Todo mundo fala de metas, mas e a verdade sobre elas?
Para muitos, as metas são algo muito difícil e, por vezes, inalcançável.
E a verdade é que muitos miram apenas no resultado final. Isso torna o atingimento das metas mais difícil!
Imagine que você colocou como meta "se tornar um astro do rock". Parece tão difícil alcançar isso, não?! Ainda mais a curto prazo.
A dica que eu dou é dividir as metas em passos e em objetivos. Então, nesse caso, o primeiro passo é ter uma banda. Para ter uma banda, você precisa procurar um baterista, um baixista e um guitarrista, por exemplo. Depois, precisa da aparelhagem necessária, caso não tenha. Depois, definir se vão fazer cover ou músicas autorais. Se forem autorais, precisa compor. Depois, então, encontrar um lugar para ensaiar.
Esse é só o primeiro passo! Mas percebe como, dessa forma, além de ficar mais claro também parece mais facilmente alcançável?!
Você poderia continuar com passos como: conseguir uma gravadora, conseguir um empresário... e cada um desses passos com objetivos ou tarefas menores.
No meio do caminho tinha uma pedra...
Outro ponto em relação as metas que é importante levar em conta é o meio do caminho. As coisas mudam e isso não é problema. Por vezes a meta que você definiu na virada do ano, por exemplo, não faz mais sentido agora ou precisa de modificações.
É importante entender que isso acontece e não deve ser um problema ou parecer ser sinal de fraqueza, nem deve gerar frustração. Do contrário, significa que você está acompanhando de perto suas metas e precisa evoluir.
Vou dar um exemplo: supomos que você colocou como meta ir atrás de uma academia de artes marciais neste ano. Acontece que lá pela quinta aula você percebeu que não era bem isso que você queria. Tudo bem. Pior é continuar a fazer algo que você não gosta por medo de se sentir fracassada por não ter cumprido a meta.
Isso está muito metafórico? Mas também serve para o dia a dia do trabalho
A ideia é a mesma independente do contexto. Pensando num exemplo de trabalho: você colocou como meta criar vídeos para chamar a atenção dos usuários da sua marca. E você até seguiu a sugestão de dividir em passos e objetivos porque você quer realmente alcançar sua meta...
Eis que um dos seus objetivos era analisar a concorrência para entender como trabalhavam com esse tipo de coisa. Eis que você descobre que a concorrência não faz. Pode haver dois motivos: ou estão atrasados no tempo ou o perfil de público não combina com esse tipo de material. Na dúvida você resolve insistir com a meta e testar e, após fazer uns 3 vídeos, percebe que o público não responde bem. E aí? Vai manter a meta ou vai mudá-la, adaptá-la?
E quando a meta vai por água abaixo?
Por fim, temos as metas que, mesmo seguindo a ideia do começo, não são atingidas. Vamos a um exemplo prático: você colocou como meta gerar 200 agendamentos em 3 meses. Para isso, quebrou a meta em objetivos menores, como criar várias páginas de cadastro, fazer postagens nas redes sociais, fazer uns anúncios, etc.
Tudo parece bem e certo na sua cabeça, mas ao final dos 3 meses você conseguiu apenas 60 agendamentos. Frustrante?
É aí que entra a terceira questão sobre as metas: elas precisam de acompanhamento. É um pouco da máxima "quem não é visto não é lembrado". Explico: se você não lembra constantemente que existe aquilo você muito provavelmente não vai acompanhar o andamento e não vai poder seguir a segunda questão, ou seja, adaptar ou mudar se necessário.
É como se você quisesse ser um astro do rock, mas esperasse que a oportunidade batesse na sua porta. Ou ainda como se você quisesse 200 agendamentos, mas não acompanhasse o que desenvolveu para chegar a esse número. Então como você saberia o que seria necessário mudar? E o pior: é capaz de você não conseguir identificar sequer porque você não chegou lá.
Falo um pouco sobre isso no meu texto "Sou de humanas, mas aprendo com dados". Espero que essas dicas te ajudem a alcançar as suas metas esse ano, sejam ela pessoais ou profissionais.
Um beijo e até a próxima! =*
Especialista em Customer Success | Mentor | Atendimento ao cliente | Gestão de equipes e projetos | Construo times escaláveis e de alta performance: pessoas, processos, indicadores e ferramentas!
6 aTenho várias, não vai ser fácil, mas acredito que vou alcançar. Uma delas é falar inglês fluentemente no decorrer deste ano.
Gestor de Conteúdo Sr. na Softplan | Expertise em Comunicação Social, Marketing Digital e Produção de Conteúdo para Mídias Digitais.
6 aMinha meta é emagrecer. #Workhard