Todo mundo e qualquer um agora é Coach!

Todo mundo e qualquer um agora é Coach!

Se fizer uma consulta pela WEB, em qualquer mídia social, com o tema "COACH" o resultado trará um número incalculável de pessoas que se Auto intitulam Coach.

Apesar de ser uma necessidade do perfil educacional do nosso país, ter quem te diga o que fazer ou sugerir um caminho que você por muitas vezes enxerga, mas não consegue seguir, a ferramenta de Coach que quer dizer em uma tradução livre, TREINADOR, ou seja, aquela pessoa que vai desenvolver suas habilidades existentes mas pouco trabalhadas por si mesmo(a), o que vemos hoje na aplicação desta função, são pessoas que buscam referências pessoais para orientar outras pessoas.

Você vai pensar, "E daí? Qual o problema nisso?"

O problema é que muitos destes profissionais sequer se conhecem, sequer sabem superar desafios pessoais, pois muitos são afetados por estes desafios e suas carreiras são diretamente afetadas quando alguma questão de ordem pessoal acontece e não conseguem tocar em frente, seguir no foco de sua carreira e tudo então desanda. Estes mesmos profissionais se "tornam" Coach e querem ditar aos outros o que fazer.

O papel do Coach não é ditar, e sim orientar, sugerir caminhos(no plural) e deixar por livre escolha do orientado. Apresentar os riscos de cada passo, porém o passo decisivo deve ser do orientado. Afinal que treinador coloca seu orientado numa bolha para que ele não caia, não se machuque? É necessário aprender com as experiências, tanto própria, quanto observada nos outros, mas as experiências próprias terão uma relevância maior, pois somos indivíduos diferentes e não necessariamente as consequências serão as mesmas.

É necessário não cair no conto da frase "deu certo pra mim, vai dar certo pra você também!", mentira! Não é assim que acontece.

Por ter baixa barreira de entrada, qualquer um que desenvolve boas habilidades de comunicação e sabe encantar através da fala, se intitula "Treinador", mas não é necessariamente assim. Tem muito charlatão em qualquer lugar, mas o número cresce muito neste nicho. Cuidado e pedir referências nesta hora são imprescindíveis na hora de contratar um serviço de Coach para que seus resultados se aproxime ao esperado.

O processo de seleção natural vai ditar quem fica ou não, mas é necessário que tenhamos cuidado redobrado. O charlatão vai dar um golpe somente, mas não vai ficar, então não seja você essa "uma" vítima destes charlatões.

Vinicius Santiago

Cláudia Feijó

Senior HRBP | Gerente de Recursos Humanos | Especialista em Desenvolvimento Organizacional | Recrutamento e Seleção | Gestão de Talentos | Remuneração Estratégica | Desenvolvimento de Lideranças | Gestão do Desempenho

7 a

Na realidade o Coach não tem que dizer o que o coachee deve fazer - e vc enfatiza isso no seu texto. Esse é o grande "problema" que enxergo na prática: já que eu não tenho que dizer o que meu cliente deve fazer, então posso atuar facilmente como coach em qualquer área. E pasmem, isso é vendido quando fechamos a formação!! Acho isso muito temerário, pq vi com meus próprios olhos pessoas totalmente despreparadas achando que iam mudar o mundo só pq fizeram a formação em 8 dias.

Flávio Ferreira

Pedagogo | Educação | Analista de RH | Recursos Humanos | Generalista

7 a

Ótimo texto!!! Vinicius Santiago Não sou psicologo, porém, o que vejo de pessoas dizendo - se Coach e fora do comum. Entendo que as pessoas querem tem sua renda/salário, mas tenhamos um pouco de coerência com papel que está assumindo e o compromisso que está assumindo em orientar um pessoa que preciso de ajuda ou quer se abrir a novas potencialidade que ela desconhece. Orientar pessoa não é simplesmente: " Faça isso e depois aquilo" ou " Vá por esse caminho". Orientar pessoas pressupõem conhece - las muito bem e indicar caminhos que ela ira escolher. Parabéns pelo texto!

Douglas Mendes (PcD) ✊🏾 🏳️🌈

HR Business Partner | Talent Acquisition, Diversidade, Equidade e Inclusão, Clima, Cultura e DHO | Mentor de Carreira para Profissionais de Tecnologia, Produto e Dados | Psicólogo | PcD

7 a

Ficou ótimo, a grande questão é que tem pessoas que realmente ainda não estão preparadas para orientar a carreira do próximo e ainda tem aqueles que se aventuram em áreas que não conhecem.. Ex: Os Coachs que não são Psicólogos e querem falar de transtorno.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos