Tomada de decisão assertiva pelo gestor das instituições

Tomada de decisão assertiva pelo gestor das instituições

As constantes mudanças nos dias atuais e as incertezas num mundo em ebulição, com reviravoltas políticas, econômicas e em diversas outras áreas, somando-se a isso a enorme quantidade de dados e informações que nos é disponibilizada, formam um imenso desafio para todo gestor: tomar as decisão corretas.

Num plano empresarial, onde a velocidade das mudanças, por vezes, é muito maior e a assertividade das escolhas muito mais requerida, a correta iniciativa e a perspicácia dos agentes diretores da organização carecem de agilidade nas tomadas de decisão, tendo em vista que o fator “tempo” é de primordial importância para resoluções conscientes e assertivas.

Para auxiliar nessa agilidade, o uso de Inteligência Artificial (IA) para analisar um número maior de dados, reconhecer padrões e diminuir o número de falhas advindas de erro humano, vem avançando grandemente à medida que a tecnologia evolui, tanto em software como em hardware, facilitando o uso das informações pelo decisor. Além do mais, as ferramentas de IA vão “aprendendo” com o tempo, passando a filtrar as informações mais relevantes.

Outro ponto importante a ser destacado é a necessidade de sincronia entre as diversas plataformas utilizadas atualmente. Considerando que as organizações são compostas de vários setores e cada setor normalmente utiliza uma ferramenta (software) específica da sua área, é mister que aja uma forma de sincronizar os dados e informações, para que seja possível ao tomador de decisão olhar de diversos ângulos as fraquezas e pontos fortes da instituição.

Ressalta-se, também, a necessidade das empresas em armazenar os dados gerados pela organização. Uma forma seria utilizando “datalakes”, onde cada setor (financeiro, marketing, recursos humanos, etc) possuiria um “datamart”, o qual seria o repositório dos dados e informações desta área. A parte de extração, tratamento e carregamento desdes dados é feita com o uso de ferramentas de “Business Intelligence” (BI), sendo o Power BI, da Microsoft, uma das mais utilizadas. Essas ferramentas possuem a capacidade de apresentar os dados e informações em painéis, chamados “Dashboards”, propiciando ao gestor a possibilidade de realizar uma tomada de decisão assertiva e consciente.

Desta forma, podemos concluir que o mundo atual impõe aos decisores a necessidade de agilidade nas tomadas de decisão, pois a rapidez nas mudanças tornam uma escolha obsoleta em pouco tempo, sendo mister que utilizemos ferramentas informatizadas e inteligência artificial para sincronizar plataformas, armazenar e analisar grande volume de dados, reconhecer padrões, extrair, tratar, carregar e apresentar as informações para que o gestor realize as escolhas mais assertivas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Otávio Cardoso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos