Todos Juntos ou não somos NINGUÉM!
A depressão é um transtorno de humor, que gera uma sensação de tristeza, desanimo falta de perspectiva, medo do futuro, entre outros tantos sentimentos improdutivos.
Cerca de 97% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. O que vem dando a ela o titulo de “O grande mal do século”.
Acontece que essa patologia deixou de ser uma questão apenas pessoal, ela agora faz parte do contexto organizacional. O medo de perder o emprego, a constante busca pelo sucesso, a necessidade de reconhecimento, o desejo da realização profissional, a constante desconfiança dentro do ambiente corporativo são grandes causadores desse estresse mental e emocional. O que leva a muitos casos de afastamento, baixa performance, pouca produtividade, e claro o baixo resultado da empresa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão passará de quarta para a segunda colocada entre as principais causas da incapacidade para o trabalho no mundo, acredita-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo no Brasil 17 milhões.
Não podemos colocar tudo na conta das empresas, sabemos que as causas da
depressão podem ser as mais variadas possíveis, temos fatores como a genética, biológico, psicossociais e ambientais, mas fato é que hoje já se entende que o trabalho contribui de forma decisiva para o inicio ou agravamento do quadro depressivo. Pois o clima organizacional pode ser positivo, neutro ou negativo, e isso vai desencadear o processo depressivo no colaborador. Quando o clima organizacional é positivo, os colaboradores tem prazer em estar na empresa, gostam de se relacionar com seus colegas de trabalho, não existe julgamentos, culpas, humilhação. A gentileza, parceria e empatia tomam conta do ambiente. Quando os conflitos surgem, são tratados com leveza, respeito e interesse de todos em resolver. O coletivo, a inspiração e a criatividade prevalecem.
Nos ambientes neutros, o que sustenta é a apatia, poucos fazem questão de saber o que está acontecendo, e muitos querem mesmo é fazer o seu trabalho e pronto. Tanto as críticas como os elogios, não fazem parte da rotina, as conversas são superficiais, e os problemas são empurrados com a barriga.
Contudo, quando falamos de um clima organizacional negativo já encontramos colaboradores insatisfeitos, improdutivos, inseguros e pouco criativos. O ambiente é de critica, julgamento, fofocas, conflitos constantes, berros, desprazer em estar na empresa, existe uma obrigação de ir trabalhar. As relações são tóxicas, as responsabilidades não são assumidas, são passadas para o outro. O sentimento geral é de insatisfação, raiva e mágoa.
Procuro trazer um olhar de consciência para ambas as partes, cabe as empresas entender, aceitar e lidar melhor com as relações dos seus colaboradores e criar um ambiente organizacional harmônico, saudável e com respeito. Assim como também cabe ao colaborador buscar qualidade de vida pessoal, encontrar seu propósito de vida, se autoconhecer, se autogerir, falar sobre o assunto, não ter vergonha, nem se sentir pequeno diante dos sentimentos, não se cobrar tanto e claro sempre buscar ajuda aos primeiros sinais. Não se feche, nem se isole. Vamos juntos mudar esse cenário doloroso e atuar no combate a doença e na melhora do estilo e qualidade de vida! Vamos falar sobre o que sentimos e como nos sentimos, quebrar o tabu sobre esse assunto, encará-lo com mais leveza e clareza. Vamos construir essa parceria Empresa / Colaborador, mudar essa perspectiva e seguir juntos pela Vida!