Timidez um medo a superar.
Existe uma diferença enorme entre ser discreto e tímido. O tímido não se arrisca a expor suas qualidades no grupo por se preocupar excessivamente com a opinião dos outros sobre si. Estaria a timidez no mundo coorporativo diretamente ligada a falta de coragem? Será simples assim definir a timidez? Outro dia ouvi de uma pessoa: “Fulano parece um papel de parede. Ninguém percebe a presença dele no lugar”. Seria cômico se esta pessoa, o Fulano, não fosse um líder de equipe e chefe de setor. Então, não é cômico, é trágico.
Fulano pode não ter escolhido essa postura. Se chegou ao cargo de chefia é porque possui qualidades importantes para a empresa, inteligência emocional suficiente para adequar e resolver conflitos.
Mas o medo desses julgamentos – que configura baixa autoestima – o faz parecer um papel de parede. Talvez o seu superior esteja arrependido de ter promovido Fulano. Ele não parece o mesmo que fez jus à promoção, focado na autorrealização e crescimento na empresa. Agora que precisa atuar em reuniões, dividir decisões ouvir e principalmente falar com subordinados, clientes e fornecedores, se abstém e dá a palavra a outro, inibido.
O competente e inteligentíssimo Fulano está com medo de julgamentos. Não consegue expor suas ideias quiçá num pequeno grupo de brainstorming.Fulano que antes parecia discreto, na verdade é controlado pela timidez, sentimento que interfere de forma definitiva na realização de seus projetos impedindo conquistas. A timidez não protege ninguém da exposição, pelo contrário.
Uma pessoa que faz de tudo para não ser julgada ou notada está levando a si mesma para o caminho do insucesso. Não podemos julgar os motivos que levam alguém a se fechar desta forma. Mas podemos afirmar sem dúvidas que é preciso tratar a timidez como um problema. Claro, se você decidir viver sozinho e tiver condições para curtir sua timidez e falta de exposição e ainda assim conquistar a felicidade e sucesso que espera, fique no seu canto.
Mas se a intenção é vencer desafios na empresa, vencer bloqueios na vida pessoal, você precisa primeiro vencer a timidez. Procure saber como. Procure ajuda de especialistas, coaching, psicólogo, procure se conhecer melhor. Comece a trilhar o caminho de sucesso e recompensa que sua capacidade faz por merecer. Não seja um papel de parede!