Todos Vendedores
Seria muito bom se todos os funcionários de uma empresa experimentassem por algumas semanas o que é vender.
Prospectar e abordar um futuro cliente, entender as necessidades e contornar as objeções, montar uma proposta de qualidade, discutir e negociar valores, acompanhar o processo, fechar o negócio e praticar o follow-up durante e depois.
Seria legal se pudessem curtir esse experimento, investir na sua apresentação, passar pelo que passa o vendedor, almoçar correndo, muitas vezes apenas um lanche, rodar o dia todo buscando negócios, gastando combustível, sola de sapato, estacionamento, muitas vezes sem nenhum reembolso e ainda investir em um bom plano de celular para ser acessível ao cliente.
Trocar experiências com diversos tipos de pessoas, cada um com uma característica, do arrogante ao simplório, do otimista ao pessimista e mais, ter que inspirar o melhor em cada um. Motivar com palavras, com respeito, honestidade e com soluções.
Investir em marketing, vestir a camisa e sair pelas ruas e redes sociais para atrair clientes.
A experiência de solucionar problemas, quando uma entrega demora mais que o previsto e de suportar a pressão quando acusarem você de prometer e não cumprir, mesmo sabendo que não prometeu, mas informou os trâmites normais.
Às vezes entrar no cheque especial, para pagar despesas que só serão cobertas depois, quando o cliente pagar e a comissão chegar.
Acordar às 3 da manhã pensamento na proposta, numa conversa ou num plano para fechar o mês com metas batidas.
Ir ao cliente acreditando que seu negócio é mais que o dinheiro, é servir e atender.
Guardar tudo isso na alma e quando estiver tudo encaixado, transformar a vaidade em humildade, o ego em companheirismo e dedicar-se ainda mais.