Tipos de Firewall
Quando se trata de segurança cibernética, as barreiras que detectam movimentações suspeitas são essenciais para impedir a entrada de usuários não autorizados, formando uma camada de proteção mais eficaz.
Um exemplo dessas barreiras é o Firewall, que funciona como um vigia, monitorando a rede por 24h, bloqueando e criando alertas em casos de tentativas de invasão.
Implementar sistemas como o Firewall deixou de ser opcional para empresas que buscam evitar surpresas e, principalmente, prejuízos. Hoje, ele é uma peça-chave nos investimentos em TI e na proteção de dados e operações.
Mas, em meio a tantas opções e tipos de Firewalls no mercado, surge a dúvida: qual é o melhor modelo para o meu negócio?
Neste segundo artigo da Jornada Tech, vamos apresentar os diferentes tipos de Firewall e te ajudar a escolher a opção mais adequada para a segurança da sua empresa.
Embora existam diferentes tipos de Firewalls, vou destacar os 3 principais:
Firewall de Software:
O firewall de software é instalado diretamente nos dispositivos, como servidores, computadores pessoais ou dispositivos móveis.
Ele é um programa ou aplicativo que monitora e controla o tráfego de dados entre o dispositivo e a internet, filtrando o tráfego de entrada e saída com base em regras predefinidas, como endereços IP, protocolos de rede e portas de comunicação, para determinar se o acesso deve ser permitido ou bloqueado.
Esse modelo é uma opção mais flexível, justamente por possuir uma certa facilidade de configuração.
Vantagens:
Custo-benefício, fácil integração com outros sistemas, implementação simples e possibilidade de atualização constante.
Aplicações:
Indicado para pequenas e médias empresas que buscam uma solução de segurança completa e escalável, sem a necessidade de investir em dispositivos físicos.
Firewall de Hardware
Diferente do firewall de software que não necessita da instalação de dispositivos físicos, no modelo hardware são instalados dispositivos físicos em pontos estratégicos da rede, entre a rede interna e a rede externa, funcionando como uma barreira de proteção entre os dois ambientes.
O firewall de hardware é configurado para monitorar, filtrar e controlar o tráfego de dados que entra e sai da rede, aplicando regras de segurança que determinam o que pode ou não ser acessado.
Ele pode proteger uma rede inteira e é projetado para operar de forma contínua, ou seja, sem intervenção humana constante.
Vantagens:
Alto desempenho, segurança robusta e capacidade de lidar com grandes volumes de tráfego.
Aplicações:
Ideal para empresas de grande porte que necessitam de um alto nível de segurança e controle sobre o tráfego de dados.
Firewalls de próxima geração (NGFW)
Ao pensar em tecnologia, é comum direcionarmos nossa mente para cenários que remetem a inovação e agilidade, não é? Normalmente, o nosso cérebro tende a imaginar somente situações positivas.
No entanto, não podemos esquecer que com o avanço da tecnologia, os ataques cibernéticos também se tornaram mais sofisticados, exigindo estratégias de proteção mais robustas. É nesse contexto que surgem os Firewalls de Próxima Geração, para lidar com as ameaças mais complexas do cenário atual.
Enquanto os firewalls tradicionais se concentravam principalmente na filtragem de pacotes e no controle de tráfego com base em regras simples (como endereços IP ou portas), os NGFWs oferecem funcionalidades avançadas como inspeção profunda de pacotes, prevenção de intrusão, filtragem de conteúdo web e proteção contra ameaças de aplicativos.
Vantagens:
Proteção abrangente contra uma ampla gama de ameaças, visibilidade completa do tráfego de rede e capacidade de adaptação a novas ameaças.
Aplicações:
Ideal para empresas que precisam de uma proteção completa e personalizada, capaz de acompanhar a evolução das ameaças cibernéticas.
Qual a melhor opção para o seu negócio?
A escolha mais adequada depende de alguns fatores que precisam ser analisados, entre eles: o tamanho da empresa, a complexidade da rede, os tipos de dados que precisam ser protegidos e o quanto a empresa está disposta a investir.
Como implementar o Firewall na sua empresa?
Como você viu, existem diversas abordagens de firewalls, por isso, antes de implementar qualquer solução, é interessante analisar as necessidades atuais da empresa, o tamanho e a complexidade dos dados a serem protegidos.
Isso vai permitir a instalação de uma ferramenta que atenda as particularidades dos negócios de forma eficaz, tanto no quesito de segurança, quanto financeiro.
Fale com a SPS, tire suas dúvidas e conheça nossas soluções para prevenir e detectar intrusos.