Tipografia
Significado e Importância
Tipografia: substantivo feminino
- a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos.
- conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), esp. no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa.
Na definição do dicionário, “tipografia é a arte de imprimir os tipos” — (que vem do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”). O termo também refere-se à formação de seu desenho e desdobramento em famílias inteiras, que incluem variações de altura, espessura e largura, além das versões em negrito, itálico e sublinhado.
Há mais de 5.000 anos, quando alguns alfabetos ainda nem existiam, na Península Ibérica usava-se alguns desenhos em placas de xisto pra identificar os membros de suas elites. No entanto, falando do histórico tipográfico, o certo a se afirmar é que o primeiro registro impresso com tipos móveis (em metal) é atribuído ao famoso alemão Johhan Gensfleisch zur Laden, comumente conhecido como “Gutenberg”, o mesmo famoso pela impressão da bíblia de 42 linhas entre 1452 a 1455.
Hoje, existe uma variedade incalculável de tipos à disposição dos designers e do público em geral. Além disso, é possível criar fontes para projetos específicos, e também modificar ou aperfeiçoar as já existentes.
As fontes são, ainda, classificadas em alguns grupos básicos, como serifadas, sem serifa, cursivas, fantasia e display. Esses grupos, assim como vários outros, possuem subclassificações, oferecendo uma grande variedade de estilos.
Veja este exemplo:
Olhando para esse alfabeto, você consegue identificar a qual empresa ela pertence?
Se você disse Walt Disney, acertou. Mas como é possível criar esse efeito de reconhecimento instantâneo ao apenas visualizar uma tipografia?
Esse tipo de fenômeno ocorre devido ao acúmulo de experiências que um indivíduo tem com um produto ou serviço específico, na maioria das vezes, influenciado pela mídia. Acontece que ao olharmos para uma tipografia, não enxergamos apenas um conjunto de letras quaisquer, subconscientemente vemos impressa uma identidade visual de uma marca.
A marca, em si, expressa a essência de uma empresa e é nela que estão fixados valores representativos como ideais, objetivos, visão e missão. Mas para que esses valores abstratos sejam expressos e absorvidos, a marca precisa ser representada por atributos concretos como a tipografia.
Elementos tipográficos:
Ao criar uma tipografia, você está desenvolvendo um “tipo”. Cada tipo é o equivalente a um conjunto de letras, números e sinais que seguem os mesmo padrões estruturais e juntos formam uma classe completa de caracteres, denominado fonte.
Por sua vez, um conjunto de desenhos de fontes e suas variações (negrito, itálico, bold, etc.) formarão uma família específica, denominada “família tipográfica”.
Em resumo, podemos dizer que em uma palavra escrita, cada letra, sinal e até os espaços são caracteres; cada carácter que compuser um texto será todo desenhado seguindo um estilo em uma única fonte ou tipo; e, por fim, se durante o texto for usada diversas variações de um mesmo estilo, o texto foi escrito utilizando uma única família tipográfica.
Para se criar uma tipografia coerente é necessário que toda fonte desenvolvida tenha uma mesma altura da letra (point size), largura de linha, espaçamento entre linhas (leading) e espaçamento entre letras (kerning), assegurando que cada padrão estrutural que representa visualmente a identidade de uma família tipográfica será mantido.Para isso, ao se desenhar cada carácter, a anatomia do tipo deve ser respeitada.
Anatomia do tipo:
Na biologia, a Anatomia compreende o ramo no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos e, partindo do mesmo princípio, a anatomia do tipo irá estudar a composição de cada caractere em uma fonte, no tamanho do corpo de texto a ser utilizado, na angulação do traço, entre outras variáveis.
Aplicações:
Um exemplo da importância da aplicabilidade desses conhecimentos de estrutura tipográfica é no desenvolvimento da diagramação, um dos principais trabalhos desenvolvidos pelos designs gráficos. A diagramação consiste em distribuir os elementos gráficos desenhados na tipografia em um determinado espaço delimitado, podendo ser aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, websites, entre outros.
Você já reparou que ao ler um jornal, ao acessar um site ou ler um folder, tudo está em harmonia e que todos os elementos estão dispostos em caráter de relevância? Isso tudo agrega valor ao seu empreendimento, pois visa melhorar a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem lê.
Referências: Dicionário da Língua Portuguesa / Blogchiefofdesign / Blogdodesign / Mocho
Ensino empresas a tornar suas Lideranças parceria do seu negócio | Especialista em Carreira & Liderança Feminina | Palestras & Treinamentos | Recrutamento | Linkedin para Executivos | Professora | Consultoria de RH
6 aEntao bora colocar a mao na massa. Rs
Ensino empresas a tornar suas Lideranças parceria do seu negócio | Especialista em Carreira & Liderança Feminina | Palestras & Treinamentos | Recrutamento | Linkedin para Executivos | Professora | Consultoria de RH
6 aTopa falar sobre algumas marcas e como foram criadas?
Ensino empresas a tornar suas Lideranças parceria do seu negócio | Especialista em Carreira & Liderança Feminina | Palestras & Treinamentos | Recrutamento | Linkedin para Executivos | Professora | Consultoria de RH
6 aNossa tanta coisa que nem se imagina