Times voando baixo: Colaboração e transformação cultural
Como a implementação de uma simples pratica conseguiu valorizar as pessoas trazendo ganhos exponenciais nos resultados.
Sabido é que a "colaboratividade" (colaboração + criatividade) entre colegas é importante, além de ser uma palavra de moda, a teoria é abundante a respeito. Na Gestão do Conhecimento, por exemplo, aprendemos que a troca de boas práticas e experiências positivas é uma forma de alavancar performance, ao replicar sucessos dentro da organização. Pois, compartilhando o conhecimento entre equipes, se reduz a resistência e a dependência daqueles profissionais que até então possuíam por hábito “reter o conhecimento” (ficando uma pessoa só com o “saber fazer” da atividade – e quando essa pessoa sai, o conhecimento se perde).
Foi então que decidimos -terminar a semana- trazendo á tona as boas praticas acontecidas. Uma breve e divertida reunião com os supervisores dos times de cada área, que apelidamos de "Fechamento semanal". O objetivo é compartilhar na sexta-feira, os destaques de cada uma das equipes.
Ao final, é escolhido o “Destaque da semana” entre todos os relatos trazidos. Um chocolate e um origami de “Tsuru", símbolo da prosperidade na cultura japonesa, servem como premiação simbólica.
A escritora Cleide Amaral Terzi nos diz:
“A reflexão da prática permite a possibilidade de apropriação – o que aprendi a partir do outro, dá sentido à troca. O esforço de relatar traz da memória lembranças do processo vivido. Quem ouve pode recolher as informações que lhe parecem oportunas e promissoras para seu caso particular.”
Mas o verdadeiro ganho deixo abaixo nos depoimentos dos próprios participantes:
Recomendados pelo LinkedIn
Mas porque algo tão simples funciona tão bem?
O Efeito Pigmaleão: A pesquisa de Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, da Universidade de Harvard, trouxe como retorno que “…se dissermos que as pessoas tem potencial, elas terão, se dissermos que não tem, elas não irão desempenhar”. A premissa do Efeito Pigmaleão -nome referenciado a um personagem da mitologia grega – é procurar o potencial que está dentro de cada pessoa e ao encontra-lo, fazer o seu melhor como líder para extraí-lo.
O fechamento semanal está funcionando há quase dois anos, e passou por diferentes Upgrades, a última, incorporando o formato de pitch’s nos relatos (apresentações de 3 minutos). Os ganhos de clima organizacional também são perceptíveis nos indicadores de produtividade, qualidade e segurança do trabalho.
“Se você tratar as pessoas como elas são, as fará piores. Se você tratar as pessoas como elas deveriam ser tratadas, você ajudará para que elas se tornem o que elas são capazes de se tornarem” Goethe.
Artigo elaborado com a colaboração de Mario Boeno Thompson.
Agradecendo pelos depoimentos, participação e resultados incríveis a: Marcia Conceição, Augusto Aquino, Ricardo Santos, Leandro Baretta, Romario Zimmer, Valdenir Carvalho.
Programador de Máquinas
4 aParabéns,Aldo e toda equipe, ótima iniciativa.
Coordenador de Projetos e Engenharia de Processos na Klabin
4 aFantástico, Aldo!!! Parabéns!!! Que saudade da Marcinha, abaixo!!!! kkkk E do Michel também!!!
Gestão de Pessoas | Análise de Dados | Lean | Excelência Operacional | Manufatura | Inovação
4 aExcelente artigo Aldo! Parabéns pela iniciativa e por compartilhar experiências e conhecimento! A citação de seu artigo é pra fechar a semana com uma ótima reflexão. “Se você tratar as pessoas como elas são, as fará piores. Se você tratar as pessoas como elas deveriam ser tratadas, você ajudará para que elas se tornem o que elas são capazes de se tornarem” Goethe.
Production Manager - FRASLE Mobility - RANDONCORP
4 aMuito bom Aldo, excelente artigo!!!
Psicóloga | Atração e Seleção | Talent Acquisition | Diversidade e Inclusão | Pessoas e Cultura
4 aGenial! As práticas não precisam ser complexas, elas precisam ter verdade no propósito! Vocês são exemplo!