TOP 5 NOTÍCIAS DA SEMANA
Na Newsletter desta semana separamos 5 top notícias que foram destaques. Esperamos que aproveitem. Boa leitura
COMO A WEB3 ESTÁ MOLDANDO O FUTURO DAS COMPRAS
Vogue Business:
Realidades mistas, inteligência artificial, blockchain e recomendações mais inteligentes - bem-vindo à próxima era das compras online.
Agora, à medida que entramos na era do Web3, a próxima grande transição na forma como fazemos compras está em curso. Semelhante às duas primeiras fases da internet e do comércio eletrônico, ela traz novos padrões culturais e técnicos.
Em termos gerais, o Web3 inclui realidades 'misturadas' e combinadas, tecnologia baseada em blockchain, descentralização, novas plataformas e modelos de negócios e novas métricas de sucesso. Também significa dores de crescimento, à medida que novas tecnologias perturbam modelos de negócios anteriormente estáveis. O ano passado foi especialmente complicado para os incumbentes, mas isso não significa que a promessa original - que as pessoas quererão comprar algo fora de uma loja física - esteja fracassando. Está apenas mudando novamente, e rápido.
"Como alguém que fez parte da construção da primeira onda de experiências de comércio eletrônico no início dos anos 2000, ainda vejo a venda digital como mágica", diz Carol Hilsum, que esteve na Net-a-Porter em 2010 até ingressar na concorrente Farfetch em 2017. (Ela saiu da Farfetch no final de 2023 antes que a empresa fosse vendida para a Coupang.) Ainda há potencial comercial e inovador, diz ela. "Permanece uma área em crescimento dentro da estratégia comercial e empresarial, e continuamos a ver isso se expandir e escalar."
"Há uma mudança significativa acontecendo. Se o desktop era sobre pesquisa e conveniência, e o celular é sobre experiências incorporadas e imersivas, o próximo passo é ser totalmente imersivo", diz Rob Garf, VP e gerente geral de varejo da Salesforce. "Após a pandemia, as pessoas esperam conveniência e fazer negócios com marcas nas quais confiam, e o foco estava em remover o atrito. Isso agora é a base."
Embora os formatos sejam novos, os princípios básicos do comércio ainda se aplicam. E de muitas maneiras, essa evolução do Web3 está voltando ao básico; inteligência artificial e experiências imersivas criam uma experiência mais tangível, semelhante à humana, que imita as interações pessoais em lojas, e as lojas ainda são o método preferido predominante de compras. Em vez de rolar grades estéreis de 'corredor sem fim', a próxima fase da internet espera unir o melhor dos dois mundos
Matéria na integra: https://lnkd.in/gZRXxQmr
POR QUE A MODA ESTÁ SE APRESSANDO PARA CRIAR CAPTURAS 3D DE SEUS PRODUTOS
The Business of Fashion:
As marcas estão usando-as para tarefas de design, em seu marketing, em seus sites de comércio eletrônico e em experiências de realidade aumentada, como prova virtual, com mais aplicações ainda surgindo.
A moda está abraçando uma nova dimensão. As marcas agora podem criar rapidamente e rotineiramente capturas 3D ultra detalhadas de seus produtos para usar em tarefas de design, em seu marketing, em seus sites de comércio eletrônico e em experiências de realidade aumentada, como prova virtual, com mais aplicações ainda surgindo. Não faz muito tempo, isso exigia grandes estruturas de fotogrametria montadas com uma série de câmeras e luzes que permitiam fotografar um objeto de todos os ângulos. Hoje, eles podem produzir esses gêmeos 3D com apenas um iPhone, uma caixa iluminada para servir como um mini estúdio, um laptop e software de fornecedores como a Adobe. "O que torna isso emocionante é que basicamente você pode criar o ativo 3D uma vez e derivar qualquer tipo de conteúdo dele", disse Franz Tschimben, co-fundador e CEO da Covision Media, que constrói scanners 3D mais poderosos usados por marcas como a ZARA SA e a Adidas.
A necessidade de imagens 3D está crescendo à medida que a moda se expande para mais espaços virtuais. Para que as marcas coloquem versões de seus produtos em videogames ou criem conteúdo imersivo para headsets de realidade mista, como o Apple Vision Pro, pode ser necessário modelos 3D que os desenvolvedores possam usar. No ano passado, a LVMH anunciou uma expansão de sua parceria com a Epic Games, fabricante do jogo Fortnite, como parte de um esforço para criar experiências virtuais para suas marcas e gêmeos digitais de seus produtos.
Os compradores podem já estar vendo partes desses modelos 3D regularmente. Embora a fotografia de produtos antiquada ainda domine na moda, algumas fotos em 2D que os consumidores encontram online podem ser tiradas de capturas 3D. A Covision disse que seu trabalho aparece no site de comércio eletrônico da Adidas como fotos de produtos para sapatos, como o Terrex Free Hiker 2.0 da marca. "Definitivamente é o que vemos impulsionando muito o uso 3D", disse Michael Tchao, que faz parte da equipe de fluxo de trabalho profissional da Apple, que testa e aprimora os produtos da empresa de acordo com as necessidades dos clientes e desenvolvedores.
Ele chamou isso de "o grande negócio secreto do 3D". A Apple e a Adobe destacaram esse uso e outros em um evento em Nova York na semana passada para mostrar suas tecnologias 3D para a indústria da moda. Como parte da apresentação, membros da equipe 3D da Coach demonstraram como eles fazem ativos 3D de produtos, como a bem-sucedida Tabby Bag da marca, tirando várias fotos com smartphones - idealmente pelo menos 70, mas menos podem funcionar - do item dentro de uma caixa iluminada, transferindo as fotos para um laptop e usando software que as monta em uma imagem 3D.
Matéria na integra: https://lnkd.in/gZRXxQmr
O INVESTIMENTO DE $7 MILHÕES DA ESTÉE LAUDER SINALIZA O FUTURO DA BELEZA
Jing Daily
Estée Lauder levanta $7 milhões para a KIKI World, a xydrobe revela uma experiência de VR na Harrods, e a Cartier lança um teste de AR com a Snap Inc..
É uma semana de investimentos para as estrelas em ascensão do Web3, com a novata em beleza movida a tecnologia Kiki World e a pioneira da moda vintage Mntge garantindo acordos com titãs do setor. Enquanto 2023 viu um boom nas plataformas de jogos, poderia 2024 ser o ano em que a realidade virtual alcança o sucesso mainstream?
🏝 Kiki World levanta $7M de investimento do fundo de capital da Estée Lauder A KIKI World levantou uma rodada de financiamento de $7 milhões liderada pela New Incubation Ventures, braço de investimento e incubação inicial da The Estée Lauder Companies, e pelo capital de risco da startup Web3 a16z crypto. Outros investidores na Kiki World incluem o fundador da 9dcc, GMoney, as comunidades digitais RedDao e OrangeDao, Double Down, 2Punks Capital e Advancit.
Recomendados pelo LinkedIn
A Kiki World está mudando a maneira como as empresas se conectam e se comunicam com suas comunidades, colocando os consumidores no centro por meio da co-criação.
🏟 xydrobe revela cinema de realidade virtual em Harrods Xydrobe, a experiência de VR multi-sensorial, lançará seu novo cinema 4D de última geração na Harrods no próximo mês. O destino sediará uma série de experiências imersivas de várias marcas de luxo mensalmente. A experiência pode receber até 20 visitantes por vez. Os participantes assistirão usando headsets enquanto são expostos a múltiplas sensações, incluindo vento, mudanças de temperatura, som surround imersivo e aromas. Mais cedo nesta semana, a empresa foi anunciada como uma das 18 finalistas na disputa pelo Prêmio de Inovação do LVMH. Os finalistas serão inscritos no programa de aceleração de negócios da LVMH, um trampolim que fornece a cada empresa acesso à rede de especialistas do setor da LVMH.
🗻 Cartier leva seu anel Trinity para o mundo virtual A Cartier está comemorando o centenário de seu emblemático anel Trinity com um toque digital. A marca apresentou sua mais recente experiência em parceria com a Snap Inc., permitindo que qualquer pessoa experimente o anel via tecnologia de lente de AR da Snap. O anel virtual é projetado para se mover livremente com a mão do usuário e refletir a luz como faria no mundo real. Frequentemente considerada o beau idéal da joalheria fina, a Cartier está modernizando seu patrimônio incorporando soluções tecnológicas na moda.
Mas a tecnologia alimentada por AR continua sendo um elemento negligenciado, ofuscado pelo hype da IA e pelo boom das plataformas de jogos. Este ano, à medida que o surrealismo, as imagens CGI e o hiper-realismo ganham espaço no marketing de luxo fora de casa, é a vez da Snap brilhar com sua abordagem multidimensional da experiência do usuário.
Matéria na integra: https://lnkd.in/gfgbDs4z
COSMÉTICOS VÃO PARA O DIGITAL: DENTRO DA REVOLUÇÃO DE BELEZA DA WEB3 DA CHINA
Jing Daily
O dinâmico mercado de beleza da China está passando por uma transformação digital à medida que os consumidores se familiarizam com as tecnologias conectadas ao Web3. Quem está impulsionando a inovação?
No final do mês passado, a consultora Antoaneta Becker recebeu uma caixa de produtos de beleza de uma amiga que trabalha com relações públicas. Mas dentro não havia os típicos cosméticos.
Em vez disso, o pacote continha um batom conectado à Near Field Communication (NFC) que, quando escaneado, conectava seu usuário a um mini-programa exclusivo do WeChat. No canal, os proprietários podem acompanhar o desenvolvimento do produto, navegar por edições limitadas, fazer upload de seu próprio conteúdo digital personalizado e até mesmo gravar mensagens de voz personalizadas. "Foi como um momento de caixa cega chinesa. Eu queria descobrir o mistério por dentro", diz Becker ao Jing Daily.
O batom era da YiZhiJi, da Totemist, um laboratório de tecnologia franco-chinês especializado em produtos de beleza infundidos pelo Web3. Fundada em 2021 por Laurent Taisne, ex-executivo de alto escalão da L'Oréal, o batom com NFC é o produto de estreia da marca. "Na Totemist, estamos mesclando o melhor de um batom, como design, durabilidade e capacidade de recarga, com a tecnologia Web3 para dar o poder aos usuários de transformar seus objetos em únicos, personalizados por eles mesmos", diz Taisne ao Jing Daily. "Queremos criar objetos significativos."
Ecossistema florescente, o corante labial também é o primeiro do tipo a chegar ao cenário de beleza. Embora seja pioneira no crescente espaço de beleza Web3, a Totemist não está sozinha - a marca se junta a uma crescente leva de inovadores focados em tecnologia que estão sacudindo a indústria global de beleza.
O reino da beleza Web3 está crescendo rapidamente no Ocidente, com empresas como a startup focada na comunidade Kiki World (que levantou $7 milhões em uma rodada de financiamento no início deste mês) e a agência criativa Cult, os cérebros por trás da Semana da Beleza do Metaverso, liderando a carga. "O aumento das startups sinaliza uma mudança transformadora para um novo ecossistema de beleza", diz Daisy Haywood, gerente de marca criativa da Cult. "Essa mudança significa uma transição para um espaço de beleza mais transparente e inclusivo, oferecendo oportunidades emocionantes para marcas, criadores e consumidores". Conseguirão os tradicionalistas acompanhar?
Matéria na integra: https://lnkd.in/gfgbDs4z
STORY3 INVESTE NA PLATAFORMA DE E-COMMERCE DE LUXO SAKS.COM
A STORY3 Capital Partners anunciou um novo investimento significativo nos destinos de e-commerce de luxo Saks.com. Peter Comisar, fundador e sócio-gerente da STORY3 Capital Partners e ex-sócio da Goldman Sachs, comentou sobre o financiamento na Saks, afirmando que acredita estarem nos estágios iniciais de um crescimento global poderoso e penetração para marcas de luxo. O investimento fornece liquidez para o próximo ciclo de crescimento da Saks, incluindo suporte para suas parcerias de curadoria de produtos com as principais marcas de luxo do mundo. Samir Shah, parceiro da Story3, acrescentou que a Saks tem um potencial de crescimento exponencial, especialmente com o uso de inteligência artificial, personalização e monetização de grupos resultantes.
MERCADO DE ATIVOS TOKENIZADOS PODE CHEGAR A US$ 16 TRILHÕES EM BLOCKCHAINS PÚBLICAS
Instituições financeiras, gestores de ativos e bancos estão correndo para trazer ativos financeiros para a blockchain em um mercado estimado em crescer para US$ 16 trilhões em valor. As empresas de finanças tradicionais estão se aquecendo para a ideia de tokenizar ativos financeiros em blockchains públicas. Segundo Markus Infanger, vice-presidente sênior da RippleX, as empresas de finanças tradicionais finalmente estão trazendo ativos financeiros para a blockchain conforme buscam resolver pontos problemáticos em várias cadeias de valor. Infanger enfatiza que essas conversas avançadas com várias instituições financeiras estão explorando projetos de tokenização para emitir ativos no XRP Ledger. Um exemplo tangível disso foi a parceria do HSBC com a empresa de tecnologia Metaco, de propriedade da Ripple, para permitir que investidores institucionais detenham títulos tokenizados em sua nova plataforma de custódia em novembro de 2023. Esses desenvolvimentos ampliam o apelo da Ripple para apostadores de finanças tradicionais e descentralizadas, oferecendo uma proposta de valor de infraestrutura de ativos digitais holística, combinando várias soluções que fazem uso do XRPL. Embora a Ripple seja amplamente vista como "uma empresa de pagamentos em primeiro lugar", fornecendo uma solução de pagamento baseada em blockchain para resolver fricções econômicas e financeiras, os recentes desenvolvimentos estão ampliando seu apelo tanto para os apostadores do TradFi quanto para os da DeFi. "Temos um braço de custódia, um braço de pagamentos e nossas contribuições para o XRP Ledger. A combinação é uma proposta de valor de infraestrutura de ativos digitais holística para finanças tradicionais e desenvolvedores que desejam resolver problemas da DeFi", explicou Infanger. A Ripple ainda não confirmou quando lançará sua stablecoin ou como ela se chamará, assim como o token baseado no XRPL e no Ethereum.
Matéria na integra: https://lnkd.in/gZD_JxVw
Esperamos que tenham gostado da leitura. Até a próxima newsletter.
Fonte: Metaverse Fashion Council