Todo profissional com um bom guia vai mais longe na carreira!

Todo profissional com um bom guia vai mais longe na carreira!

A carreira é como explorar um caminho por onde você nunca percorreu. Na primeira vez que chega a uma bifurcação você tem dúvidas se escolhe direita ou esquerda porque não sabe o que virá em seguida. Mas quando você chega a essa bifurcação pela segunda ou terceira vez a escolha se torna fácil, graças a experiência adquirida anteriormente.

Quando usamos uma estrada como metáfora é muito fácil enxergar o dilema e desafio de se fazer uma escolha pela primeira vez que se toma uma decisão em um caminho desconhecido. E na carreira não é diferente. Quando assumimos o primeiro emprego temos dúvidas em relação a como nos portar em reuniões, como conversar com o chefe quando queremos fazer uma solicitação e por aí vai. Quando assumimos a liderança de uma equipe pela primeira vez temos dúvidas de como motivar o time e como cobrar, quando necessário, sem perder aprovação e aceitação. Enfim, são muitos desafios e dúvidas ao longo da carreira.

Na estrada usamos um guia, como um aplicativo de celular que indica o melhor caminho a ser percorrido. Ele evita erros e mostra o caminho mais rápido para o seu destino. Na carreira quem pode fazer esse papel é o mentor. Você tem um mentor?

Mentor é um profissional mais experiente em relação aos desafios que ainda são novos para você. Com essa pessoa, que deve ser alguém que te inspira, você compartilha seus dilemas e desafios e pede conselhos em relação ao que fazer baseado nas experiências que ele já teve. Dessa forma, você evita erros e encurta o caminho para bons resultados e aceitação.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, a mentoria é mais comum, pois é uma maneira de compartilhar boas práticas e encurtar o caminho para o sucesso, o que pode ser entendido também como produtividade maior. No Brasil, ainda é um movimento mais discreto, mas se você quer um atalho para o sucesso, escolha um bom mentor que te inspira e em quem você confie.

Por fim, a mentoria é um processo positivo tanto para o mentorado como para o mentor, que também aprende e se desenvolve muito nessa jornada.

Julio Herdy Costa

Veja as competências que vão te ajudar a crescer na carreira!

www.analistaexecutivo.com.br

Eu tenho essa oportunidade de ter um mentor e com certeza agrega muito.

Marilaine Otoni

Engenharia de Produção | Gestão de Projetos | Gestão de Processos | Gestão de Contratos | Planejamento e Controle

5 a

Parabéns pelos conteúdos! São ótimos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Julio Herdy

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos