Tons de Vozes
Foto: Freepick

Tons de Vozes

Olá caros gestores.

A voz faz parte da nossa identidade. O tom de voz comunica o tipo de relação que duas ou mais pessoas têm ou podem vir a ter.

Ele nem sempre é o mesmo, podendo variar tanto de pessoa para pessoa, quanto de situação para situação.

 No fim das contas, a maneira como você se comunica define quem você é. É bem provável, que você já tenha passado por momentos, em que foi preciso escolher o tom de voz a ser utilizado.

 A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas.

É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos, associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.

Sempre há aquele indivíduo que transmite o seu humor só pelo “bom dia”, não é mesmo? Psicólogos têm constatado que é possível identificar traços importantes, como passividade, liderança e sociabilidade, somente pela voz.

 Por exemplo: vozes vibrantes são associadas a pessoas com alta capacidade de persuasão, enquanto as agudas indicam indivíduos mais frágeis.

Quem ocupa posições de liderança tem na comunicação um mecanismo que pode funcionar como uma base de apoio ou como a ruína da sua autoridade. 

 Um líder precisa  desenvolver a assertividade nas suas falas, o que inclui saber escolher as palavras certas, ter objetividade e clareza e, é claro, usar um tom de voz adequado.

Como as relações com a equipe são mais próximas e informais que as reuniões de trabalho, por exemplo, o tom de voz também pode ser mais descontraído. Nesse caso, cabem algumas brincadeiras, bom humor e naturalidade, sempre com respeito e parcimônia.

Pois é, além disso tudo, o tom de voz também é a forma como as pessoas costumam discernir quando alguém está bravo ou fazendo alguma imposição, ou quando apenas está sugerindo algo. Um tom amigável, com certeza, torna as conversas mais produtivas, e a mensagem, muito mais fácil de ser compreendida.

Dessa forma, você melhora não só a sua apresentação pessoal, mas também a maneira como cria vínculos com as outras pessoas. Um tom de voz bem colocado pode, por exemplo, fazer toda a diferença entre uma conversa educada e um insulto." Clube da Fala "


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos