"
Unidades de armazenamento de energia Tesla Powerpack no site perto de Jamestown, Austrália do Sul. Imagem: Tesla.

Tesla cumpre a promessa de bateria "100 dias"

  • 23 de novembro de 2017, por Andy Colthorpe - Renewable Energy World.

No meio de experimentar o "inferno de produção" do Modelo 3, lançando um semi caminhão, um novo Roadster e um pacote de bateria portátil, o trabalho de Tesla em um sistema de armazenamento de energia de 129MWh no sul da Austrália parece estar pronto para ser concluído no tempo.

O governo da Austrália do Sul voltou-se para a ideia de um gigantesco sistema de armazenamento de bateria de íons de lítio apoiado com diesel para equilibrar a grade e mitigar as graves preocupações de segurança energética após grandes apagões em setembro de 2016. A ideia foi apresentada no Plano de Energia do governo da Austrália do Sul em março este ano.

Após um intercâmbio do Twitter com um empreendedor tecnológico local, o CEO da Tesla, Elon Musk, acabou por prometer entregar um projeto de 100MW / 129MWh dentro de 100 dias após a assinatura dos contratos ou entregá-lo gratuitamente. O relógio começou a atacar em 29 de setembro, quando um contrato de interconexão de rede foi assinado com o operador de rede de transmissão ElectraNet e aprovado pelo Australian Market Market Operator (AEMO). Tesla mudou de seu provedor de células de bateria habitual Panasonic para a Samsung SDI, para acelerar entregas e construção.

"Parabéns à tripulação de Tesla e às autoridades australianas do Sul que trabalharam tanto para conseguir isso fabricado e instalado em tempo recorde!" Musk tweetou nesta manhã.

Sistema a ser inaugurado oficialmente na próxima semana

Esta manhã, o principal Jay Weatherill, da Austrália do Sul, anunciou que a utilidade da Tesla e os sistemas Powerpack da escala industrial implantados para o projeto no Wind Farm de Hornsdale serão "energizados pela primeira vez nos próximos dias". O sistema de bateria do projeto está prestes a entrar em uma fase de testes regulatórios antes de ser posta em uso. 

Mesmo enquanto os testes estão sendo realizados para garantir que ele atende aos requisitos e padrões do operador da rede de transmissão e à aprovação da AEMO, o sistema estará ajudando a fornecer "serviços de segurança do sistema" não especificados, disse a declaração da Weatherill.

Um evento de lançamento oficial está programado para ocorrer na próxima semana no site da bateria perto de Jamestown, que fica a cerca de 200 km ao norte de Adelaide. Ao lado de Weatherill, estarão presentes representantes da Tesla, desenvolvedora do projeto Neoen e contratada de engenharia elétrica, projetos consolidados de energia.

"Enquanto outros estão apenas falando, estamos entregando nosso plano de energia, tornando a Austrália do Sul mais auto-suficiente, e fornecendo poder de volta e energia mais acessível para os australianos do sul neste verão. A maior bateria de iões de lítio do mundo será uma parte importante do nosso mix de energia e envia a mensagem mais clara de que a Austrália do Sul será uma energia renovável líder com armazenamento de bateria ", disse Jay Weatherill.

"Uma enorme quantidade de trabalho entrou para entregar este projeto em tão pouco tempo, e espero visitar Jamestown na próxima semana para agradecer pessoalmente aqueles que trabalharam neste projeto".

A Weatherill já foi forçada a defender publicamente tanto o processo através do qual Tesla-Neoen foi adjudicado contratos, bem como o escopo do próprio projeto. Houve uma enorme quantidade de espaço nos mercados de notícias australianos dados aos argumentos de que a curta duração do armazenamento da bateria tornará ineficaz como um recurso de capacidade.

Os especialistas, incluindo Dylan McConnell , com sede no Centro de Transição de Energia da Universidade de Melbourne, tentaram explicar que, uma vez que o papel do sistema de lítio será responder rapidamente para ajustar desequilíbrios menores na rede: "A quantidade de energia é menos importante. Eles não devem fornecer eletricidade o tempo todo. Eles fornecem um poder de resposta rápido quando é mais necessário ".

O primeiro-ministro da Austrália condena a política nacional

Enquanto Weatherill saudou o projeto de bateria da Tesla, uma declaração separada dada hoje pelo primeiro ministro condenou a recente política de Garantia Nacional de Energia apresentada pela administração do primeiro ministro nacional Malcom Turnbull.

"A energia renovável garante menores preços de energia, energia mais limpa e mais empregos", disse Weatherill.

"A Garantia Nacional de Energia da Malcolm Turnbull visa bloquear o desenvolvimento de energia renovável e ampliar a vida das usinas de carvão. Isso aumentará as emissões e atrasará as reduções de preços que a energia renovável está fornecendo ".

Weatherill disse que a Austrália do Sul está avançando para um futuro de energia limpa, independentemente do plano de Turnbull, argumentando que os investimentos em energias renováveis ajudaram a baixar os preços da eletricidade no atacado em seu estado já. Os formuladores de políticas federais, estaduais e territoriais da Austrália se reunirão na próxima semana em Adelaide para discutir as mudanças climáticas e o futuro energético do país.

"Inferno da Produção" e uma "Oferta do Chapéu Inicial"

Enquanto isso, a quase conclusão de Tesla da bateria de farofa Hornsdale de 129MWh vem quando a empresa ainda se esforça para obter mais do que algumas dúzias de EVs modelo 3 da linha de produção por mês e os números de instalação solar caíram dramaticamente desde a aquisição da SolarCity pela Tesla.

No meio de tudo isso, a Tesla acaba de lançar seu novo caminhão semi elétrico, surpreendeu - lançou um novo modelo Roadster e começou a vender um pacote de bateria portátil de US $ 45 em forma de uma torre Supercharger. Apesar dos desafios em outras áreas, a empresa registrou um aumento ano-a-ano de 138% nas implementações de armazenamento de energia em seu relatório de ganhos trimestrais mais recente.

A Musk já começou a tweeting sobre a adição de capacidades de vôo para as próximas versões do Roadster e acabou de hospedar a primeira OHI ('Oferta de Chapéu Inicial') para financiar o trabalho de seu empreendimento de tunelamento e exploração. A Tesla e a SpaceX alegaram que as vendas de chapéus já arrecadaram US $ 300.000 desde outubro, com bonés de beisebol com o logotipo Boring vendido por US $ 20 cada.

Se você gostou deste artigo, ou quer saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica? Então, curta e compartilhe com suas conexões!

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS:

No LinkedIN

No Facebook

No meu Blog, deixando seu email, SEM COMPROMISSO, para ler seu conteúdo.

No Google+

No Twitter

Ou contate-me pelo email: solaretec@casasolar.rocks

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos