Tipos de liderança
De acordo com a ciência psicológica existem dois tipos de modelo de liderança.
Liderança Dissonante:
· Mantém uma distância emocional da equipe, é frio.
· Usa o medo como estratégia de gestão. Ex. medo de ser demitido, medo de ser exposto etc.
· O motivador utilizado por este líder tem foco no externo ex. dinheiro, status etc.
O medo e a desconfiança são emoções que se completam ex. Se você tem medo do escuro é porque desconfia que tem algo escondido. Em ambientes onde existe o medo e desconfiança falta harmonia como consequência ele gera mais custo com retrabalho, tratamentos médicos, tempo na resolução de conflitos, baixa produtividade e entregas com baixa qualidade etc.
Liderança Ressonante:
· Tem foco na empatia, procura entender do ponto de vista e experiência do outro sem julgamentos, faz um esforço para se conectar com o sentimento do outro, mesmo quando o cenário envolvido não faz sentido para ele.
· Usam motivadores como propósito (visão de longo prazo) para gerar engajamento afim de alcançar algo melhor.
· Consegue comunicar a visão do todo levando em considerações todos os pontos de vista.
· Consegue mostrar benefício além da recompensa financeira, pois outros fatores como realização, aprendizado e sensação de pertencimento trazem felicidade e consequentemente emoções positivas.
· Para gerar engajamento entende que as variáveis desafio e competências precisam ser levadas em consideração para realizar a distribuição dos desafios de acordo com as competências dos recursos refletindo sobre as questões abaixo:
· Ao distribuir um desafio adequado a competência a pessoa irá ter a motivação e foco necessário, consequentemente aumenta o engajamento e a produtividade.
· Ao distribuir um desafio complexo para uma pessoa que não tem a competência necessária sem se comprometer a fazer com ele (ensinar), você irá gerar medo, insegurança e consequentemente stress.
· Ao distribuir um desafio simples para uma pessoa de alta capacidade você irá desmotiva-lo.
É responsabilidade do líder estar próximo a sua equipe para identificar as competências técnicas e comportamentais e ajudar na evolução das pessoas e dos resultados.
Curiosidade
Uma pesquisa realizada pela revista científica The Leadership Quarterly, 23(2), 259-272, submeteu pessoas a exames cerebrais e pediu para os participantes lembrarem de líderes dissonante e ressonante.
Ao lembrar de líderes ressonante, o cérebro ativa os circuitos associados a empatia e relações humanas, e conexão social, inspiração. O cérebro também se conecta melhor com estruturas analíticas e lógicas.
Ao lembrar de líderes dissonante, o cérebro inibe circuitos de empatia e relações humanas e prejudica raciocino analítico e lógico.
Liderar pelo medo só traz resultado quando o líder está olhando e controlando 100% do tempo, já um líder ressonante que gera confiança e respeito garante os resultados mesmo quando não está presente, porque as pessoas acreditam no propósito.