Testes de Acessibilidade - Qualidade - Liderança em Foco

Testes de Acessibilidade - Qualidade - Liderança em Foco

Sempre defendi a necessidade de acessibilidade nos canais digitais, principalmente em aplicativos. Como líder de Qualidade, enfrentei dificuldades para tornar isso um requisito mínimo, pois frequentemente não está alinhado com os objetivos da empresa, e muitos não percebem que é um investimento valioso na Qualidade. Acessibilidade é inclusão, é um requisito mínimo e gera oportunidades de negócio.


Oportunidade de Negócio

Estamos falando de mais de 18,9 milhões de pessoas com deficiência que vivem no Brasil. Se considerarmos esse número, estamos falando em pelo menos o dobro de possibilidades se incluirmos as famílias dessas pessoas, que também são impactadas por aplicativos acessíveis. Então, por que não investir em um time de especialistas em acessibilidade?

Imagem com bonecos representando pessoas com deficiência e cada um está com uma cor diferente

Finalmente conseguimos. Um dos maiores prazeres em trabalhar com cooperativismo é a humanidade presente, o estímulo em tornar esse assunto uma prioridade, são as áreas conversando, se alinhando e se apoiando nesta construção.

Com isso, o assunto Acessibilidade tornou-se o que deveria ser: um Requisito Mínimo! Sim, começamos uma nova etapa na Qualidade de TI, na qual o time de Mobile terá um time de acessibilidade trabalhando junto, ajudando, testando e orientando sobre as boas práticas de acessibilidade, com referência às diretrizes da WCAG.

Confesso para vocês que achava que conhecia do assunto, mas com a chegada do nosso Analista de Qualidade com foco em Acessibilidade, percebi que ainda tenho muito a aprender. Ele não apenas sabe testar, mas também é apaixonado pelo assunto e vem com uma bagagem que nos ajudará a tornar nosso aplicativo um referencial em acessibilidade digital. 😊

Como líder, estou aproveitando cada momento em que falamos sobre acessibilidade, seja em agendas de planejamento ou em treinamentos, para aprender. Se você, líder, tem receio de saber menos que seu time, precisamos conversar! Ter um time capaz de se organizar e trabalhar sem que você precise estar sempre presente é ter um time de alto desempenho.


Agora que falamos dos desafios, lá vão algumas dicas que aprendi e que podem te ajudar!

  • Entenda o contexto inicial e o escopo que o time de acessibilidade irá atuar! Pense no impacto que irá gerar mais valor para negócio e experiência de uso. FOCO!
  • Se aprofunde no contexto inicial: Faça uma auditoria, análise preliminar, entenda o tamanho do desafio.
  • Parcerias: Crie parcerias com outras áreas como UX, Design, mobile, negócio... Parcerias são fundamentais para quebras de paradigmas e mudança de cultura. Parcerias mudam Culturas!
  • Crie e estimule agendas sobre o assunto: Nada como a prática, peça ao seu time de acessibilidade que faça demonstrações práticas de leitores de telas, como é o dia a dia, impacto que a tecnologia pode ter. Criei senso de propósito!
  • Treinamentos: Ainda estamos nas fases iniciais dos treinamentos, mas percebemos o impacto gerado em cada agenda, cada papo uma descoberta nova, um aprendizado novo. Treine não somente o time de QE's, mas os Desenvolvedores sobre as boas práticas no desenvolvimento, time de negócio e outros... Treinamentos nos fazem evoluir, refletir e mudar! Por isso estimule treinamentos em todas as esferas!
  • Defina como critério de aceite: Definir acessibilidade como requisito obrigatório em um Discovery é fundamental para elevarmos a Qualidade da experiência entregue aos cooperados. E olha que não estamos falando ainda de acessibilidade em API's!
  • Defina como Política de Qualidade: Constantemente reforço a necessidade em termos uma política de Qualidade clara, ela definira e tornara a qualidade subjetiva em objetiva! Insira as boas práticas e premissas de acessibilidade na Política!
  • Escute quem entende! Meu papel como líder é apoiar, conduzir por meio de estratégias e desenvolver meus liderados para que eles como especialistas nos assuntos tenham todas as ferramentas e habilidades para construir um backlog mais eficiente e certeiro! Sabemos que não é fácil, mas esse sempre será objetivo. Autonomia e Confiança!


A integração bem-sucedida da acessibilidade, impulsionada por um time de especialistas e parcerias entre áreas, reflete uma mudança cultural significativa na organização. Além disso, o processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, é fundamental para líderes e equipes, reforçando a importância de manter uma mentalidade aberta e cooperativista. Este caminho para a acessibilidade não é apenas um avanço em termos de inclusão, mas também uma evolução na qualidade e na eficiência dos produtos, contribuindo para um ecossistema digital mais equitativo e acessível.

Em breve trago mais desafios e como estamos vencendo!

E você, o que acha? Comente abaixo e deixe sua reflexão sobre:

  • Por que as empresas não percebem que, além da inclusão, a acessibilidade é um investimento?
  • Seu time tem liberdade para questionar, perguntar e ser franco?
  • E para você qual maior desafio em implementar Acessibilidade no seu produto?

Até a próxima!

Parabéns pelo artigo, mal posso esperar para ler! 🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Lohn 🏳️‍🌈

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos