Timidez não é Doença! Controle-a...
Pode, mas não fale com estranhos!
Fala sério, eu duvido que você nunca tenha ouvido essa frase pelo menos umas 300 vezes.
Mas como não falar com estranhos?
Todos são estranhos até que se conheçam.
Para se conhecer, têm que se falar.
Mas não! Não fale com estranhos.
Esse tipo de situação pode ter sido um dos motivos que fizeram boa parte da população brasileira e mundial ser tímida demais a ponto de te atrapalhar em vários aspectos da sua vida.
Já parou pra pensar que muita gente está agindo assim até hoje, depois de vários anos? Parece que alguém está a todo inteiro no ouvido dizendo “não fale com estranhos”.
Quando criança você ainda não tinha vergonha de falar com alguém, ou de tentar falar alguma coisa, até mesmo quando só se ouvia aquele “báaah, buua, fuuuuh” e um “pum” no final.
Você nem sabia o que era ter vergonha de alguém por algum motivo.
Então por que motivo você hoje, depois de alguns anos, tem vergonha de falar com alguém, expressar opiniões, se impor, dizer o que pensa?
Já percebeu que essas pessoas acabam perdendo várias e várias oportunidades em todas as áreas das suas vidas por ter vergonha de simplesmente interagir com as outras pessoas?
Talvez você ainda não tenha percebido e est achando idiota esse texto de quem não sabe nada sobre a timidez. Mas eu não ligo, estou falando de um amigo meu. Mas se isso se aplica a você, aproveite. Melhor aprender com os erros dos outros do que ter que errar pra aprender.
Meu amigo era tímido demais!
Ele, esse meu amigo, era tão tímido que não falava com ninguém a não ser que falassem com ele.
Se estivesse perdido não tinha coragem de pedir informações a alguém na rua. Se tinha dúvidas na sala de aula também não questionava.
E se alguém falasse com ele, esse cara fazia de tudo pra responder apenas balançando a cabeça.
A única reação que expressava era mexer com as sobrancelhas, acredita? E isso é mais comum do que você imagina.
Esse meu amigo era estudioso, tirava boas notas, jogava vídeo game. Mas fazia quase tudo sozinho. Nas atividades em grupo ele nunca falava nada. Às vezes dizia um “sim”, “não”, às vezes até um “uhum, é”.
Ele não imaginava que aquelas dinâmicas seriam úteis um dia, até que precisou de um emprego e uma das avaliações era a temida dinâmica de grupo.
Aí já veio a primeira decepção com o lado profissional, afinal, mostre-me um tímido que nunca passou por isso. Se identificou?
Esse jeitão dele
chegava até a afastar as pessoas. Mas não por ser uma pessoa chata, nem nada do tipo. Mas afastava porque todo mundo queria estar com alguém com quem interagia. Que arrancava risadas, que ajudava a estudar, que brincava. No fundo, todos querem ver reações de sentimentos, sejam eles de alegria, raiva, solidariedade ou o que for.
Se você é tímido, deixe claro: “Não sou chato! Sou tímido”.
Talvez você até pense:
Eu queria ser extrovertido igual “fulano de tal”.
Primeiro detalhe: Extroversão não é o oposto de Timidez. Você já vai entender.
E vamos ser sinceros! Ser muito tímido ou ser muito extrovertido acaba tendo certas semelhanças. Ambos exigem esforço para tender ao equilíbrio. Até porque, quem aguentaria uma pessoa tão extrovertida que nunca fala sério, que leva tudo na brincadeira?
Até agora eu só disse o que você já sabia, né?
Disse q a timidez atrapalha o convívio social, atrapalha na vida acadêmica, na vida profissional, atrapalha até na vida amorosa, e isso você já deve ter percebido.
Nosso mundo é extremamente interativo, e não podemos esquecer que também é capitalista.
Isso significa que até pra ganhar dinheiro, pôr comida na mesa, ter onde morar, o dinheiro tem que sair do bolso de alguém. Ou seja, você precisa interagir com outras pessoas.
Na prática, todos são vendedores. Uns vendem imagem, uns vendem perfumes, uns vendem conhecimento, mas no fim você vai ver que todos estão vendendo, mesmo que estejam vendendo mão de obra.
A timidez não te ajuda em nada disso!
Já se imaginou atrás do balcão? :D
Objetivo do Artigo
O objetivo deste artigo é te mostrar que por mais que a timidez incomode e atrapalhe tanto, você consegue controlar de modo que ela nunca mais te atrapalhe.
Talvez você até pense que seu nível de timidez é extremo, que não tem cura, mas pera aí, cura?
Timidez não é doença!
Então avisa para os seus coleguinhas que eles podem puxar assunto, tá?
A timidez é mais comum do que se pode imaginar. Mas é possível dar a volta por cima, igual meu amigo.
A timidez geralmente é resultado de como foi a criação, do quanto foi exigido de uma pessoa, e ela percebendo o “alto” nível de exigência, observando as expectativas dos que estavam à sua volta, se fechou.
A pessoa se fechou como uma forma de se proteger de críticas, ou de exposições. Se fechou por medo, porém, sem entender que a exposição e principalmente as críticas são as coisas mais normais da vida. Isso é um mecanismo de DEFESA! Isso é a timidez.
Ninguém consegue agradar a todos!
Quer exemplos?
- Jesus não agradou a todos!
- Quer exemplos mais recentes de políticos?
- Lula, o ex presidente, não agradou a todos,
- Dilma, a ex presidente, não agradou a todos.
- Michel Temer? Também não.
- Sérgio Moro? Não, ele também não agradou a todos.
Quer exemplos mais recentes de atletas?
- César Cielo, campeão mundial, representante brasileiro nas competições de natação não agradou a todos.
- Neymar, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho não agradaram a todos, embora tenhamos certeza de que eles não são do planeta Terra.
Quer exemplos de artistas?
- Xuxa Meneghel não agradou a todos.
- Eliana não agradou a todos.
- O senhor do interior do Rio de Janeiro que teve 10 filhos não conseguiu agradar nem a todos os filhos.
Acredita que nem Steve Jobs agradou a todos?
Pois é, nem ele fez isso.
Agora pensa comigo aqui.
Você acha mesmo que você agradaria a todo mundo? Você acha que você seria a única exceção no mundo?
NÃO! Você não é exceção.
NINGUÉM consegue agradar a todos.
Você sempre vai ouvir críticas, você sempre vai ver pessoas dando as costas pra você.
Mas você vai dar mais valor quando perceber que tem pessoas que vão querer estar perto de você pelo mesmo motivo que as outras foram embora.
É assim que o mundo funciona. É assim que pessoas com perfis parecidos acabam sendo amigos, trocando experiências, fecham negócios, contam histórias e dão boas risadas e é assim que você mantém-se afastado de pessoas com pensamentos muito diferentes ou que não tem nada a acrescentar a você.
É assim que você constrói uma carreira de sucesso, é assim que você se torna referência em alguma coisa, é assim que você constrói uma família, é assim que você constrói a sua imagem, o seu posicionamento no mundo.
Então, o primeiro passo para você não deixar que a timidez atrapalhe a sua vida, é você ser mais forte que ela (a timidez).
Mas como assim mais forte?
O que é a timidez?
A timidez é como um sistema de proteção que pede a você que não se envolva em situações que possam te levar ao constrangimento ou críticas.
Mas isso é bom! Não é?
_Sim, desde que você tenha o controle.
Como eu disse, a timidez não é um problema, muito menos uma doença. O problema é a falta de controle sobre a timidez. O problema é deixar que a timidez seja mais forte e fale mais alto.
Situação hipotética
Imagine que hoje você deverá fazer uma apresentação sobre um assunto que gosta muito, e você foi avisado 3 semanas atrás. E essa apresentação é para um auditório com 300 pessoas.
A apresentação é sobre um assunto que você gosta e domina, e ainda assim você leu livros, assistiu vários vídeos no YouTube, pesquisou todas as fontes possíveis no Google e estruturou todos os tópicos que precisam ser apresentados. Depois de tanto estudar sobre o assunto, você está perfeitamente preparado para fazer sua apresentação.
Mas… uma semana antes da apresentação, você já estava preparado quanto ao conteúdo da apresentação, mas a sua mente dizia: não faz isso, você vai passar vergonha (essa é a timidez falando, ela só quer te proteger, mas acaba te atrapalhando).
E você ouviu essa frase na sua mente o dia inteiro na sua cabeça.
Dois dias antes da reunião você ouviu de novo aquela voz, e como já estava próximo do dia de apresentar, seu nervosismo te atacou e você estava tão fraco psicologicamente que não resistiu, e ficou o tempo inteiro pensando na vergonha que ia passar lá no palco (mas lembre-se que você estava 100% preparado duas semanas antes).
Aquilo te deixou tão nervoso que não te deixou dormir. Esse nervosismo se estendeu até ontem, quando você já estava com a mente cansada por não ter conseguido dormir e preocupado e com medo de uma POSSÍVEL crítica ou uma pergunta durante sua apresentação.
Por causa desses pensamentos negativos, em nenhum momento você se preocupou em pensar como você deveria subir no palco, não pensou se deveria dar “Bom dia” ou “Boa noite”.
Hoje é o grande dia. Você já foi anunciado. E pronto, entrou em pânico. Começou a tremer. Subiu no palco já tropeçando, e gaguejou até sair um “Bom dia”, mas já eram 20h (de noite). Todos riram por causa do “bom dia” na hora errada, e pronto. As risadas falaram mais alto na sua mente, e aquela voz que dizia “não faz isso, você vai passar vergonha”, agora dizia “eu avisei”. E pronto, você passou vergonha mesmo.
E aquilo só deu mais força à sua timidez porque você deu razão a ela, e ela se tornou ainda mais forte.
Fim da história.
Agora vamos analisar os fatos…
● Você dominava o assunto;
● Você se preparou com antecedência;
● Você tinha tudo pra ser o melhor do dia da apresentação, você é o cara. Sabia tudo que precisa saber para ser o melhor.
Porém… Veja só:
● Você ouviu uma voz dizendo: “não faz isso, você vai passar vergonha”.
O que você fez quando ouviu essa voz? Você ouviu e aceitou!
E como você aceitou, ela continuou repetindo, repetindo e repetindo.
Mas o que você deveria ter feito?
Deveria ter respondido: “Cala a boca! Voz negativa na minha mente eu não aceito. EU ESTOU PREPARADO!!! Sou mais forte que você, então some daqui, negatividade!”
Se você tivesse feito o que deveria ter sido feito (ser mais forte), você continuaria se preparando tranquilamente, sem se preocupar com possíveis perguntas, porque você saberia responder.
Você, calmo, teria pensado em como subiria no palco e como se apresentaria.
Você teria feito a melhor e mais completa apresentação do dia, porque você estava preparado e confiante. E você seria aplaudido de pé, porque todos reconheceriam seu esforço para fazer uma ótima apresentação.
Notou a diferença entre as duas situações?
O “divisor de águas” foi assumir o controle na hora que a timidez falou com você. Foi se mostrar mais forte que a timidez. Foi mostrar que estava preparado e confiante.
|Assumir o Controle|
Então o que você precisa para vencer a timidz?
Estar preparado e confiante.
|Preparado e Confiante|
O medo não deve fazer parte da sua vida. Principalmente o medo das críticas de outras pessoas.
Muitas pessoas vão gostar muito desse texto, assim como muitas pessoas vão até xingar a senhora minha mãe.
Eu também nunca vou conseguir agradar a todos. Mas isso não vai me impedir de fazer a diferença na vida de alguém, não vai me impedir de tentar ajudar alguém que tem dificuldades relacionadas à timidez, por exemplo. Porque eu sou mais forte que a minha timidez.
Vamos falar um pouco sobre o medo.
Já teve medo de andar sozinho de noite pela rua? Isso é comum, perfeitamente normal, porque pode haver alguma consequência “palpável”. Nesse caso você tem medo de ser assaltado. Então se torna justificável o medo.
Sentiu medo quando dirigiu pela primeira vez?
Perfeitamente normal e justificável. Você tem medo porque pode causar ou ser vítima de um acidente por conta da inexperiência.
Sentiu medo, insegurança ou nervosismo ao conversar com um colega de sala de aula sobre um exercício?
Se você sentiu, vamos ter que deixar clara uma coisa por aqui. Isso não tem justificativa!
Se você dissesse “Oi” para um ou uma colega de classe, o que poderia ter acontecido com você?
● Opção 1: Receberia um “Oi, tudo bem?”, e poderia continuar a conversa e fazer uma nova amizade.
● Opção 2: Você pode ter falado tão baixo, por causa do seu medo, que a pessoa nem ouviu. Então você achou que a pessoa não queria falar com você - Tome cuidado com isso.
Talvez as pessoas não te ouçam porque você fala “pra dentro”.
● Opção 3: A pessoa é chata OU está num dia ruim e por isso não te respondeu, ou respondeu mas não deu chance de continuar a conversa.
Nas 3 opções, você viu alguma coisa perigosa?
Viu alguma situação que você poderia se machucar?
Viu alguma situação em que sofreria um acidente como na primeira vez que dirigiu?
Ou mesmo de ser assaltado na rua de noite?
NÃO! Você não viu perigo algum!
Então por que motivo tem medo?
O mundo inteiro pode tentar te ajudar, mas de nada adiantará se VOCÊ não quiser SE ajudar.
Toda mudança deve partir de você. Não espere isso de alguém.
Tem uma frase que gosto muito, que é:
“Sucesso é uma decisão”.
Tudo que você quiser ser ou ter depende de uma decisão sua. De mais ninguém. Só depende de você.
Talvez você precise até de uma ajuda, mas nunca jogue a responsabilidade pela sua vida na conta de terceiros.
O que exatamente é a timidez?
Timidez é a característica que define a pessoa que sente desconforto ao interagir com outras pessoas.
Não confunda timidez com introversão. Enquanto a timidez causa o desconforto às interações, a pessoa introvertida sente menos necessidade de fazer interações com outras pessoas. Ou seja, uma pessoa pode ser introvertida sem ser tímida.
Uma pessoa introvertida pode perfeitamente não gostar de interações com outras pessoas, mas isso não significa que ela não interage bem quando precisa.
Lembrou de alguém? Esse alguém não é tímido, é introvertido!
Já uma pessoa tímida, muitas vezes, gostaria de ter mais interações, mas a timidez não permite.
Ser tímido também tem suas vantagens...
As pessoas tímidas tendem a ser mais atentas, sensíveis e melhores ouvintes. Algumas pessoas se sentem muito mais confortáveis de conversar com pessoas tímidas porque elas sabem ouvir. Saiba usar essa qualidade!
Ser tímido não é uma coisa totalmente ruim. Eu também sou tímido. E já fui muito mais quando criança.
O problema é quando o grau de timidez chega a um nível que atrapalha seu convívio social, que atrapalha a realização de suas metas pessoais.
E eu não estou falando isso pra ser bonzinho.
Não! Não estou.
Empresários até dizem por aí que um tímido focado e produtivo é mais útil numa equipe do que um comunicativo desfocado e inconsistente, por exemplo.
É possível ser Tímido sem que isso te atrapalhe. Basta ser mais forte que a timidez. Controle-a!
Mas então, quando a timidez se torna realmente um problema?
A timidez é algo terrível quando ela consegue te impedir de se expor por medo das reações de outros. Entende-se “expor” como uma apresentação no trabalho, uma entrevista de emprego, expor uma opinião em uma reunião de condomínio... Ela atrapalha quando faz você se sentir excluído de um grupo que você gostaria de estar incluído, e você se sente excluído porque não tem coragem de interagir com as pessoas do grupo.
Lembra do meu amigo?
Exemplo de superação
Quer saber o que ele fez para melhorar?
Afinal, nada melhor que um caso real pra você aprender alguma coisa, né?
A primeira etapa sempre estará relacionada com estar preparado e confiante.
O que meu amigo fez foi descobrir em que ele era bom e o que gostava de fazer.
E descobriu que era um pouquinho (pouquinho mesmo) acima da média em matemática. Então usou essa facilidade em matemática para ajudar colegas de sala e com isso começou a fazer novos amigos.
Isso facilitou muito a interação dele com várias e várias pessoas na escola ao ponto de quase ninguém perceber que ele era tímido.
Sabe o por quê?
Porque com o tempo ele se tornou mais forte que a sua timidez.
Ele descobriu também que tinha uma facilidade para aprender a tocar alguns instrumentos musicais, então começou a aprender a tocar bateria, guitarra, violão e contrabaixo. Por conta das prioridades ele não se tornou muito bom em nenhum desses instrumentos porque ele não treinou o suficiente, mas o legal da história é que ele tocava esses instrumentos na igreja, e por conta disso conhecia muitas pessoas sempre.
Logo ele começou a fazer academia, e sempre ia malhar nos horários que a academia estava mais cheia, só pra poder fazer os exercícios revezando os aparelhos. Involuntariamente fazia novas amizades assim também.
Começou a fazer Jiu-Jitsu, chegava mais cedo e saía mais tarde e logo fez vários e vários amigos.
E isso foi o que meu amigo fez pra se tornar mais forte que a timidez. Tornou-se mais forte e autoconfiante.
Resumindo, você tem que descobrir algo no que é bom ou que simplesmente goste, e saber usar disso para conhecer pessoas, aprender a conversar, fazer novas amizades. E lembre-se que você não precisa ser o melhor. Aquilo precisa te fazer bem, isso é o que importa, por exemplo, esse meu amigo na academia, nos instrumentos, na academia...
Sabe o que vai acontecer se você fizer como meu amigo?
● Você vai fazer o que gosta;
● Você vai perder gradualmente a timidez;
● Você vai aprender a conversar com as pessoas, te deixando preparado para conversar com todos os tipos de pessoas de acordo com o que observa de cada uma e em diferentes contextos e ambientes;
● Você se torna mais forte que a sua timidez, se torna autoconfiante.
Essa foi a maneira que ele encontrou de ser mais forte que a timidez.
Os caminhos para perder a timidez
Existem basicamente 2 caminhos para perder a timidez; A primeira opção, psicoterapia, também envolve a segunda, as habilidades sociais.
1. Psicoterapia;
2. Treinamento das habilidades sociais.
Sem saber tecnicamente o que estava fazendo, meu amigo optou pelo treinamento das habilidades sociais, fazendo tudo que foi descrito acima.
Porém, ainda existem níveis de Timidez que exigem um pouquinho mais de esforço. Algumas vezes até se faz necessária a ajuda de um profissional.
MAS NÃO É IMPOSSÍVEL!
E o melhor é que caso não consiga melhorar sozinho, existem vários e vários profissionais especializados neste assunto a sua disposição.
Eles são os psicólogos. E todos que sofrem com os impactos da timidez deveriam conhecer mais de perto o trabalho destes profissionais.
Na prática, boa parte do que eles irão fazer é identificar as habilidades sociais que precisam ser melhoradas, procurar identificar fatores externos à timidez que podem estar atrapalhando seu desenvolvimento, como a ansiedade por exemplo, e depois de identificadas, irão conduzir cada pessoa de modo que aumente seu repertório de habilidades sociais.
É claro que tudo fica mais fácil quando existe alguém qualificado conduzindo a situação, assim como um professor em sala de aula, mas não é impossível fazer isso sem a ajuda desses profissionais.
Mesmo que não queira ir ao psicólogo, é essencial pelo menos a leitura de conteúdos destes profissionais. Muitos deles disponibilizam vídeos riquíssimos em conteúdo na internet gratuitamente.
Agora vamos ao que interessa!
Como ser mais forte que a timidez
Para entender como ser mais forte que a timidez, primeiro você precisa saber o que são as Habilidades Sociais.
Sabendo o que são essas Habilidades Sociais você terá dado um belo passo para encontrar onde pode estar ou podem estar suas falhas.
Habilidades Sociais
Vamos lá!
Habilidades Sociais são características do COMPORTAMENTO das pessoas.
As habilidades sociais são características que aprendemos no decorrer das nossas vidas que são baseadas em todas as situações e pessoas com quem tivemos interações.
Cada situação faz com que você, inconscientemente, analise com cuidado o ambiente, as pessoas envolvidas, o nível de stress, o público à volta dentre outras coisas. A sua atitude depende de uma análise rápida da situação. Porém, como tudo na vida, você aprende, e quando passa por situações parecidas novamente, você já sabe como agir sem pensar tanto como na primeira vez.
Essas situações que exigem interações, seja pessoalmente, online, por telefone, etc… são denominadas Desempenhos Sociais.
Atenção!
Ser ou não habilidoso é uma questão de aprendizagem, portanto, é um padrão modificável.
Ou seja, cada pessoa pode aprender a ser como quiser, assim como pode aprender a falar um novo idioma se mostrar esforço para isso.
E falando em idioma, lembrei de um empreendedor chamado Flávio Augusto, fundador da Wise Up. Ele era uma pessoa tímida demais, de acordo com o que ele diz em suas palestras, e atualmente é referência de como falar em público, como empreender, dentre outras coisas, e ele usou uma habilidade que tinha mais forte para treinar e fortalecer outras habilidades sociais.
O Flávio utilizou a habilidade de empreender para que servisse de base para o avanço das outras habilidades. Atualmente ele dá treinamentos, palestras, cursos, faz vídeos, entre outras coisas.
É mais um exemplo de uma pessoa tímida que aprendeu a ser mais forte que a timidez.
Cuidado!
Um repertório pobre em Habilidades Sociais pode levar a pessoa a possuir um círculo de amigos muito restrito, talvez até inexistente.
Quando essa falta de habilidades sociais chega a um nível preocupante ela pode causar problemas como depressão, esquizofrenia, drogadição e ansiedade social além de afetar a autoestima.
O desempenho social é garantido pelo repertório de habilidades sociais de cada pessoa.
Sabe-se que as Habilidades Sociais são conjuntos de comportamentos aprendidos durante a história de vida de cada pessoa, e que vão garantir a eficácia do seu desempenho social no tempo presente e futuro baseado no aprendizado do passado. A lista abaixo mostra algumas habilidades sociais:
● Falar em público;
● Fazer pedidos;
● Negar pedidos;
● Iniciar uma conversa com alguém;
Estes são apenas alguns exemplos.
Mas, como desenvolver habilidades sociais?
Vivenciando!
Pronto! Encontramos a causa raiz da DIFICULDADE de ser mais forte que a timidez.
Que fique bem claro que a falta de “vivência” NÃO é a causa da timidez, mas contribui fortemente para que uma pessoa tímida não consiga desenvolver suas habilidades sociais, impedindo-a de ser mais forte que a Timidez.
Uma pessoa tímida que não consegue desenvolver suas habilidades sociais, continuará tímida :D
Já entendeu a ligação entre as habilidades sociais e a timidez?
Existem casos que a Timidez está ligada apenas à falta de Habilidades sociais (porque não vivenciaram muitas coisas por causa da timidez e consequentemente não desenvolveram estas habilidades).
Mas... também existem casos que o sujeito tem habilidades sociais satisfatórias, mas não consegue utilizar por causa de fatores externos como a ansiedade por exemplo. Mas para um psicólogo isso é não é difícil de ser diagnosticado.
E finalmente...
Os 5 Passos para você vencer a Timide.
Método PIAVA
Método de 5 passos para você ser mais forte que a timidez. Controle até que ela deixe de existir, do Leonardo M. Scaldini:
1. Pesquise;
2. Identifique;
3. Apareça;
4. Vivencie;
5. Aperfeiçoe.
Apenas siga o método!
1 – Pesquise
Identifique em você, qual ou quais habilidades sociais você mais precisa aperfeiçoar - Você pode ter ajuda de um psicólogo se quiser.
É nesta etapa que você deve listar tudo que te atrapalha.
Nesta etapa você lista coisas como “Não consigo falar em público”, “Não consigo agir naturalmente na frente de alguém”,”Não consigo fazer amigos”.
Nesta etapa serão listadas todas as suas dores, tudo em que a timidez consegue te atrapalhar.
2 – Identifique
Identifique Habilidades!
Identifique em você as habilidades mais desenvolvidas ou que você gostaria muito de desenvolver.
Pode ser desenhar, cantar, tocar um instrumento musical, estudar história, política, o que for. Você que precisa identificar isso.
Meu amigo identificou sozinho, então você também consegue.
Se você tentar muito e não conseguir identificar nada, você precisa experimentar fazer coisas novas para saber se gosta.
Por exemplo, você precisa cozinhar, ou precisa mergulhar, ou precisa empreender, tudo isso para você identificar com qual ou quais atividades você tem mais afinidade.
3 – Apareça!
Identificadas as habilidades que você descreveu no 2° passo, procure entender como você pode usar estas habilidades mais desenvolvidas para ajudar outras pessoas, e assim interagir mais com outras pessoas.
Meu amigo ajudou pessoas a entenderem matemática na escola.
O Flávio Augusto ajudou pessoas a empreenderem.
Pense bem! Você é capaz de gerar valor para alguém que precisa.
Fazendo isto você terá mais interações e terá mais oportunidades para aumentar seu repertório de habilidades sociais.
4 - Vivencie!
Ao interagir com outras pessoas você deverá analisar o que descreveu no 1° passo e irá vivenciar situações que exigirão de você o uso das habilidades sociais que você descreveu lá. Essas situações se tornarão cotidianas e servirão para que você possa medir seu Desempenho Social.
É nessa hora que você precisa mandar a timidez calar a boca, porque a partir de agora você assumiu o controle!
Nessa hora você precisa ser forte. Talvez seja a etapa mais difícil, mas se você tiver um olhar mais técnico, prestando atenção e lembrando de tudo que foi escrito neste artigo, você conseguirá!
Se for ensinar alguma coisa a alguém ou fazer uma apresentação, treine no espelho. Se for fazer um vídeo, pense em tudo, escreva, treine como falar e grave vários vídeos antes de chegar no final. Use a sua criatividade.
5 – Aperfeiçoe!
Aperfeiçoe! Vivencie de novo e de novo até que isso se torne normal para você.
Quando se tornar normal, você nem vai lembrar que a timidez já te atrapalhou algum dia.
E pronto! Você foi mais forte que a timidez no passo 4, e agora você assumiu de vez o controle no passo 5.
Não deixe, nunca mais, que a timidez atrapalhe a sua vida!
E lembre-se:
SUCESSO É UMA DECISÃO!
Visite o site: mondine.com.br
By: Leonardo Scaldini
@leoscaldini
17 de Janeiro de 2019
Engenheira de produção | Green belt | Supply Chain
5 aArrasou 👏👏👏💗