A timidez é um vício

A timidez é um vício

Você se considera uma pessoa tímida?

A timidez pode estar te atrapalhando mais do que você imagina. É considerada, inclusive, um vício.

Uma pessoa tímida não tem forças para se posicionar, falar e mostrar a sua voz aos demais. 

Que uma criança seja tímida, é normal, porque, afinal, ainda está em fase de desenvolvimento, ainda está formando a sua personalidade e aprendendo a se comunicar com o mundo.

Um adulto tímido acaba minando a sua própria realização pessoal.

O ser humano, como ser social, tem necessidade do “outro” para que atinja a excelência em suas capacidades e em todas as suas cinco dimensões - física, intelectual, emocional, social e transcendental.

A incapacidade de se conectar com outras pessoas, além de ser falta de fortaleza, pode ser um reflexo da soberba, do medo de verem que talvez não sejamos tão bons quanto pensamos ser: “E se rirem de mim?”, “e se eu falar alguma besteira?”, “não consigo nem deixar que me encarem porque tenho vergonha… podem enxergar aquele meu defeito, ou eu posso estar com uma aparência ruim”.

Aparência.

Vivemos em um mundo de aparências, em que mostrar o menor traço de um defeito é entendido como sinal de fraqueza, e por isso colocamos uma, duas, três ou mais máscaras, nunca mostrando nosso verdadeiro eu. Cria-se uma falsa aparência de perfeição.

Mas não se desespere: é possível perder a timidez!

Como? Praticando.

Sim. A timidez é curada pela prática.

Ninguém nasce bom em nada, e é assim também com a força e a coragem de ser quem você é. Não queira mudar da noite para o dia. Vá aos poucos, sempre aumentando o nível dos desafios.

Converse fazendo mais perguntas aos seus familiares e amigos. Mostre interesse pelo outro, o que fará com que pareça ainda mais interessante, sem precisar ter o foco em você mesmo. inicie uma conversa com alguém que você não conhece, se deixe conhecer, se permitindo ser frágil e correr o risco de sofrer.

O incômodo e os sofrimentos são inevitáveis, mas a vontade de encará-los de frente sem fugir é uma escolha. 

Então abrace suas circunstâncias e dê voz à sua voz. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos