Três Percepções Simples de Empresas Vencedoras Na Visão de Jim Collins

Três Percepções Simples de Empresas Vencedoras Na Visão de Jim Collins

Jim Collins é pesquisador, professor e consultor em liderança empresarial. É bacharel em ciências matemáticas e doutor pela Stanford University of Colorado e pela Peter F. Drucker Graduate School of Management da Claremont Graduate University.

Com mais de 25 anos de pesquisa na área comportamental de grandes empresas com a Coca Cola, a Intel, a General Eletric e a Merck, já escreveu diversos livros que juntos venderam 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Entre eles: "Como as Gigantes Caem".

Além de seu trabalho no setor comercial, Jim tem paixão por aprender e ensinar nos setores sociais, incluindo educação, saúde, governo, organizações religiosas, empreendedorismos sociais e organizações sem fins lucrativos.

Em seu livro intitulado Empresas Feitas para Vencer em 2001, Jim cita três percepções simples que empresas vencedoras conseguem compreender tão logo se articulam para pôr em prática. Vejamos abaixo:

Primeiro: Comece com "quem" e não com "o quê"!

Para Jim, é mais provável que pessoas decididas e aptas para discernir o que realmente querem e esperam do ambiente em que está inserida ou se inserindo, tenham mais facilidade de absorver e se alinhar com os objetivos da empresa, mesmo que esses venham a ser alterados ao longo do percurso, do que pessoas que simplesmente se deixam levar por boatos de prospecção, afim de obter algum lucro.

Segundo: "Pessoas certas não precisam de motivação e gerenciamento"!

Pessoas decididas e que discernem bem suas escolhas, por si só, são motivadas e estimuladas. Seu progresso e suas ações são gerenciados por si mesmo numa busca constante pelo objetivo que discerniram na sua escolha de permanecer ali. Por este motivo, elas estão comprometidas em produzir o melhor resultado e protagonizar a criação de algo que visualiza como grandioso.

Terceiro: "Não adianta saber a direção certa, se você se acompanha das pessoas erradas"!

Jim diz que: "Uma grande visão sem grandes pessoas é irrelevante".

Segundo Jim, no momento em que você precisa controlar rigidamente uma pessoa, é porque você errou em algum momento da escolha e da contratação. Pessoas certas não precisam ser excessivamente monitoradas ou gerenciadas. Orientadas, sinalizadas e conduzidas sim, mas não rigidamente controladas.

Um grande líder precisa saber escolher bem os protagonistas da sua história. Ou seja, aqueles que impulsionarão os seus esforços e os resultados da sua companhia.


Notas: Conteudo baseado na leitura do livro Empresas Feitas Para Vencer: Por que algumas empresas alcançam a excelência e outras não.
Jim Collins - Alta Books - Rio de janeio - 2018

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jonathas Souza

  • Você é um profissional Talentoso, Competente ou Jogador?

    Você é um profissional Talentoso, Competente ou Jogador?

    Existem pessoas que carregam uma aptidão nata para o aprendizado, são pessoas que extraem de suas experiências lições…

  • Exército de Um Homem Só

    Exército de Um Homem Só

    Você já ouviu falar ou já leu em algum jornal, revista ou em algum artigo na internet sobre algum exército de apenas um…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos