TOUCHDOWN – AS 7 LIÇÕES DO FUTEBOL AMERICANO PARA A VIDA
O futebol americano virou, nos últimos anos, uma febre por todo país e vem ganhando cada vez mais fãs por todo território nacional. A facilidade de acesso a comunicação, o boom de redes sociais e a internet vêm reduzindo distâncias cada dia mais, e redes de televisão também estão contribuindo para que este esporte esteja presente no dia a dia do brasileiro.
Confesso que não era muito presente para a modalidade esportiva em tela, mas com as notícias cada vez mais em voga, e vendo personalidades de diversos ramos trazendo inúmeras contribuições com as mais fantásticas metáforas, acabei procurando entender um pouco mais do esporte e trazer minhas analogias para você.
1 TOUCHDOWN
Equivalente ao gol do nosso futebol, o TouchDown é a meta do jogo. O time de ataque é responsável por atingir a meta, enquanto o time de defesa se porta como todos os obstáculos que todos enfrentamos no caminho até o nosso objetivo.
Ter meta é fundamental para o sucesso em qualquer campo da vida. Napoleon Hill já afirmava que se alguém quiser chegar a algum lugar na vida, é imperativo saber que lugar é esse. A notícia não tão boa neste caso é que nenhum caminho é livre de dificuldades e desafios. Mas com estratégia e pessoas certas para nos ajudar, conseguimos chegar nos objetivos com maior assertividade.
Um detalhe importante, que diferencia o futebol americano do nosso futebol é o fato de que para fazer o gol é necessário que o jogador atravesse a linha com a bola. É impossível jogar a bola para frente em busca do gol sem que o jogador, você no caso, esteja cem por cento envolvido com a jogada.
2 NINGUÉM CHEGA A LUGAR NENHUM SOZINHO
Para obter sucesso na busca pelo Touchdown é necessário um time com funções bem definidas. Existe um time de ataque, que conta com 11 atletas, cada qual com sua função específica, e todos envolvidos no mesmo objetivo final.
Em nossa jornada de vida e profissional também vamos precisar contar com parceiros e apoiadores para que seja possível atingir nossas metas. Família, amigos, educadores, colegas de trabalho, gestores e sempre que possível, mentores. São essas pessoas que serão responsáveis por todo suporte, desde o “Kick-off”, o pontapé inicial, passando pelas pessoas que nos ajudarão a romper os obstáculos, as pessoas que nos darão os passes perfeitos para que a gente consiga avançar e os treinadores, responsáveis por nos ajudar a traçar estratégias e nos posicionar melhor no campo de jogo.
3 UM PASSO DE CADA VEZ
Um grande erro que as pessoas cometem quando querem atingir algo é querer atingir logo. A pressa por conquistas que parece ser imposta em um mudo onde o excesso de comparação virtual mais assola que impulsiona a pessoa acaba por fazer com que as pessoas não tenham consistência em seus resultados e desistam de suas buscas.
No futebol americano a ideia é ganhar território, avançar 10 jardas ou mais em quatro tentativas. Se uma equipe consegue o feito ela consegue outras chances e mais chances até que consiga o Touchdown. O mesmo acontece com nossas jornadas atrás de nossos objetivos. Precisamos avançar um pouco de cada vez com as chances que nos são dadas diariamente. Todo dia você tem a oportunidade de aprender mais, de produzir mais, de corrigir mais erros e assim ir avançando.
Pode ser que se consiga em uma jogada de mestre encurtar os espaços, com agilidade, precisão de quem lança a bola, velocidade para fazer a leitura do campo e do jogo, mas via de regra, o jogo é estratégico ao extremo e os avanços são paulatinos.
Recomendados pelo LinkedIn
4 SÓ APANHA QUEM ESTÁ COM A BOLA
Ouvi essa metáfora de uma pessoa chamada Rabino Dudu. E faz total sentido. Se você está com a bola, com a jogada em suas mãos, as adversidades virão para te bater, te impedir, bloquear seus caminhos. Por isso ser antifrágil é extremamente importante, mais do que ser resiliente.
Saber driblas os adversários / adversidades, aprender a apanhar e mesmo assim prosseguir ou pouco mais no campo das suas conquistas é que faz um campeão no esporte, na vida e na jornada.
Lembre-se de sempre se lembrar de nunca se esquecer: quanto mais você está apanhando, mais certeza é de que está no caminho certo.
5 O PONTO EXTRA
No jogo, quando um time consegue o objetivo de marcar um Touchdown, ele passa a ter o direito de tentar um ponto extra, um chute no Y. Devemos muito aprender com essa regra do jogo, pois a maior parte das pessoas tendem a se acomodar após atingir algum objetivo, alguma meta.
É preciso aproveitar bem quando a maré está na alta e ir um pouco além. É preciso ir atrás do sétimo ponto. Uma pessoa que vive na zona de satisfação nunca tem a força de vontade necessária para mudar de nível. E a diferença no jogo da vida, assim como no esporte, pode ser de apenas um valiosíssimo ponto.
6 RECUAR FAZ PARTE DA ESTRATÉGIA
Durante as jogadas de ataque, o time pode lançar a bola para frente apenas uma vez, enquanto os passes para trás são permitidos quantas vezes forem necessários. Isso faz com que a assertividade da jogada para frente seja maior, mais perto da precisão, não da perfeição (como gostam os perfeccionistas).
Recuar faz parte da estratégia! É aquele famoso passo para trás para impulsionar o corpo em direção ao objetivo. Recuar te permite ser mais estratégico, cirúrgico nas ações seguintes. O importante é fazer deste recuo um meio de se chegar mais distante.
7 SUPER BOWL
Por último o evento final. A grande festa! É preciso comemorar em grande estilo as nossas conquistas. Isso faz parte de um elevado senso de merecimento que todos nós precisamos aprender a desenvolver.
Independente do tamanho da meta, da dificuldade de se atingir o objetivo e dos obstáculos que precisamos transpor, celebre suas conquistas, acostume-se com a vitória e aprenda a ser gigante em todas as etapas de sua jornada.
💎 Mentor & Master Trainer彡Ajudo Pessoas e Organizações a gerir sonhos e projetos na transformação em realizações. Potencializar, Habilitar e Impulsionar habilidades, talentos e competências para geração de resultados
2 aPoderosas metáforas! 🖖