Time novo, primeira sprint, chegou a retrô, e agora?

Depois de horas tentando (e imensa dificuldade para escrever), bom aqui vai... Um breve relato sobre como foi minha primeira retrospectiva como "Agaile Cocho" num time rodando Scrum a aproximadamente 2 anos.

Bom a ideia é compartilhar como facilitar a cerimônia de forma a fugir do famoso canvas com post-its respondendo as perguntas "O que foi bom? Ruim? E a melhorar?" (e suas variantes) e a monotonia que pode surgir após tanto tempo juntos. Então, a ideia foi realizar literalmente uma retrospectiva.

Antes de tudo, para quebrar o gelo e nos conhecermos mais, tivemos um café da manhã muito bacana onde a principal ideia foi focar nas pessoas mais do que no processo (isso lembra algo? Manifesto Ágil?). Em seguida olhamos para cada ponto do passado com intuito de inspecionar e adaptar aquilo que necessário.

No formato de mesa redonda onde todos expuseram suas percepções de forma transparente, mantendo o respeito e a abertura (algo familiar? Valores Scrum) de que a equipe já possuía, discutimos sobre: Revisão, depois Sprint e por fim Planejamento. Para cada cerimônia repetimos o processo de discutir sobre tudo o que foi percebido por cada membro. Sem formalidades, sem post-its, somente focando em como cada um se sentiu.

Bom, foi muito interessante e com um resultado fantástico, pois cada cerimônia foi inspecionada e adaptada num consenso com a participação de todos, sem a formalidade e monotonia que alguns times que trabalham a muito tempo juntos sofrem. A cerimônia foi descontraída, leve e saudável.

O formato diferente quebrou o ritmo tedioso e se mostrou bastante eficaz, o tempo de duração foi de aproximadamente 2 horas e como dito anteriormente o resultado foi fantástico. Agradecimentos a todos os envolvidos e espero que esse formato possa ajudar quem quiser uma retrô diferente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos